Bom negócio? ViaMobilidade pode ter arrecadado cerca de R$ 300 mil em apenas um dia de viagens ao TheTown

Concessionária afirma que transportou 13 mil passageiros no domingo (03). Viagens são oferecidas por valores entre R$ 15 e R$ 40 por passageiro
Concessionaria teve aumento de receitas com venda dos ingressos expressos (Jean Carlos)
Concessionaria teve aumento de receitas com venda dos ingressos expressos (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, afirma que transportou cerca de 13 mil passageiros no serviço expresso e semi-expresso para o festival de música The Town durante o domingo (3).

O serviço de viagens exclusivo do evento possui tarifas diferenciadas que variam de R$ 15 para a modalidade semi-expressa (que executa paradas em algumas estações) até R$ 40 para os trens expresso que partem de Barueri e fazem parada somente na estação Pinheiros.

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No primeiro dia de operação do evento uma falha de energia causou transtornos e maior tempo de viagem para os passageiros pagantes dos serviços. O site fez uma análise sobre este primeiro dia de operação.

No domingo, já sem falhas, os relatos sobre as viagens de ida ao evento foram mais positivos, com as partidas e tempo de percurso ocorrendo dentro do previsto.

Segundo o site da ViaMobilidade, são disponibilizadas sete viagens expressas e nove no modelo semi-expresso. Ou seja, 16 trens operaram de forma exclusiva para os passageiros que iam ao The Town.

Credenciais para embarque no serviço Semi-Expresso (Jean Carlos)
Credenciais para embarque no serviço Semi-Expresso (Jean Carlos)

A média de passageiros em cada trem foi de 812 passageiros, o que simboliza que houve lotação de bancos de 246% e passageiros transportados em pé. A quantidade de bancos de um trem da Série 8500 é de 330 assentos.

É possível estimar aproximadamente qual foi o lucro da Via Mobilidade com a exploração da venda de passagens.

Para o serviço semi-expresso consideramos:

  • Valor da passagem: R$ 15
  • Quantidade de viagens: 9 viagens
  • Passageiros em média: 812 passageiros
  • 812*15*9 = R$ 109,6 mil

Para o serviço expresso consideramos:

  • Valor da passagem: R$ 40
  • Quantidade de viagens: 7 viagens
  • Passageiros em média 812 passageiros
  • 812*40*7 = R$ 227,3 mil

Portanto, o valor médio aproximado, considerando que a mesma quantidade de passageiros embarcaram nos trens, é de R$ 336,9 mil. A variação de valores é de R$ 520 mil (receita máxima) e R$ 195 mil (receita mínima).

Embarque do serviço Expresso na estação Barueri (Jean Carlos)
Embarque do serviço Expresso na estação Barueri (Jean Carlos)

Financeiramente dizendo, poderíamos dizer que um trem semi-expresso e expresso são muito mais lucrativos do que trens convencionais lotados. Observe a comparação:

Trem Comum

  • Capacidade Máxima: 2024 passageiros (6 pass/m²)
  • Tarifa Pública: R$ 4,40
  • Valor total de um trem lotado: 2024*4,40
  • Receita do trem: R$ 8,9 mil

Semi-Expresso

  • Capacidade média: 812 passageiros
  • Tarifa: R$ 15
  • Valor total do trem: 812*15
  • Receita do trem: R$ 12,1 mil

Expresso

  • Capacidade média: 812 passageiros
  • Tarifa: R$ 40
  • Valor total do trem: 812*40
  • Receita do trem: R$ 32,4 mil

Vale lembrar que a ViaMobilidade não recebe o total da tarifa do transporte (R$ 4,40) e sim um valor por passageiro transportado definido pelo contrato de concessão. Ou seja, a receita real é menor no momento.

Credenciais para embarque no serviço Expresso (Jean Carlos)
Credenciais para embarque no serviço Expresso (Jean Carlos)

Um trem expresso com menos da metade da capacidade vale mais de três vezes a receita de um trem de passageiros lotado. Em termos financeiros, a ViaMobilidade fez um bom negócio ao disponibilizar tal formato de viagens, uma vez que pode auferir maior quantidade de receita e gerar lucro com a operação.

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7 comments
      1. Expresso da Discriminação, esqueceu do trabalhador para priorizar o público do Theo Town, trabalhador sempre sofrendo com a Via Imobilidade que esqueceu que o trabalhador usa diariamente o sistema ferroviário.

  1. E acrescenta o que na vida do usuário comum? principalmente daquele que usa o serviço tradicional..
    As pessoas acham bom como se fossem acionistas da empresa. Piada pronta.

  2. “E os problemas para o passageiro comum?” Perguntam alguns. Simples. Não ligam. Se não ligam em todos os outros dias do ano, pq ligariam no dia do The Town?
    É a concessão cumprindo seu papel, de encher o bolso de pouquíssimos, às custas do sacrifício da esmagadora maioria. O liberal periférico simplesmente ama.

  3. “Vale lembrar que a ViaMobilidade não recebe o total da tarifa do transporte (R$ 4,40) e sim um valor por passageiro transportado definido pelo contrato de concessão”

    recebe um valor fixo por passageiro transportado, e se não atingir o valor de 1,1 milhão de usuário o governo completa o restante. isso é uma clausula contratual. isso dá mais de 100 milhões por mês de remuneração para a concessionária. ou seja, o governo pagou pelo serviço regular que foi renegado no dia do the town, e ela ganhou 300 mil por fora.

    aí fica fácil

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