“Bonde São Paulo”: veja por onde circulará o VLT do centro da capital paulista

Projeto da Prefeitura de São Paulo inclui duas linhas que juntas teriam 12 km e ligariam várias estações do Metrô e CPTM além de terminais de ônibus
“Bonde São Paulo”: projeto de VLT ganha impulso (PMSP)

A notícia revelada pela Prefeitura de São Paulo nesta sexta-feira (1º) sobre a inclusão do projeto “Bonde São Paulo” no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, fez a ideia ganhar um significativo impulso.

A possível liberação de R$ 1,4 bilhão em verbas para tirar do papel o sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) torna o projeto mais próximo da realidade, a despeito de existirem enormes desafios pela frente.

A capital paulista flerta há muito tempo com a ideia de implantar um modal leve sobre trilhos, sobretudo para requalificar e ajudar a recuperar a região central da cidade, há muitos anos degradada.

Mas afinal por onde passará o VLT paulistano?

O projeto da prefeitura prevê um sistema com 12 km de extensão dividido em duas linhas. Os veículos deverão ser semelhantes aos usados pelo VLT do Rio de Janeiro, ou seja, com alimentação elétrica no subsolo e vias integradas com o ambiente.

Trata-se de uma concepção diferente do único VLT em operação no estado, que foi construído pelo governo do estado na Baixada Santista. Lá os veículos possuem alimentação aérea e circulam a maior parte do tempo em canaletas próprias.

Sistema terá cerca de 12 km (PMSP)

As duas linhas terão em comum um pequeno trecho da Avenida São João entre o Largo do Paiçandu e a Avenida Ipiranga.

A primeira linha (vermelha) seguirá pela São João até a Avenida Duque de Caxias, onde fará uma curva à direita no sentido da Estação Júlio Prestes (Linha 8-Diamante). De lá o VLT entrará no Bom Retiro pela Rua José Paulino e contornando o bairro pelas ruas do Areal, Solon, Matarazzo, Mamoré e Prates.

Logo em seguida, o VLT fará sua parada na estação Luz (linhas 11-Coral, 10-Turquesa, 4-Amarela e 1-Azul), tomando o caminho da Avenida Cásper Líbero, passando pela Rua Antônio de Godói até retornar ao Largo da Paiçandu.

Percurso planejado para as duas linhas de VLT (PMSP)

A segunda (azul), tomando o mesmo ponto de partida, virará à esquerda na Avenida Ipiranga, com parada em frente à estação República (linhas 3-Vermelha e 4-Amarela), e contorno à esquerda na Rua da Consolação até a Praça Dom José Gaspar. Dali o VLT acessará os viadutos Nove de Julho e Jacareí e a Rua Maria Paula, próximo ao terminal de ônibus do Praça da Bandeira.

Mais à frente, a linha passará pelo Viaduto Dona Paulina, a Praça João Mendes e então acessará a Rua Anita Garibaldi, ao lado Praça da Sé (linhas 1-Azul e 3-Vermelha), no sentido Zona Leste. O VLT chegará à Avenida Rangel Pestana e o mapa sugere que poderá existir uma nova travessira sobre o Rio Tamanduateí.  Em seguida, a linha percorrerá a Rua da Figueira e as avenidas Mercúrio e Senador Queirós.

O VLT entrará na Avenida Prestes Maria sentido o Vale do Anhangabaú, passando em frente à estação São Bento (Linha 1-Azul e no futuro também a Linha 19-Celeste). Por fim, o veículo pegará o trecho inicial da Avenida São João, voltando a se encontrar com a outra linha.

VLT terá alimentação elétrica no subsolo (PMSP)

Inauguração esperada para 2027

Os planos da prefeitura são de começar as obras em 2024, mas a meta é difícil já que o edital de licitação ainda não está pronto. O governo do prefeito Ricardo Nunes estima o custo em torno de R$ 3,5 bilhões, com três anos de obra. Ou seja, o VLT ficaria pronto por volta de 2027 numa hipotese otimista.

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, a gestão municipal estima que a tarifa do VLT será de R$ 2,20 num cenário atual, algo bastante atrativo pela pequena distância que os usuários terão à disposição.

