Audiências para concessão do Metrô deverão ocorrer até o final de 2024, aponta documento

Apresentação disponibilizada por ocasião da concessão das linhas 11, 12 e 13 revela o cronograma do governo pra a concessão das linhas do Metrô. Projeto segue em estudo pela gestão Tarcísio
Concessão do Metrô deverá ter audiência realizada ainda em 2024 (Jean Carlos)
Concessão do Metrô deverá ter audiência realizada ainda em 2024 (Jean Carlos)

O governo Tarcísio de Freitas poderá apresentar ainda em 2024 os planos para a concessão das linhas operadas pelo Metrô de São Paulo. O modelo deverá prever ampliação da rede e a operação de linhas antigas.

As informações constam da apresentação São Paulo Urban Mobility Program que está dentro do dataroom oficial da concessão das linhas 11, 12 e 13.

A apresentação, que pode-se considerar uma propaganda da carteira de projetos do governo, mostra parte dos planos para o Metrô.

A apresentação reforça a proposta de expansão de trechos novos (greenfield) com destaque para as linhas 19-Celeste e 20-Rosa. A primeira está com os projetos básicos em vias de conclusão, sendo a mais cotada como primeira a entrar em eventual certame.

Concessão do Metrô (SPI)
Concessão do Metrô (SPI)

Também são citados projetos de linhas já em operação (brownfield) com destaque para as linhas 2-Verde e 15-Prata, esta última que teve desistência de concessão por parte do Grupo CCR. Não constam informações sobre as linhas 1-Azul, 3-Vermelha e 16-Violeta.

O projeto cita um investimento da ordem de US$ 12 bilhões, 42 novas estações e 61 quilômetros de novas vias. A apresentação ainda destaca a possibilidade de gestão mais eficiente, redução de custos operacionais e exploração de novos modelos de negócio.

Consultas públicas ainda em 2024

O cronograma preliminar indica que as primeiras consultas públicas devem ser realizadas até o final de 2024. Em 2025 o edital deve ser lançado para que no segundo semestre de 2025 seja realizado o leilão.

O projeto de concessão das linhas do Metrô de São Paulo deverá ser mais complexo que o que ocorre nas linhas de trem metropolitano. Não só pela infraestrutura metroviária mas também pelos expressivos números envolvidos na operação e manutenção de trechos existentes, mas na construção de linhas novas com concepção, muitas vezes, inovadora.

Cronograma da concessão do Metrô (SPI)
Cronograma da concessão do Metrô (SPI)

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Interlocutores do governo indicam que o processo de concessão deverá ser fracionado por etapas. Cada pacote de linhas está em diferentes estágios de projeto, mas o favorito é a entrada da Linha 1-Azul (a maior e mais antiga do sistema) juntamente com a Linha 20-Rosa (a maior do plano de expansão e com altíssimo potencial imobiliário).

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4 comments
  1. as consultas publicas são uma ótima oportunidade de apontar o que precisa ser melhorado, depois não adianta reclamar, quanto teve a oportunidade não falou nada

  2. Vai chegar o dia que quando passarmos na catraca do metrô pagaremos R$5 e o governo desembolsará R$30 para as concessionárias. Isso vai gerar uma economia absurda para o Estado. Quem bolou esse plano tem muita visão!!!!!11

    1. Mal posso esperar pra pegar minha viamobilidade por R$8.90 em 2035 e transferir pro metrô pagando adicionais 5 reais, e seguimos expandindo a malha pra pagar mais caro e agregar mais um empresário bonzinho 🤩🤩🤩

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