Atrasou de novo: CPTM adia sistema CBTC para 2028 nas linhas 10 e 11

Sistemas de sinalização, telecomunicações e energia tiveram prazos postergados de 2026 para 2028. Concessão das linhas 11, 12 e 13 poderá interferir no cronograma de implantação
Sistema de sinalização e energia foram adiados (Jean Carlos)
Sistema de sinalização e energia foram adiados (Jean Carlos)

A implantação de sistemas de sinalização e telecomunicações foi adiada novamente para as linhas 10-Turquesa e 11-Coral. Em novo balanço, a CPTM cita que o sistema CBTC foi adiado para 2028.

O relatório da estatal cita que o contrato para implantação do sistema CBTC foi adiado para o primeiro semestre de 2028. Neste sentido, a Linha 10-Turquesa seria priorizada enquanto a Linha 11-Coral, a maior da rede em carregamento, seria deixada em segundo plano.

O prazo até então noticiado pela estatal era de finalização do sistema em 2026. No ano de 2024 estão programados os primeiros testes do CBTC na Linha 10-Turquesa.

Sinaleiros ATC (descobertos) e CBTC (cobertos) em processo de instalação na Linha 10 (Jean Carlos)

A implantação do sistema ATO também foi impactada. A CPTM deverá implantar este modelo de sinalização na Linha 12-Safira e 9-Esmeralda, uma das pendências técnicas a cargo do governo.

Em apresentação realizada há praticamente um ano, a previsão é que o sistema ATO fosse entregue até o 2023 para a Linha 9-Esmeralda e até 2025 para a Linha 12-Safira. Os prazos foram postergados para o primeiro semestre de 2026.

O mesmo ocorre com o sistema de energia de tração. A previsão original é de que as linhas 10, 11 e 12 tivessem todas as melhorias concluidas até 2026, mas o prazo foi adiado para o primeiro semestre de 2028.

Prazo para entrega de sistemas (CPTM)
Prazo para entrega de sistemas (CPTM)

Conflito com agenda de concessões do governo

O relatório não detalha o avanço em cada uma das linhas, mostrando apenas o cronograma geral das obras. Em alguns trechos são realizadas obras em caráter prioritário, como o sistema de energia nas linhas da Zona Leste e o sistema de sinalização na Linha 10-Turquesa.

O sistema CBTC, hoje usado apenas nas linhas metroviárias de São Paulo, permite menores intervalos e uma operação mais uniforme.

A concessão das linhas 11, 12 e 13 poderá ter forte impacto na viabilidade desses projetos já que, segundo o cronograma proposto pela Secretaria de Parcerias em Investimentos, a nova concessionária já poderia realizar investimentos em um novo sistema de sinalização proposto para o trecho, o ETCS.

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19 comments
    1. ERRADO, padrão Tarcísio, quem libera as verbas para custear a infraestrutura é o Estado. A CPTM como subordinada, apenas obedece ordens e não define nada sem aval do governador ou do secretário dos transportes.

      Se o governador não der prioridade ou mandar adiar, a CPTM tem apenas que acabar.

      1. Renato, o Tarcisio acabou de chegar no governo. O sistema de sinalização está em obras (se eu nao me engano) desde a época do SERRA!! E se não for ele, de qualquer forma, está em obras há ANOS. Tenha vergonha na cara….

      2. O governo do estado investe, a CPTM não entrega.

        É um padrão de incompetência que se repete , não importa a gestão.

        Qualquer real aplicado no Metrô pelo estado, tem resultado positivo.
        Já na CPTM, não tem resultado.

  1. Deixa ver se eu entendi, o governo tem um prazo para ele implantar os sistemas nas linhas privadas. É isso?
    Se vai fazer tudo com dinheiro público para que conceder?
    Algum defensor dessa bizarrice, por favor me responda.

    1. Nobre, a questão pelo menos que entendi no texto.
      Da meio que a entender é de maneira proposital pela gestão Tarcísio (REP/SP), não é de entregar que já foi contratado fazem anos antes de ofertar a iniciativa privada o serviço e informado que retira a sua responsabilidade, mintigando a população paulista a acreditar.
      O ideal não é fazer isso, poderia continuar com as obras custeada pelo Estado e solicitar no contrato outras melhorias que há nas linhas 11 Coral e 10 Turquesa sem dúvidas.
      Aparentemente da meio que a entender setão perdidos em uma política pública importante.

