Assembleia Legislativa aprova contratação de mais de R$ 10 bilhões para projetos sobre trilhos em SP

Deputados estaduais abriram caminho para que governo possa contrair financiamentos para obras das linhas 4-Amarela e 6-Laranja, o lote Alto Tietê e o TIC Eixo Norte
Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela
Projeção da estação Taboão da Serra, da Linha 4-Amarela (PMTS)

A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, 11, o Projeto de Lei 855/2024, que permite ao governo do estado contrair novos empréstimos para vários projetos de mobilidade sobre trilhos.

No caso de linhas metroviárias, foram autorizados financiamentos de R$ 2,2 bilhões para a expansão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra e R$ 2,26 bilhões para a conclusão da Linha 6-Laranja.

Entre as linhas de trens metropolitanos, o governo poderá contratar empréstimos para a modernização e expansão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade dentro da concessão do lote Alto Tietê, que irá a leilão em março de 2025.

Tatuzão Norte chegou à estação Maristela em novembro de 2024
Tatuzão Norte na estação Maristela em novembro de 2024

Também a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, sob responsabilidade da ViaMobilidade, teve o projeto de ampliação e modernização aprovado. Os dois contarão com recursos de R$ 3 bilhões.

Trem Intercidades São Paulo-Campinas

Os deputados estaduais também abriram caminho para que a gestão estadual busque empréstimos no valor de R$ 3,28 bilhões para viabilizar a implantação do Trem Intercidades Eixo Norte (SP-Campinas).

O contrato de concessão foi assinado com a TIC Trens, que também assumirá a Linha 7-Rubi e colocará em operação dois serviços, o Trem Intermetropolitano (Jundiaí-Campinas) e Trem Intercidades.

Com o aval do legislativo, o governo poderá contratar operações junto a instituições e bancos privados nacionais ou internacionais e agências de fomento.

A gestão desses valores está a cargo da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).

Trem da Linha 7 chegando à Jundiaí: TIC Trens vem aí (Jean Carlos)
Linha 7 que será assumida pela TIC Trens (Jean Carlos)

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2 comments
  1. Tenho dificuldades em entender o porquê do Governo do estado de São Paulo ter que fazer empréstimo para ampliação e/ou reforma em linhas de trem e metrô privatizadas. Então o Governo do estado paga a ampliação e depois a privatizada recebe a bilheteria da nova estação? Não seria o caso de usar esse dinheiro nas linhas geridas pelo Metrô e CPTM?

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