Não houve muito tempo entre o final da cerimônia de entrega do primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô na sexta-feira, 26, e o início do processo de envio da composição ao Brasil.
O trem da BYD SkyRail começou a ser desmontado já no sábado, 28, em processo acompanhado pelos técnicos do Metrô que estão na cidade de Guag’an, na China.
Como mostram imagens e vídeos compartilhados pela companhia, a composição N01 foi retirada da via de teste e teve os cinco carros separados. Em seguida, cada vagão foi colocado numa plataforma rodante que possui uma viga metálica para prendê-lo.
Um dos cinco carros do trem BYD SkyRail, da Linha 17-Ouro, sendo desmontado para envio da China para o Brasil. Previsão é de chegada em julho. #metrosp #linha17ouro #byd pic.twitter.com/FLDChiEjNM
— MetrôCPTM (@metroecptm) April 29, 2024
De lá as cinco unidades seguiram para um galpão na fábrica da BYD para serem embalados e terem partes sensíveis protegidas para a longa viagem.
Dois trens em 2024, 12 em 2025
O próximo passo será colocar os carros em carretas que os transportarão até o Porto de Xangai, na China, uma longa viagem de cerca de 1.700 km.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Após ser acomodado, o primeiro trem de monotrilho embarcará em um navio rumo ao Porto de Santos, onde deve chegar em julho.
O cronograma estabelecido entre o Metrô e a BYD prevê a entrega de dois trens neste ano e os 12 restantes durante 2025. O ramal deverá iniciar operação no primeiro semestre de 2026.