A tão aguardada inauguração das estações Hospital São Paulo, Chácara Klabin e Santa Cruz deve ocorrer ainda em setembro, afirmou a Secretaria dos Transportes Metropolitanos à rádio CBN nesta manhã de quinta-feira (20). Sem especificar uma data, o governo do estado disse em nota que “as empresas contratadas estão concluindo os últimos trabalhos” e que a expectativa é que “elas serão entregues neste mês”.
A nova previsão vem após mais uma data informada pelo secretário Clodoaldo Pelissioni não ser cumprida. Durante a abertura da estação AACD-Servidor, ele havia dito que as três estações da Linha 5-Lilás seriam abertas “em 15 a 20 dias”, prazo que venceu nesta quarta-feira.
Como dito anteriormente pelo site, o ritmo de finalização da estação Santa Cruz, a mais atrasada das três, ganhou velocidade nas últimas semanas, denunciando uma pressa que não existia até então. Em poucos dias a praça ao lado do Shopping Metrô Santa Cruz foi limpa e ganhou paisagismo e iluminação além dos totens e sinalização com a logomarca do Metrô (elas serão trocadas pela ViaMobilidade antes de inauguradas).
O site circulou pelas estações Hospital São Paulo e Santa Cruz nesta quarta-feira e, conversando com alguns funcionários, ouviu prazos coerentes com o que diz o governo. Em Hospital São Paulo, por exemplo, um funcionário da ViaMobilidade afirmou que estão finalizando os preparativos para a abertura no dia 28 de setembro, último dia útil do mês. No final da tarde flagramos a estação com as escadas rolantes funcionando como se estivesse operacional. Mais tarde, flagramos um caminhão da ViaMobilidade estacionado num acesso de Santa Cruz (veja galeria)
Já em Santa Cruz, um engenheiro da construtora espanhola Azvi, responsável pelo acabamento da estação e também de Cháraca Klabin, disse ao site que estão trabalhando com a quarta-feira (26) como data-limite para finalizar os trabalhos. Segundo ele, quase tudo já funciona a contento, incluindo as inúmeras escadas rolantes e elevadores. Quem passava ao lados dos tapumes nas plataformas de Santa Cruz e Klabin ouvia o movimento de trabalhadores no que pareciam ser os últimos ajustes para entregar as áreas de interligação de ambas.
Operação mais simples?
Diante dessas informações, tudo leva a crer que o governo deve abrir as três estações possivelmente nos últimos dias de setembro caso não surja nenhum imprevisto. Ou no máximo nos primeiros dias de outubro se não houver segurança e liberação por alguns órgãos como o Corpo de Bombeiros.
Restará então saber que tipo de operação será feita nas novas estações. Parece pouco provável que tenhamos algo semelhante à Klabin que abriu em operação reduzida e com os trens seguindo direto de Moema. Como são três paradas e duas delas conectadas a linhas de metrô é mais sensato que tenhamos um serviço nos moldes do que foi feito em Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, ou seja, os passageiros descerão numa plataforma em AACD e mudarão para a outra plataforma, seguindo viagem até Chácara Klabin num esquema de bate-e-volta. Como limitará a capacidade de transporte durante esse período, esse esquema provavelmente será substituído pelo definitivo, com os trens seguindo de AACD até Klabin por uma via e voltando pela outra. A próxima semana será decisiva para enfim sabermos como e quando a Linha 5 passará a se conectar com outras linhas do Metrô.
Atualizado às 16h00
Ao contrário da nossa suposição nesta manhã os trens passaram a circular com o letreiro Chácara Klabin (veja imagem acima na tela à esquerda), da mesma forma que dias antes da abertura de AACD-Servidor. Segundo o leitor Lucca Nunes (comentários) o trem utilizou a plataforma sentido Klabin, mais uma novidade na operação. Questionamos a ViaMobilidade a respeito e estamos aguardando a resposta.
