O Metrô voltou a oferecer os ‘naming rights’ da Estação Clínicas, na Linha 2-Verde. por meio de uma licitação lançada nesta quinta-feira, 12.
O edital de licitação que prevê a concessão dos direitos de nome parcial será disponibilizado nos sites do governo, quando então se saberá a data do leilão.
O processo, no entanto, é conhecido: a melhor proposta será a de maior valor ofertado mensalmente e o contrato terá duração de 5 anos, mas que poderá ser renovado por até 20 anos.
A marca escolhida será estampada nas sinalizações das estações e trens e também citada em avisos sonoros. A vencedora terá de arcar com os custos de produção e instalação das novas peças de comunicação visual.
O Metrô aceita qualquer tipo de nome, desde que não ligados a bebidas alcoólicas, produtos fumígenos, instituições religiosas e político-partidárias, empresas de apostas, entre outros.
DSM venceu primeira licitação, mas foi multada
Os naming rights de Clínicas foram oferecidos em junho de 2022, com o leilão realizado no mês seguinte. Na ocasião, três concorrentes participaram mas nenhum deles foi aprovado.
Em nova tentativa em agosto, a DSM fez uma oferta de R$ 122.300 mensais e saiu-se vencedora. Conhecida por ter levado os naming rights das estações Saúde, Penha e Carrão, a empresa usa o direito para renegociar o uso da marca com terceiros.
No entanto, nenhuma marca foi usada em Clínicas e em novembro de 2023 o Metrô multou e sancionou a DSM a não participar de outras licitações por seis meses.
Embora não o motivo não esteja descrito no aviso da companhia, possivelmente a DSM desistiu de assinar contrato, conforme previsto no item 13.3.1 do edital.
A DSM “cumpriu sua pena” já que participou do leilão da estação Vergueiro, em que perdeu a concorrência.
A estação da Linha 1-Azul passará a se chamar Vergueiro-Sebrae, entidade de apoio a pequena e média empresa.
Tem diversas empresas farmacêuticas, redes de farmácias e planos de saúde e ninguém quer ter seu nome junto ao Hospital das Clínicas?
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