Após mais de uma década de obras, Linha 17-Ouro recebe primeiro trem de monotrilho

Composição da BYD SkyRail fabricada na China foi desembarcada no Pátio Água Espraiada neste domingo, 8 de setembro
Primeiro trem da Linha 17-Ouro no Pátio Água Espraiada
Primeiro trem da Linha 17-Ouro no Pátio Água Espraiada

Já são mais de 12 anos de obras na Zona Sul de São Paulo em meio à descrença e críticas, mas finalmente a Linha 17-Ouro tem um “trem para chamar de seu”.

Na manhã deste domingo o que soou como uma “miragem” era real: o primeiro de 14 trens da BYD SkyRail foi entregue no Pátio Água Espraiada, colocando um ponto final em uma espera de muito tempo.

A composição N01 havia chegado ao Brasil no final de junho e ficou várias semanas armazenada em um galpão em Santos à espera do desembaraço aduaneiro.

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Neste sábado finalmente um comboio com oito carretas trouxe a unidade à capital. Um vídeo publicado pelo governo do estado mostra um dos cinco carros já dentro do pátio com a lona externa sendo retirada.

Agora começará uma nova fase no projeto, em que a BYD e a construtora Agis irão preparar sistemas e vias para que o monotrilho comece a realizar os primeiros testes no ramal.

Isso deve ocorrer no início de 2025, mas não será surpresa se o inédito trem se movimentar dentro do pátio antes disso.

Uma segunda unidade deverá ser entregue ainda em 2024 e as 12 restantes até outubro do ano que vem. Nessa época é de se esperar que o ramal de monotrilho com oito estações já esteja próximo da conclusão de obras civis e sistemas.

Restarão os testes para comissionamento do modal e a tão esperada inauguração até junho de 2026.

Após tantos problemas, a Linha 17-Ouro deverá finalmente deixar de ser apenas um exemplo de má gestão para assumir um papel importante na mobilidade na capital.

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5 comments
  1. Em 2026 o usuário terá duas opções de ligação por trilhos entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas (e vice versa).

    Estação AEROPORTO – GUARULHOS (Linha 13 – Jade) até estação Luz.

    Primeira baldeação.

    LUZ (Linha 1 – Azul) até estação Santa Cruz.

    Segunda baldeação.

    SANTA CRUZ (Linha 5 – Lilás) até estação Campo Belo.

    Terceira baldeação.

    CAMPO BELO (Linha 17 – Ouro) até estação Aeroporto -Congonhas.

    A segunda opção, baseado nas estimativas de hoje nos apps de mobilidade, será 15 a 20 minutos mais longa do que a primeira opção de trajeto, porém isso é aceitável caso esteja tendo falhas ou problemas nas linhas Azul ou Lilás.

    Estação AEROPORTO – GUARULHOS (Linha 13 – Jade) até estação Luz.

    Primeira baldeação.

    LUZ (Linha 4 – Amarela ) até estação Pinheiros.

    Segunda baldeação.

    PINHEIROS (Linha 9 – Esmeralda) até estação Morumbi.

    Terceira baldeação.

    MORUMBI (Linha 17 – Ouro) até estação Aeroporto -Congonhas.

  2. que em 2025 chegue outro trem da China essa linha 17 esta quinze anos atrasada no mínimo.queria saber como esta o tunel subterraneo do aeroporto de congonhas.

  3. O que passa despercebido para a maioria das pessoas é a demora da liberação do trem no sistema aduaneiro. Em torno de 70 dias, um absurdo. Este é o Brasil, onde tudo é lento, moroso.

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