As obras da Linha 17-Ouro avançam na implantação de sistemas. Um dos componentes vitais para o funcionamento dos trens são os aparelhos de manobra que começaram a ser instalados na região da Estação Aeroporto de Congonhas.
Localizado a aproximadamente 250 metros da estação do aeroporto, o aparelho de manobra, também conhecido como track-switch, será responsável pela mudança das vias do sistema de monotrilho.
O “rabicho” do ramal de monotrilho ainda era uma das áreas com pouca movimentação de atividades nos últimos meses já que os consórcios contratados estão focando sobretudo no eixo da Avenida Roberto Marinho e no pátio.
O equipamento é composto por vigas metálicas articuladas que são assentadas em trilhos, permitindo assim sua movimentação no sentido normal (frente) e reverso (outra via).
Os pontos de manobra possibilitaram a adoção de diversas estratégias operacionais. No caso da Estação Aeroporto de Congonha, o equipamento é necessário sobretudo para o retorno dos trens para a via no sentido Brooklin Paulista.
O comissionamento do equipamento passa pela etapa de testes elétricos, mecânicos e sua interface com o sistema de sinalização.
Vale lembrar que o sistema de monotrilho da BYD é totalmente autônomo e dispensa a presença do operador. O controle do tráfego será realizado pelo futuro CCO de Água Espraiada que está em fase de implantação.