A Linha 20-Rosa de metrô deverá ter suas audiências públicas realizadas no segundo semestre deste ano, confirmou a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).
A pasta não estipulou datas exatas, mas afirmou ao jornal Diário do Grande ABC que o ramal é “prioritário”, assim como as linhas 19-Celeste e 22-Marrom.
Os três projetos estão sendo desenvolvidos pelo Metrô de São Paulo, ao contrário da Linha 16-Violeta, que foi repassada para a empresa Acciona.
A previsão da SPI faz coro com a declaração do secretário da pasta, Rafael Benini, que em março disse que a consulta pública da Linha 20 deve ser lançada em setembro.

Metrô no ABC já poderia estar em operação com a Linha 18-Bronze
Projeto cujo trecho prioritário vai da região da Lapa até a Avenida Professor Abrãao de Morais, na Zona Sul, a Linha 20 tem sido usada como uma promessa de corrigir o erro do cancelamento da Linha 18-Bronze pelo ex-governador João Doria (hoje sem partido).
Há quase seis anos, Doria decidiu abandonar o projeto de monotrilho já contratado para embarcar numa “aventura” em parceria com a concessionária Metra (Next) que prometia implantar um corredor de ônibus em 18 meses com capacidade similar à Linha 18.

Passado todo esse tempo, o “BRT” ainda está longe de ser concluído e teve a data de abertura adiada mais uma vez, para o segundo semestre de 2026. As “obras” teimam em girar em torno de um ponto de ônibus perto do Paço Municipal de São Bernardo.
Se tivesse seguido com a construção do monotrilho, a linha já poderia ter sido inaugurada desde meados de 2023.
Começa por Santo André ou Santa Marina?
Como o corredor não atrairá a demanda esperada pela Linha 18, a implantação da Linha 20 virou de fato prioridade a ponto do governador Tarcísio de Freitas prometer começar pelo ABC o ramal.

A despeito disso, até aqui todo o processo tem antecipado o trecho tecnicamente mais viável dentro da capital. Não se trata de preferência, mas de bom senso já que o trajeto Santa Marina-Abrãao de Morais terá mais conexões com a rede e demanda maior e mais equilibrada de passageiros.
O governo, inclusive, já decretou as desapropriações desse trecho que incluem o futuro pátio de manutenção ao lado da estação Santa Marina.
Apesar do prazo apertado, a gestão Tarcísio pretende lançar o edital de concessão da Linha 20-Rosa no ano que vem.
Estou muito cético quanto ao traçado do trecho entre a Av. do Cursino e a cidade de Santo André. Não ficarei surpreso se o traçado final vir a passar o mais longe possível de SBC, em função de lobby da Next.
Quanto ao BRT, chega a ser inacreditável o rumo que o andamento e também a divulgação das obras tomou. A falta de transparência da concessionária é tanta que chegou ao ponto de jogar pesado contra a própria Next. Mas se a própria Next não se defende, quem é que vai fazer isso por ela, não é mesmo?
Para quem não sabe (e isso nem vem sendo divulgado), o BRT envolve a construção de um largo trecho de vias novas (novas de verdade, tem gente achando que a obra é só segregação de faixas mas não é não). Pois saibam que a própria Next parece estar tocando esse frente de obra de forma bastante “envergonhada”, sem qualquer divulgação de detalhes, às escuras mesmo. Está fazendo questão de resumir a divulgação da obra àquela faixa segregada próxima ao terminal SBC e ao paço.
O que fornece fortes indícios de que o BRT sofre de um problema adicional que nem é mencionado publicamente: o fato de que a Next, que tem experiência para OPERAR corredor, não tem experiência nenhuma para CONSTRUIR corredor, o que logicamente seria um desastre a conferirmos nos próximos capítulos.