A passagem de bastão da Linha 16-Violeta, do Metrô para a empresa Acciona, desagradou arquitetos e engenheiros da companhia estatal.
Ao jornal Folha de São Paulo, o presidente da Aeamesp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô), Luís Kolle, lamentou a opção do governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de repassar o projeto à construtora espanhola.
Segundo ele, a Linha 16 foi tirada do Metrô sem qualquer consulta. Kolle afirmou que a companhia tem um corpo técnico que já está há muitos anos trabalhando nessa expansão.
Inovações
De fato, o ramal surgiu de estudos bancados pelo Metrô há cerca de oito anos e revelada em primeira mão por este site. A ideia na época era que a Linha 16 fosse uma alternativa ao trecho leste da Linha 6-Laranja, então com a concessionária Move SP.
Em 2020, a Acciona assumiu a parceria público-privada e para isso formou a concessionária Linha Uni, responsável pela gestão do ramal.
O atual governo tem incentivado que as operadoras privadas expandam as linhas que gerenciam e a Linha Uni já anunciou planos de levar à frente extensões da Linha 6.
Mas em agosto passado, a Acciona decidiu ir além e propor assumir a Linha 16-Violeta, então deixada em segundo plano.
A empresa espanhola, entretanto, apresentou uma manifestação de interesse privado com mudanças importante no projeto conceitual do Metrô.
Trajeto mais curto e convencional
Em vez inovações tecnológicas como um “super tatuzão” capaz de escavar os níveis das plataformas das estações, vias mais inclinadas e uso de elevadores, a Acciona expôs um conceito convencional, com uso das tuneladoras que estão na Linha 6.
O trajeto, que iria de Oscar Freire até Cidade Tiradentes, com 32 km, foi cortado ao meio, chegado até a estação Abel Ferreira. A segunda etapa ficaria em suspense, para ser decidida no futuro.
Dias atrás, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) autorizou a Acciona a aprofundar os estudos da Linha 16 mediante o pagamento de um valor máximo de R$ 42,4 milhões.
Com prazo de quatro meses para serem concluídos, os estudos fornecerão subsídios para a modelagem da licitação de concessão, prevista para ser lançada no segundo semestre.
Não só eles, a população também lamenta! Essa linha teria 4 vias e uma frota de 70 trens, teria uma capacidade incrível pra atender a população, mas sgora, eu fico até ns dúvida se ela vai conseguir chegar até a CT.
Também é uma grande perda pra cidade q poderia contar com uma linha inovadora…
Esse projeto inicial é totalmente utópico, nenhum estado do Brasil teria condições financeiras e know-how para arcar com esse tipo de projeto. Acciona já se mostrou totalmente competente pelo excelente trabalho na L6, melhor iniciar o projeto assim do que ficar mais 20 anos na geladeira.
Amigo, se o Tarcisio mudou este planejamento, acredito que seja pela melhor viabilidade deste novo projeto com esta empresa q esta mostrando ser mais confiável q outras. E não importa se esta linha terá instalações convencionais. O q importa é q saia do papel e a ZL tenha este benefício o mais rápido possível. E quem sabe a expansão até CT tbm seja um projeto futuro.
Esses mesmos arquitetos e engenheiros de “metrô” ficaram calados com o fim da Linha 18.
Portanto, suas lamentações não passam de mero apelo ao protecionismo, onde defendem que apenas a mesma meia dúzia de engenheiros e arquitetos de sempre sejam responsáveis pelos projetos do metrô.
A abertura do mercado do planejamento é inevitável e bem vinda.
Ao invés de se lamentarem o Metrô poderia trabalhar em conjunto com a Acciona para auxiliar no projeto da futura Linha 16, visto que esse comentário tem mais a ver com razões políticas do que propriamente em tirar essa linha do papel.
É mesmo uma pena, porque além do dinheiro gasto no projeto do metrô ter sido em vão, pois o governo vai pagar por outro projeto, a necessidade de haver uma limha de metrô que xhegasse até Cidade Tiradentes vai sendo novamente descartada. Já dizem que o monotrilho da linha prata não vai mais até lá.
Porque não propor o contrário, uma linha de Cidade Tiradentes até a conexão com algima outra linha? Até quando os projetos de mobilidade da periferia ficarão em segundo plano?
Porque se a linha fosse feita a partir da Cidade Tiradentes não iria sair do papel, já que ficaria inviável e não teria retorno suficiente até a linha estiver totalmente completa, no projeto da Acciona, a linha 16 alivia a região central e incentiva o uso dos parques em que ela passa, o que possibilita a ida até a Cidade Tiradentes na próxima fase, também tem que ver se os tatuzões da Linha 2 ou da Linha 6 conseguem serem reutilizados para chegar lá, pois se precisar de um tatuzão novo, aumenta o custo para construir esse trecho. A Linha 15 ainda vai chegar a Cidade Tiradentes, mas na próxima fase.