Veja também: Terceira etapa de expansão da Linha 15 terá uma estação apenas
Vocês tem previsão de quando será inaugurada a estação jardim planalto da linha 15 ? Porque passamos por lá e nunca tem ninguem trabalhando…
E com a inauguração da Jd Planalto as outras estaçoes funcionão em horario comercial
Muita ansiedade… A cada vez que vejo uma postagem de sua página no face a esse respeito, fico em cólicas!! Parabéns pelo trabalho, por nos atualizar de maneira tão completa, tão acertada!!!
Aleluia…glória a Deus nas alturas…não, não é pilhéria, nem sou evangélico e isto aqui não é culto, mas que, se essas estações ficarem prontas e forem entregues e funcionarem…ufa…pelo que demorou, pior que novela mexicana…acho que devemos todos abrir com um “culto ecumênico”…Aleluia…finalmente, a linha 5 do metrô “juntou-se” às demais…aí sim esses (des)governos poderão dizer que o metrõ de Sampa tem uma rede…(há divergências…)…vamos enfim agradecer também ao período eleitoral, porque, se não fossem as eleições, tudo ficaria como está…de-va-gar…não é mesmo????
O derradeiro dia está chegando.
Mais uma semaninha.
Vamos aguardar!!!
Passei hoje na AACD Servidor e nos monitores do trem já consta como destino final a estação Chácara Klabin, e o trem que eu peguei parou na plataforma que vai sentido Chácara Klabin
E voltou de lá mesmo, Lucca?
Descemos e anunciaram que não ia mais prestar serviço, aí ele seguiu direto, não sei se tem algum equipamento de troca de via mais à frente, mas ele seguiu direto sentido Chácara Klabin. Bom o fato é que pelo visto foi a primeira vez que a plataforma 1 foi utilizada, acredito eu que quando inauguraram ele siga direto, pois provavelmente as novas estações funcionem com tarifa por causa das transferências entre as linhas
O AMV mais próximo é entre Sta Cruz e Klabin e após Klabin.
Interessante, então estão indo com o trem até Klabin porque não existe nenhum aparelho de mudança de via (AMV) após AACD. Para isso eles precisaram que o carrossel de trens tenha um número maior para não comprometer o headway. Obrigado!
Estão fazendo os testes de simulação de operação comercial completa até Klabin, utilizando um dos pares de AMV´s no trecho final…são 2 pares, um antes de Klabin e outro após, como na Estação da Luz da linha 4.
Agora só não sei se estão utilizando o AMV antes ou depois. Mas a simulação pode estar abrangendo o teste em ambos.
Inclusive a posição desses AMV´s é que não foi possível abrir Hospital São Paulo junto com AACD.
Bom saber que os trabalhos estão sendo finalizados. Sim, a demora foi bem grande, mas pelo menos teremos mais uma opção de ir para a zona sul sem precisar fazer baldeações com a CPTM.
Pq foi feito um prédio para a estação? É pq tem um totem que vai ter que ser trocado logo depois?
Obrigado
São Paulo consegue às suas próprias custas construir sua malha metroferroviaria.
Ricardo, hoje pela manhã os Bombeiros estavam fazendo a vistoria da estação Santa Cruz.
Conversei com um funcionário da ViaMobilidade na estação AACD e fui informado que a inauguração vai acontecer sexta-feira que vem, dia 28.09.2018.
Att.
Que legal, vamos torcer para não termos nenhum imprevisto até lá então. Valeu!
Fala Ricardo tudo bem? Parabéns pelo trabalho neste site, toda semana dou uma olhada em busca de novidades.
Ontem andei pela primeira vez na linha 5 fui de Moema até Sto Amaro, apesar de não servir muito pra mim pois moro na região do butanta atendida pela linha 4, estava querendo muito conhecer e gostei muito do que vi. Agora torcer pela construção da linha 6 e expansão da linha verde até Guarulhos. Um abraço.