    2. Porque todas as concessões feitas em São Paulo é apenas para a operação na linha, exceto se especificado no contrato de concessão que a operadora é responsável para infraestrutura da linha, mas como contrato público bem feito não existe no Brasil, acabam fazendo gambiarras como essa onde a CPTM não termina as obras que deveria ter terminado antes da concessão mas não repassa para a empresa privada terminar o que começou, o melhor exemplo disso é o contrato de concessão das linhas 8 e 9.

  2. O lead da matéria está incompleto (o que é notório em matérias sobre a CPTM do articulista).

    Faltou dizer quando foram assinados esses contratos e quem são as empresas fornecedoras.

    Isso foi acidental ou deliberado (dada a parcialidade do articulista em tudo o que envolve a CPTM)?

  3. A CPTM sendo CPTM
    A tradicional incompetência técnica continua há décadas
    E depois acham ruim quando falam em concessão

      1. Contratam uma minoria que é excessão a regra
        A maioria lá é de baixíssimo nível técnico e preguiçosos

        1. Num ponto você tem razão: vem uma minoria da CPTM, justamente a minoria da parte de cima que são cargos de indicação.
          O CEO da Viamobilidade foi ex-diretor e participou de boa parte desses contratos que até hoje não foram concluídos. O ex-presidente da CPTM está indo para comporte deixando esses mesmos contratos no limbo.
          Então a solução é a concessão?
          Ou o seu problema é com a categoria ferroviária?

  4. O autor da materia poderia ter colocado sobre desde quando está em obras esse sistema de sinalização e o quanto foi gasto em todo esse tempo nas mãos da CPTM.
    Amo o canal, mas essa parcialidade está ficando feia e desrespeitosa com o leitor, pois faz pensar que a iniciativa privada é vilã e a estatal CPTM é boazinha e inocente…

  5. Sinalização e energia de tração são a pior vergonha da administração pública dos metroviários paulistas. GESP após GESP, ninguém explica e MInistério Público não está nem aí. O mais incrível é que as linhas da CMSP nunca têm estes problemas.

    1. ministério público agora tá focado nas empresas de ônibus, não sabem distinguir bitola de trilho de metrô imagina trem

  6. Em matéria neste site 24/6/24 informou que venda de 32% da SABESP rendeu ao governo do estado R$ 14,8 bilhões e maior parte do montante pode ser empregado nas concessões da expansão das linhas 4-Amarela e 5-Lilás!?
    Esta será mais uma forma malandra de se desviar do patrimônio público para o privado!

    Fica explicado o por que em prejuízo a população e ao patrimônio do Estado os governantes por conta de sua incapacidade administrativa anunciam concessões iniciando pelas linhas mais novas do Metrô 4 e 5, em seguida as mais atrativas da CPTM que não possuem cargueiros, as 8 e 9, e recentemente o retumbante fracasso da linha-7, das concessões perniciosas, não precisa ser muito inteligente para concluir que deixar de incluir a Linha 15-Prata nas concessões das Linhas provenientes do Alto Tietê 11, 12 e 13 foi de uma estupidez incomensurável de falta de expertise é mais um grande prejuízo para o Estado!
    Quem pagará e manterá por estes ~50 contratados conforme informado neste site mais sr.Pedro Moro durante 8 anos de sua construção deste TIC até o início de operação?
    Infelizmente a população está totalmente carente de defensores que nem deputados se apresentam, pois enquanto mais um cambalacho ocorre causando espanto, quando em nome da transparência, aquilo que deveria ser obrigação ética moral da apresentação de documentações rastreáveis e critérios para concessões, planilhas contábeis de limites de distribuição de verbas entre outros assuntos deveriam ser apresentados e debatidos e esclarecidos com a presença no mínimo o atual Secretário dos Transportes Metropolitanos, do TCU-Tribunal de Contas do Estado e MPE-Ministério Público Estadual, que deveriam ser mais atuantes atentos e rigorosos investigando com lupa estas perniciosas licitações inclusive as da região do ABC com concorrências e concessões sendo utilizadas como futuros trampolins políticos comprovadamente lesivas e estão causando enormes prejuízos para a população o Estado e o próximo governador e não se deixar ludibriar por governantes e dirigentes demagógicos em que o discurso é um e a pratica é outra.

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