Algo errado não está certo….
Realmente em uma comparação direita parece perder em relação ao super tatuzão, mas essa nova amarração da construtora precisar construir uma nova linha enquanto ganha a rende de outra que já está operando parece viabilizar o projeto para que dê fôlego financeiro e motive a conclusão para aumentar a rentabilidade.
Óbvio que reutilizar tatuzão que já está em uso, do que encomendar um novo e vender esse atual para outro país encarece a nova construção, podendo a linha uni oferecer o menor custo mantendo o diâmetro padrão.
prefiro uma linha mais limitada mas que fique funcionando dentro de um prazo curto do que os exemplos da linha ouro, extensão para vila Sônia ou expansão do metrô Rio que demorou mais de uma década para além de sair do papel ter uso comercial de passageiros..
Compreendo a tristeza do pessoal que desenvolveu o projeto da L16, porém a Acciona tem se mostrado bem competente na implantação da L6 então logo ela merece receber mais um projeto pra desenvolver e ainda mais em uma linha que será complementar a L6.
” Os arquitetos do metrô tem implantando inovações técnicas” , quais???? cúpulas de vidro inúteis? de cara construção e manutenção? aquela praça inútil na Estação da Luz da linha amarela? Ain mas aproveita luz natural…qualquer hora do dia, que vc passar, estão todas as luzes da estação acesas, um bata desperdício de dinheiro! Um espaço imenso desperdiçado! Falta faz os arquitetos que projetaram a linha azul, com estações discretas como Vila Mariana, Liberdade, entre outras! Parabéns Tarcísio! a população, essa que realmente importa, apoia sua gestão!
Estações discretas, escuras, pequenas, abafadas, barulhentas…
Aí tem…
ou seja essa empresa só quer metrô nos bairros dos bacana, no fundão da ZL que se exploda, esse governo é uma piada, essa linha deveria começar da cidade Tiradentes para o centro e não só contrário
eu.me coloco no lugar da equipe de engenharia do metrô.
mas na realidade é impossível trabalhar de forma ágil em uma estatal.
para contratar uma sondagem que seja, são meses de tramitação e justificativas.
realmente uma pena
A solucao atual é melhor que a solucao anterior. A solucao atual reaproveita os tatuzoes ja em uso (obra mais rapida e mais barata), alem de usar trens maiores e consequentemente de maior capacidade – a solução escolhida pelo metro e copiada de Barcelona usava trens menores justamente pra caber no supertunel.
Sobre cidade tiradentes, isso é decidido independente se qual projeto de construção for adotado
antes vendiam nosso pau-brasil, depois nosso café, e agora nossa infraestrutura e cidade
Enquanto isso o (des)governardor fica botando bonezinho MAGA ao inves de focar em trabalhar em prol do estado de SP.
Esperamos 8 anos e nada, agora que apareceu uma empresa interessada, eles também querem. Aqui na Mooca temos duas universidades grandes, bairro bom para se morar, otimo comercio, sera um otimo investimento Boa Tarcísio mandou bem
O trecho mais carente de transporte metroviário da L16 é justamente o trecho entre Abel Ferreira e Cidade Tiradentes (ainda mais que a L15 ainda não foi para lá) e deveria ser o trecho prioritário (ou pelo menos que tenha no contrato a obrigação de construção deste trecho no edital e não seja apenas contingente (dependendo da boa vontade da concessionária, o que não irá acontecer e não irão construir nunca se for assim). Tenho familiares que moram nesse trecho e estava entusiasmado de enfim ter metrô nas proximidades sem ter que perder muito tempo pegando ônibus até a L2, L3 ou L15…mas ai suprimem justamente o trecho mais carente de metrô…É complicado
Cara, a Acciona está querendo fazer as extensões da Linha 6 que eram contingentes para aproveitar a mão de obra, com certeza que vão fazer a extensão até Cidade Tiradentes, o problema do trecho Abel Ferreira e Cidade Tiradentes precisa da um tatuzão que funcione no terreno de lá e um tatuzão novo leva tempo para chegar no Brasil, o trecho que a Acciona quer fazer dá para reutilizar os tatuzões da linha 6, por isso eles pegaram a linha 16, sem contar que esse trecho se paga rapidamente, o que não acontece com o trecho Abel Ferreira-Cidade Tiradentes por ser uma região de baixa renda.
Mano, se esta linha 6 realmente entrar em funcionamento no final de 2026 ou começo de 2027, então acreditarei muito que a linha 16 saia do papel e na possível expansão até CT em um futuro não muito distante. O Tarcisio é um cara aficionado por obras metro-ferroviárias. Torço pra ele fazer uma boa gestão do dinheiro publico e de melhores parcerias publico-privadas q realmente atendam as demandas de transporte das pessoas de toda São Paulo.
Pois é, onde mais precisa não chega. Lamentável!!!