Após 24 anos de serviços prestados a Série 2000, primeira frota de novos trens da CPTM, deverá ser desativada e leiloada como sucata nos próximos dias.
Os trens foram construídos entre 1997 e 2000, iniciando suas operações no serviço Expresso Leste. O projeto foi uma construção conjunta entre as empresas CAF, Alstom, Bombardier e Adtranz.
Ao todo foram construídos 15 trens. Atualmente apenas 9 composições encontram-se em operação na Linha 12-Safira.
Desativação
Os trens da Série 2000, apesar de não terem atingido o total de sua vida útil, encontram-se em estado de obsolescência em relação a outros trens
Com o retorno de trens mais modernos da Série 7000 e 7500, cedidos em caráter de empréstimo para a ViaMobilidade, a CPTM deverá realizar a baixa patrimonial das composições.
Atualmente o contrato de manutenção das composições é mantido pelo Consórcio TMTTrens 2000. Este serviço deverá ser encerrado no dia 28 de setembro.
As composições remanescentes deverão ficar sob os cuidados da CPTM. Segundo informações da estatal os trens deverão ser totalmente desativados ainda em 2024
“O processo de baixa operacional e patrimonial da frota de trens da série 2000 será realizado até dezembro. A CPTM fará a manutenção dos trens remanescentes durante o processo de baixa patrimonial.”
Leilão
Os seis trens da Série 2000 que já estão imobilizados deverão ser oficialmente remetidos a leilão. Ao todo serão disponibilizados 44 carros em lote único e quatro carros em lotes individuais.
O lote com 44 carros é composto pelas composições K058, K004, K020, K054 e K044, além de quatro carros da composição K024. Este lote, com valor inicial de R$ 1,9 milhões, deverá ser destinado principalmente à indústria de metal e sucata.
Os carros 2021, C021, C022 e 2022 deverão ser leiloados em lotes individuais com valor inicial de R$ 43,8 mil. A ideia é possibilitar a venda dos trens para interessados que tenham como objetivo um uso diferenciado como preservação, por exemplo.
A sessão pública do leilão deverá ser realizada no dia 10 de outubro. Os trens deverão ser cortados ou retirados do pátio de Engenheiro Manoel Feio dentro de 220 dias.
Tarcisio acabando com os trens.
Passagem a 5 reais e subsidio altissimo. Enquanto isso, trens desativados antes da hora.
O dinheiro ta sendo muito mal usado.
A gente nao precisa ter carroças velhas operando como em Santiago do Chile ou Cidade do Mexico, porem baixar trens com 24 anos de uso é muito precoce.
O Metrô reformou trens bem mais velhos (o que não foi uma boa, pois era melhor ter comprado trens novos).
E agora a CPTM vai jogar fora trens (relativamente modernos e com AC inclusive) que poderiam rodar por mais 10 anos tranquilamente.
Não adianta reclamar aqui, a CPTM porcamente vai desativar os 2000, vou aproveitar pra me despedir deles nos próximos dias e eu acho isso um crime, pois faz alguns dias que eu andei em um deles num dia quente e o ar refrigerado estava muito bom, são trens confortáveis e silenciosos, estive na inauguração do Expresso Leste em maio de 2000!
Como foi uma frota que revolucionou os transporte ferroviário na Zona Leste, a CPTM poderia fazer uma viagem de despedida com o último deles e na Linha 11, onde eles estrearam, peçam isso à empresa como fizeram com o 1100, pois esse foi um grande marco dos trens modernos na CPTM!
Esse papo de “obsolescência” é ridículo, nem quem nasceu ontem acredita.
Quem não se lembra daqueles velhos trens espanhóis nos anos 90? Comprados de segunda mão e já bem rodados, operaram ainda por décadas na CPTM até bem recentemente.
E agora resolvem baixar e sucatear os trens da serie 2000, modernos e ainda na meia-vida?
Não há justificativa. Isso é caso pra investigação!
o 2000 nem caf nem alston quer fazer peça de reposição para ele e outra coisa quando chove muito ele vaza água para dentro pelo ar condicionado
Não sei porque as pessoas ficam tão perplexas com uma simples máquina saindo de operação após ter cumprido sua função. Não pagamos poucos impostos no Brasil e ao menos em sua cidade mais rica devemos ter um transporte digno…