A tuneladora Cora Coralina avançou 127,5 metros em sua primeira surtida desde que partiu do Complexo Rapadura em 27 de novembro. Segundo a Engibrás, uma das empresas que formam o Consórcio CML2, o tatuzão da Linha 2-Verde fez sua primeira pausa programada recentemente.
O motivo, segundo a Engibrás, é a montagem do quinto e último módulo do “backup”, estrutura que fica após a couraça, o conjunto em forma de cilindro onde está a roda de corte. A retomada das escavações deve ocorrer em breve.
A informação, divulgada nas redes sociais da construtora, não traz qualquer data que sirva de referência, mas entende-se que a parada ocorreu há mais tempo já que há mais de duas semanas, o tatuzão já havia avançado 120 metros.
Ou seja, desde então teria ocorrido um pequeno avanço de 7,5 metros, o que representa cerca de metade da média diária esperada pelo Metrô.
A primeira parada de fato da tuneladora ocorrerá na estação Vila Formosa, que está distante aproximadamente 650 metros do Complexo Rapadura. Em um cálculo simples, o tatuzão deverá levar pelo menos 35 dias para construir os túneis do trecho, o que presume a chegada ocorrendo em algum dia de fevereiro.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A expansão da Linha 2-Verde até Penha compreende oito estações e deve ser entregue em duas etapas, em 2026 e 2027.
Por que cavam um túnel cilíndrico se o que vai ser usado é uma meia lua?