Apesar de novo cronograma, ViaMobilidade segue atrasada na devolução de trens à CPTM

Até setembro, 13 trens foram devolvidos dos 22 previstos, mas concessionária acredita que irá cumprir prazo até o final do 1º trimestre de 2025
Série 7500 devolvido para a CPTM (Jean Carlos)
Série 7500 devolvido para a CPTM (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, realizou um replanejamento do cronograma de devolução de trens cedidos para a CPTM.

O site teve acesso ao novo cronograma que foi refeito em fevereiro de 2024. Segundo o contrato de concessão, a concessionária deveria ter devolvido todas as composições até o dia 30 de abril, o que não ocorreu.

Apesar do novo cronograma ser mais flexível, a ViaMobilidade não realizou a devolução das composições dentro do novo acordo estabelecido junto ao governo.

Trens da série 8500 na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)
Trens da série 8500 na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)

A concessionária já realizou a devolução de 13 trens, sendo eles:

Apesar do aumento do número de trens devolvidos, o novo cronograma não está sendo efetivamente seguido. Até o mês de setembro, a concessionária previa devolver pelo menos 22 trens.

Cronograma de devolução de trens (SPI)
Cronograma de devolução de trens (SPI)

A proposta era de que a partir de maio fossem devolvidos pelo menos três composições por mês, seguindo um cronograma semelhante ao antigo proposto dentro do contrato de concessão.

O atraso na devolução dos trens pode ser justificado por diversos fatores. A necessidade de realização de revisões de maior complexidade (Nível F), indisponibilidade de frota para operação e o comissionamento de novos trens da Série 8900.

Composição da Série 8900 (Jean Carlos)
Composição da Série 8900 (Jean Carlos)

A devolução dos novos trens afeta a operação da CPTM, que precisa manter em operação os trens da Série 2000, composições que deverão ser desativadas após a devolução dos trens nas linhas da estatal.

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O site questionou a concessionária a respeito do processo de devolução. Abaixo segue o posicionamento da ViaMobilidade às nossas perguntas feitas:

1 – Existe algum motivo para o novo atraso na devolução dos trens?

“Os trens precisam passar por auditorias para a devida devolução, esse processo tem consumido mais tempo do que o esperado.”

2 – A ViaMobilidade cumprirá o estabelecido com a devolução de todos os trens até o final do 1º trimestre/25?

“Ainda acreditamos que será possível cumprir o prazo.”

3 – Quais as tratativas estão sendo realizadas junto ao poder concedente quanto a devolução?

“Estamos seguindo o rito contratual junto ao poder concedente, realizando as auditorias e os termos de devolução para cada trem.”

O cronograma de devolução de trens deverá vencer em janeiro de 2025. Para cumprir a meta, a ViaMobilidade precisará devolver entre cinco e seis trens por mês para a CPTM, o que equivale a mais de um trem por semana.

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6 comments
  1. isso é uma grande piada, ainda mais quando se olha atualmente a disponibilidade de trens da via mobilidade atualmente, 5 trens 7000 deles completamente depenados , os 6 trens da série 5000 encostados e agora um trem frota A torrado , só aí já são 12 trens encostados, com toda a certeza via mobilidade vai alegar indisponibilidade de frota para segurar mais trens pra ela , uma vez que após a devolução de todos os trens, ela vai ter um buraco de pelo menos 10 a 12 trens na frota., uma coisa engraçada é que neste relatório não apareceu o H556 que a via mobilidade depenou completamente, ninguém fala absolutamente NADA sobre ele, no final o governo mais uma vez vai passar um pano pra esse lixo de empresa dnv.

    1. Pois é, apesar de eu ter visto sim uma melhora na operação nos últimos meses o descaso com a manutenção e preservação dos trens é absurda, diversos vagões continuam sem ar condicionado, extremamente encardidos e com diversos itens depredados como portas entre vagões, estofado dos bancos, felizmente nenhuma porta inoperante até aonde pude averiguar, mas o cuidado com a frota continua péssimo

  2. Não vai conseguir cumprir a meta, obviamente. De todos os trens que faltam pra serem devolvidos, apenas o Q024, Q012 e Q144 estão parados para a devolução. Todos os de mais ainda estão em operação nas linhas 8/9: Q004, Q016, Q020, Q036, Q040, Q060, Q072, Q076, Q080, Q104, Q108, Q120 (C43) e Q152. A ViaMobilidade não vai conseguir encostar todos esses trens e deixá-los zerados pra devolução em tão pouco tempo, visto que, após encostar um trem, a empresa está levando cerca de 2 meses pra conseguir devolvê-lo à CPTM.

    Os trens Q088 e Q140 estão imobilizados devido a acidentes.
    O trem Q116 passa por RF no momento.
    Os trens R512 e R528 estão rodando na extensão da linha 8.

    A devolução está muito lenta.

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