Área de manobra para levar monotrilho até Congonhas começa a ser montada

Vigas metálicas do track-swith foram instaladas próximas à estação da Linha 17-Ouro. Equipamentos deverão ser comissionados pela equipe da BYD
Novo track switch na Estação Aeroporto de Congonhas (Thiago Nonato)
Novo track switch na Estação Aeroporto de Congonhas (Thiago Nonato)

As obras da Linha 17-Ouro avançam na implantação de sistemas. Um dos componentes vitais para o funcionamento dos trens são os aparelhos de manobra que começaram a ser instalados na região da Estação Aeroporto de Congonhas.

Localizado a aproximadamente 250 metros da estação do aeroporto, o aparelho de manobra, também conhecido como track-switch, será responsável pela mudança das vias do sistema de monotrilho.

O “rabicho” do ramal de monotrilho ainda era uma das áreas com pouca movimentação de atividades nos últimos meses já que os consórcios contratados estão focando sobretudo no eixo da Avenida Roberto Marinho e no pátio.

O equipamento é composto por vigas metálicas articuladas que são assentadas em trilhos, permitindo assim sua movimentação no sentido normal (frente) e reverso (outra via).

Receba notícias quentes sobre mobilidade sobre trilhos em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do MetrôCPTM.

Os pontos de manobra possibilitaram a adoção de diversas estratégias operacionais. No caso da Estação Aeroporto de Congonha, o equipamento é necessário sobretudo para o retorno dos trens para a via no sentido Brooklin Paulista.

O comissionamento do equipamento passa pela etapa de testes elétricos, mecânicos e sua interface com o sistema de sinalização.

Vale lembrar que o sistema de monotrilho da BYD é totalmente autônomo e dispensa a presença do operador. O controle do tráfego será realizado pelo futuro CCO de Água Espraiada que está em fase de implantação.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Post
Novo aparelho de manobra em Barra Funda (Jean Carlos)

ViaMobilidade terá área de manobra para trens na Estação Barra Funda

Related Posts