A ViaMobilidade, concessionária das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, entregou nesta quinta-feira (08) a primeira composição da Série 8900 (Alfa) para a operação comercial.
Este é o primeiro de 36 composições que foram adquiridas pela ViaMobilidade da empresa francesa Alstom. A estreia do trem ocorreu na estação João Dias da Linha 9-Esmeralda.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A composição, construída sob a base da série 9000 da CPTM, possui uma série de incrementos como mapas dinâmicos e sistema de sinalização de bordo ATO, que ainda deverá entrar em operação.
Apesar da entrega do primeiro trem, o restante das composições está sofrendo com graves atrasos. A Alstom alega que a cadeia produtiva de equipamentos, afetada pela pandemia e guerra entre Ucrânia e Rússia, afetou o cronograma.
Tal abalo gerou, de forma constatada, o atraso na devolução de composições para a CPTM, o que resulta em multa de R$ 500 mil para a concessionária. Entretanto, por meio de convênio com a estatal, alguns trens continuarão à disposição da ViaMobilidade.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A concessionária agora precisa cobrar da fabricante o envio, com maior celeridade possível, das demais composições, sob risco de ter suas penalidade aumentadas em R$ 1 milhão por mês.
Oito novos trens em 2023
Em entrevista coletiva durante a cerimônia de início de operação do novo trem, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) reconheceu problemas com a Alstom e disse que o governo irá buscar saber por que as composições não foram entregues.
Apesar disso, Tarcísio voltou a prometer mais unidades da Série 8900 em 2023. Segundo ele, onze trens serão entregues em 2023, oito dos quais entrarão em operação até o final do ano.
O governador, que assumiu em janeiro, voltou a defender a concessão para a ViaMobilidade, alegando que as falhas estão diminuindo e que o estado não tem recursos para bancar os investimentos.
Ainda de acordo com ele, a concessionária irá instalar 30 km de trilhos novos e 15 mil dormentes nos dois ramais. Além disso, dos 60 pontos críticos verificados nas linhas, 20 já foram resolvidos e os demais serão sanados até agosto.
Não é novo!!!É uma sucata reformada!!!
Sim, sucata fabricada do zero…
Exatamente. É cada comentário que a gente tem que ler dessas pessoas que demonizam as privatizações como se fossem coisas horríveis.
Eu estive quinta-feira dia 08/06/23 na entrega do primeiro Trem série 8900 e pude constatar que estão trocando os dormentes no trecho entre as estações Presidente Altino e Osasco.
Fui até a estação Mendes-Vila Natal a bordo do 8900 e na volta fiz uma pesquisa com os passageiros perguntando para eles como está a operação, se melhorou e eles disseram que sim, aos domingos e feriados estão ocorrendo grandes operações de melhoria, então com base nestas informações, acredito que em alguns meses e nos próximos anos, a operação das Linhas 8 e 9 melhorarão significativamente.
o dia que 1700 for considerado novo me mato em baixo da ponte
E alguém considerou isso, além de você?
Meu Deus! – “60 pontos críticos verificados nas linhas” – A CCR administra uma bomba! Bom, se eles assinaram, sabiam dos riscos.
São mais velozes ou é mais do mesmo ?
Praticamente a mesma coisa dos trens atuais, sendo bem ágil.