Após 15 anos de operação, trens das séries 7000 e 7500 passarão por Revisão Geral

CPTM também realizará a revitalização dos trens que foram devolvidos pela ViaMobilidade. A “RG” é a intervenção de maior complexidade na vida útil de um trem, restaurando-o ao “padrão de fábrica”
Série 7000 vai passar por revisão geral (Jean Carlos)
Série 7000 vai passar por revisão geral (Jean Carlos)

A CPTM lançou nesta semana um novo edital de serviços de manutenção para os trens das série 7000 e 7500. O site analisou o edital e traz a seguir alguns pontos importantes.

Segundo o documento, dentro do escopo estão também previstos a Revisão Geral de alguns trens e um processo de “revitalização”.

O processo de manutenção deverá englobar 27 composições, sendo 19 trens da Série 7000 e 8 trens da Série 7500. Todos os trens em questão estão retornando da ViaMobilidade após passar pelo processo de revisão Nivel F.

Série 7500 (Jean Carlos)
Série 7500 (Jean Carlos)

Escopo

O contrato está dividido em quatro eventos. Sendo eles:

  • A – Manutenção corretiva e preventiva (27 trens)
  • A1 – Revisão G (13 trens)
  • B – Reparo de itens vandalizados e acidentes
  • C – Revitalização da Série 7000 e 7500 (14 trens)

O Evento A se refere às manutenções de rotina dos trens. Elas deverão contemplar intervenções preventivas, corretivas, além de serviços auxiliares como limpeza técnica e controle de pragas.

A CPTM estabelece como indicadores mínimos para a qualidade da manutenção um índice de falha (MKBF) superior a  uma ocorrência a cada 10 mil km (Falhas nível C de maior recorrência), disponibilidade de 93% e 88% (pico e vale) e tempo médio de reparo de 90 minutos.

Indicadores de desempenho da manutenção (CPTM)
Indicadores de desempenho da manutenção (CPTM)

O Evento A1 se refere a Revisão Geral de 13 trens. Ainda não estão definidas quais composições deverão passar pelo processo de revisão que envolve a desmontagem completa do trem e sua remontagem, visando atingir os níveis de qualidade e confiabilidade da fábrica.

A RG é realizada quando o trem atinge 2,4 milhões de quilômetros percorridos. A tolerância para sua realização é de 75 mil quilometros para mais ou para menos.

O Evento B se refere ao reparo de itens vandalizados ou acidentes. Muitas das ocorrências a eventos não previstos no controle normal de manutenção, sendo causados por postura irregular de passageiro, acidentes ou eventos climáticos extremos.

O Evento C tem como objetivo a realização de revitalização estética dos trens e ações pontuais na qualidade e conforto dos trens. O evento não é previsto em manuais de manutenção, tratando-se de ação para melhoria das composições e atualização de comunicação visual.

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Dentre os itens que passarão por revitalização estão:

  • Assentos dos passageiros
  • Revestimento interno
  • Visores e para-brisa
  • Janelas
  • Para-sol
  • Caixa externa
  • Máscara
  • Para-choque
  • Console de condução
  • Bancos da cabine
  • Portas
Escopo da revitalização (CPTM)
Escopo da revitalização (CPTM)

Custos e Prazo

A licitação em questão não teve seu orçamento divulgado. A CPTM revelou apenas o custo percentual das intervenções previstas nos quatro eventos, sendo elas:

  • Evento A – Custo de 38,4% do contrato
  • Evento A1 – Custo de 46,3% do contrato
  • Evento B – Custo de 11,4% do contrato
  • Evento C – Custo de 3,8% do contrato
Orçamento do contrato (CPTM)
Orçamento do contrato (CPTM)

O contrato possui prazo de 30 meses (dois anos e seis meses). O mesmo poderá ser prorrogado até o limite de 60 meses por meio de termo aditivo. O cronograma do contrato prevê a execução dos eventos da seguinte forma:

  • Evento A – Meses 1 ao 30
  • Evento A1 – Meses 9 ao 28
  • Evento C – Meses 1 ao 30
  • Evento C – Meses 5 ao 20
Cronograma do contrato (CPTM)
Cronograma do contrato (CPTM)

Rescisão antecipada

Em virtude da concessão das linhas 11, 12 e 13 para à iniciativa privada, o contrato de manutenção pode ser rompido de forma antecipada. O contrato exige que a CPTM informe a empresa responsável em até 180 dias para que haja tempo hábil para sua desmobilização.

O contrato de manutenção poderá ser sub-rogado, ou seja, assumido pela concessionária privada mediante acordo entre as partes.

Composição da Série 7500 (Jean Carlos)
Composição da Série 7500 (Jean Carlos)

Cabe citar que o evento de Revisão Geral dos trens deve ser finalizado posteriormente ao período de transição entre CPTM e a concessionária das linhas 11, 12 e 13, sendo este um risco relacionado ao cumprimento das atividades de manutenção pesada da frota.

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3 comments
  1. Ou seja a visibilidade destruiu e agr a cptm tem q recuperar antes de dar de graça pra concessionária, o nível de apadrinhamento nesse estado tá absurdo, é mto fácil ser empresário assim

  2. contrato estranho e contraditório

    se a viamobilidade já fez a RF em todos os trens devolvidos como descrito no texto, então não deveria fazer a RG agora. ou seja, a viamobilidade não fez a RF ou fez com pendência. ou deveria ter feito a RG e devolveu para a CPTM sem a RG. deveria os trens q precisam de RG ser passado para a futura concessionária fazer.

    os trens foram devolvidos em estado deplorável que ficam mais de um mês nas oficinas da CPTM fazendo reparos. ou seja, a CPTM está arrumando o trem para entregar para a terceirizada. a terceirizada tem prazo para fazer RG dentro do período de concessão. outra RG só daqui a 15 anos. é mais um custo altíssimo que o estado através da CPTM tem

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