Já são mais de 12 anos de obras na Zona Sul de São Paulo em meio à descrença e críticas, mas finalmente a Linha 17-Ouro tem um “trem para chamar de seu”.
Na manhã deste domingo o que soou como uma “miragem” era real: o primeiro de 14 trens da BYD SkyRail foi entregue no Pátio Água Espraiada, colocando um ponto final em uma espera de muito tempo.
A composição N01 havia chegado ao Brasil no final de junho e ficou várias semanas armazenada em um galpão em Santos à espera do desembaraço aduaneiro.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Neste sábado finalmente um comboio com oito carretas trouxe a unidade à capital. Um vídeo publicado pelo governo do estado mostra um dos cinco carros já dentro do pátio com a lona externa sendo retirada.
Agora começará uma nova fase no projeto, em que a BYD e a construtora Agis irão preparar sistemas e vias para que o monotrilho comece a realizar os primeiros testes no ramal.
Isso deve ocorrer no início de 2025, mas não será surpresa se o inédito trem se movimentar dentro do pátio antes disso.
Uma segunda unidade deverá ser entregue ainda em 2024 e as 12 restantes até outubro do ano que vem. Nessa época é de se esperar que o ramal de monotrilho com oito estações já esteja próximo da conclusão de obras civis e sistemas.
Restarão os testes para comissionamento do modal e a tão esperada inauguração até junho de 2026.
Após tantos problemas, a Linha 17-Ouro deverá finalmente deixar de ser apenas um exemplo de má gestão para assumir um papel importante na mobilidade na capital.
Em 2026 o usuário terá duas opções de ligação por trilhos entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas (e vice versa).
Estação AEROPORTO – GUARULHOS (Linha 13 – Jade) até estação Luz.
Primeira baldeação.
LUZ (Linha 1 – Azul) até estação Santa Cruz.
Segunda baldeação.
SANTA CRUZ (Linha 5 – Lilás) até estação Campo Belo.
Terceira baldeação.
CAMPO BELO (Linha 17 – Ouro) até estação Aeroporto -Congonhas.
A segunda opção, baseado nas estimativas de hoje nos apps de mobilidade, será 15 a 20 minutos mais longa do que a primeira opção de trajeto, porém isso é aceitável caso esteja tendo falhas ou problemas nas linhas Azul ou Lilás.
Estação AEROPORTO – GUARULHOS (Linha 13 – Jade) até estação Luz.
Primeira baldeação.
LUZ (Linha 4 – Amarela ) até estação Pinheiros.
Segunda baldeação.
PINHEIROS (Linha 9 – Esmeralda) até estação Morumbi.
Terceira baldeação.
MORUMBI (Linha 17 – Ouro) até estação Aeroporto -Congonhas.
que em 2025 chegue outro trem da China essa linha 17 esta quinze anos atrasada no mínimo.queria saber como esta o tunel subterraneo do aeroporto de congonhas.
isso ja ta pronto a seculos
primeiro se a pessoa estiver no centro só pegar no Anhangabaú para barra funda que vai sentado na L13
O que passa despercebido para a maioria das pessoas é a demora da liberação do trem no sistema aduaneiro. Em torno de 70 dias, um absurdo. Este é o Brasil, onde tudo é lento, moroso.