A tuneladora Cora Coralina, que escava os túneis da extensão da Linha 2-Verde, concluiu a primeira etapa nesta quinta-feira, 29 de fevereiro. Foram 92 dias entre a partida e chegada na estação Vila Formosa.
A média de avanço diário, de 7,2 metros, acabou sendo baixa em virtude da parada do equipamento por cerca de três semanas em dezembro, quando o Consórcio CML2 montou o último módulo da tatuzão e concedeu férias aos funcionários durante o final do ano.
Apesar disso, houve picos de quase 30 metros escavados em apenas um dia, mostrando que os trabalhos poderão ganhar mais ritmo nas próximas etapas.
Durante a cerimônia de chegada da tuneladora, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) revelou que a previsão é a máquina fabricada pela empresa chinesa CREG atinja a estação Anália Franco em junho.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Nas próximas semanas, o shield será arrastado até o novo emboque e passará por manutenção de rotina.
Conclusão da primeira etapa em meados de 2025
Se não surgirem imprevistos, é razoável esperar que a tuneladora conclua a primeira etapa com quatro estações até o segundo trimestre de 2025 ou antes, caso o consórcio consiga acelerar as escavações.
O tatuzão será desmontado no VSE Falchi Gianini, onde está sendo escavado o túnel até a estação Vila Prudente no método NATM.
De lá, a máquina será transportada até a Vala Penha, que fica a cerca de 160 metros ao norte da estação Penha. A segunda etapa passará ainda pelas estações Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel antes de terminar no Complexo Rapadura.
Se for acionado novamente no segundo semestre de 2025, o tatuzão poderia encerrar a segunda etapa por volta do final de 2026 já que a extensão de túneis é menor – são cerca de 2,6 km contra quase 4 km da primeira perna.
O governo trabalha com a meta de entregar a primeira fase extensão da Linha 2-Verde em 2026 e a segunda, em 2027.
A estaçao Analia Franco é a principal estaçao dessa primeira fase de escavações.Sera uma estação muito importante em SP
show. vai integrar a região. Logo sera o ramal mais lotado de todos.
Quando começa os trabalhos da Penha até Dutra? Lembro do governador falar que já tinha autorizado os trabalhos.
PS: O governador não deve conhecer nada de GRU, pois ontem ao mencionar a chegada da tuneladora a estaçao, ele mencionou que a linha 2 verde iria até Bonsucesso…
É porque ele é carioca e não conhece o projeto.
É nessa hora que se vê que, independentemente de governos, que vão e vem, e de ser dinheiro oriundo de iniciativa privada, pública ou mista, é necessário manter o foco e incentivar o investimento nas pautas de transportes.
Imagine o que não poderia significar ter sempre tatuzões sendo usados nas grandes cidades para perfurar túneis. Apenas 3 meses e um progresso notável. A linha 6 registra metas de velocidade também muito satisfatórias.
Basta um bom planejamento orçamentário de gastos anual e um sequenciamento de ações no sentido de manter de forma permanente esses projetos de linhas caminhando. Tomara que nos próximos anos, nas linhas futuras e na extensão das existentes possamos testemunhar os tatuzões trabalhando e as obras civis das estações sendo realizadas com constância e continuidade. Cabe ao cidadão fiscalizar e cobrar o poder público.
Pelo menos uma boa noticia em termos de METRO, espero que consigam acelerar esta linha e terminar antes do previsto!! esta extensao tem enorme importancia para chegar ate a PENHA e desafogar um pouco da linha vermelha! que venha a extensao ate GUARULHOS!