A expansão da Linha 5-Lilás até o Jardim Ângela deu mais um passo para se tornar realidade nesta terça-feira, 11, quando a Assembléia Legislativa autorizou o governo a obter um empréstimo de R$ 2,7 bilhões para o projeto.
Com o aval obtido após votação em sessão extraordinária, a gestão estadual poderá negociar o financiamento para a obra. Do total, R$ 1,7 bilhão poderá ser conseguido junto à Caixa Econômica Federal como parte do PAC, o programa de aceleração do crescimento do governo federal.
O restante será viabilizado com instituições de fomento nacionais ou internacionais. O governo do estado havia publicado um projeto de lei solicitando o empréstimo em fevereiro.
A futura extensão da Linha 5-Lilás terá duas estações, Comendador Sant’Anna e Jardim Ângela, mas será mais longa do que o previsto.

Como revelou o MetrôCPTM em primeira mão, o trajeto terá 4,9 km e será subterrâneo em sua maioria. O motivo foi o fim de um convênio com a prefeitura de São Paulo, que pretendia implantar a extensão de uma avenida na região.
O custo da expansão era estimado em R$ 3,4 bilhões mas o valor pode mudar com as alterações no projeto. O governo espera dar início às obras no segundo trimestre e inaugurar o trecho em 2029.
A responsabilidade pela expansão será da ViaMobilidade, concessionária que opera o ramal.