Na última semana a CPTM realizou obras para a retirada de uma escada fixa na estação Luz. Esta escada dava acesso aos sanitários da estação e se localizava na confluência do corredor de integração e de um dos saguões subterrâneos.
O site passou pelo local antes, durante e depois das obras e traz as principais mudanças ocasionadas com a remoção da escada.
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Antes de tudo, é necessário saber que a remoção da escada faz parte da mesma licitação que prevê a implantação de um novo túnel ligando a estação da CPTM com a estação da ViaQuatro.
Antes das obras, passar pelo local em horário de pico era bastante complicado. A transferência entre Metrô e CPTM era bastante saturada e a escada acaba servindo como tampão onde, depois do passageiros cruza-la (indo sentido Linha 4), o fluxo melhorava.
Para quem seguia para a CPTM muitas vezes enfrentava uma marcha a passos lentos, quando o fluxo não ficava paralisado.
Durante as obras, que ocorreram durante um feriado prolongado, o que se via no ar era bastante poeira e barulho. Apesar da urgência em remover a escada, o procedimento causou bastante desconforto em quem passava pelo local.
Após o término das obras a escada foi completamente removida, restando apenas uma pequena “cicatriz” que pode ser vista no chão da estação. A partir deste momento são notáveis as melhorias.
Trafegando pelo ambiente no horário de pico é possível realizar a travessia com maior fluidez. A transferência continua cheia, já que o volume de passageiros pouco mudou, mas a retirada da interferência fez grande diferença.
Isso mostra que, às vezes, pequenas mudanças como a retirada de uma escada, tem impacto significativo na qualidade de vida nas estações. Com a conclusão do novo túnel de transferência o fluxo deve melhorar ainda mais, permitindo com que os passageiros que tenham como origem ou destino a Linha 4-Amarela tenham um deslocamento mais rápido em suas transferências.
E os sanitários que la tinham, foram fechados ou mudaram de local?
Luis, boa tarde!
Os sanitários deverão ser remanejados ao final da obra.
As obras foram muito importante pois o fluxo em horário de pico é grande.
Parabéns a população agradece, amo a linha amarela ❤️
Não vejo a hora do metrô chegar em Guarulhos.
Aí eles enchem de grade depois e atrapalha todo o fluxo de passageiros de novo.
Enquanto a Luz vem recebendo melhorias constantes, o que é maravilhoso, a outra Estação histórica, Júlio Prestes, está jogada as traças, estive lá algumas emanas atrás é a situação é triste, sensação de tudo largado. Passa-me a impressão de que a ideia é “vamos deixar tudo largado,e depois alegar que estação não tem condições de receber trens e não precisamos ir até lá”.
Aliás a manutenção da estação também cabe a ViaMobilidade? Se sim, estamos ferrados.
Então Felipe…
…o problema da estação júlio prestes é que ela é tombada, o que dificulta qualquer interferência em sua estrutura.
Se eles tirassem a ” base de catracas” que existem neste mesmo corretor, que não servem para nada, também ajudaria o fluxo.
Já retiraram essas bases de catracas no túnel de transferência no trecho da CPTM
Falta ainda retirar as catracas que ainda funcionam e atrasam o fluxo no trecho do Metrô (Linha 1-Azul)
Aí os caras resolvem arrancar a escada…. pra melhorar o fluxo…. ok…. mas e se precisar do banheiro? faz onde? ….. baita descaso!!! ninguém apertado vai esperar o fim da obra para remanejar banheiro …..