Será o segundo VLT do estado, que hoje só existe na Baixada Santista (PMSP)

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33 comments
  1. Não tem condições de fazer um projeto desses que não seja integrado com um projeto mais amplo de revitalização do centro… O que vão fazer com os usuários de substâncias e população de rua? Vão estimular comércio e atividades culturais por onde o VLT passar (gastronomia e atraçõesnoturnas)? E a preservação do patrimônio e dos predios históricos e abandonados? E o pior de tudo, parece q não vai mexer muito na área mais degradada de todas, o Parque Dom Pedro e aquele monte de viadutos que matam todo o redor e o deixam intransitável a pé mesmo tendo um monte de atrações próximas.

  2. Jogada de marketing às vésperas da eleição ou foi baseado em estudo sério origem x destino, que leve em conta também a diminuição do leito carroçável dessas vias e o impacto no trânsito da região central durante a execução das obras?

    Ou seja, justifica empenhar tantos recursos nesse projeto pelo retorno que eventualmente trará (se é que trará) ao trânsito da região central, ou é mais uma necessidade de executar uma obra de gestão personalista?

    No papel tudo fica lindo….palavra de arquiteto e urbanista.

  3. Muito interessante, a renovação urbana que o VLT promove é o que São Paulo está precisando, com isso os imóveis próximos são restaurados e modificados (retrofit), e novos empreendimentos surgem ao redor. Espero que o projeto dê certo, é vergonhoso a maior cidade do hemisfério sul ter o centro tão degradado.

  4. Na sequência os homens votaram a usar bigodes e cartolas e monóculos as mulheres vestidos com armação de ferro e também com seus chapéus.
    não vejo a hora de colocarem barcos a vapor pelo rios pinheiros e quem sabe até o Aricanduva.
    quem sabe também não podemos pensar em ressuscitar a iluminação pública a querosene?
    “esse é o futuro que eu quero”

  5. Não deviam ter desativado um transporte deste tipo desde a década de 40, hoje tentam resgatar a inteligência do passado, em fazer um transporte público elétrico com energia limpa.

    1. Pois é, meu senhor !!! Os bos…. dos militares acabaram com os bondes na Cidade de São Paulo em 1968, bem como acabaram com as ferrovias na Zona Norte da Cidade de São Paulo SP e em Guarulhos SP. E agora a direita quer retomar com o que ela mesma acabou, depois de 55 anos ??? Com o objetivo de favorecerem os automóveis ??? Se tivesse deixado aquelas vias, bastava um retrofit ou reforma. Agora refazer do zero, inviável !!!

  6. É óbvio que isso é uma notícia eleitoreira. Esse projeto é inviável, o trânsito dos locais por onde esse trem passaria já é suficientemente caótico.

    1. Igual = a “promessa” da campanha eleitoral de 1996: o fiasco do “Fura Fila”, que só fizeram algumas pilastras num trecho bobo (na Avenida do Estado) !!!

      Dizia o Cazuza (*1958 +1990):
      🎵🎶🎼
      Eu vejo o futuro (2023-2024 Ricardo Nunes)
      Repetir o passado (1996-1997 Paulo Maluf e Celso Pitta)
      Eu vejo um museu
      De grandes novidades

      O TEMPO NÃO PARA
      NÃO PARA NÃO
      NÃO PARA
      🎼🎶🎵

    2. Eleitoreira ou eleiçoeira mesmo !!! Podem ver: em TODA VÉSPERA DE ELEIÇÕES MUNICIPAIS, DESDE 1992, SEMPRE VEM ESSAS PROMESSAS DE OBRAS FARAÔNICAS !!! E desta vez, depois de 32 anos, nada de cairmos novamente nas lábias desses políticos mentirosos, hein !!!

  7. metrô: tem nome de linhas por cores,
    cptm: tem nome de linhas por pedras,
    monotrilho: nome das linhas por metais,
    porque não ter nome das linhas no VLT tbm?
    quais seriam as sugestões!?…

  8. porque não usa o monotrilho/ VLT, de campo grande-ms que está pronto na garagem, desde 2014 (eu acho), aguardando enferrujar… poderíamos ajudar a cidade sul matogrossense, e receber vários veículos prontos, dessa forma economia na obra.

    1. tambm pensei nisso é só pegar o monotrilho de Cuiabá que eles não quiseram e implantar em sp

  9. Eu acho que deveríam dar mais atenção em outras prioridades, problemas que ocorrem na região central de São Paulo. Que está muito carente de projetos sociais e planejamento, mais eficientes em segurança e assistência aos comerciantes e a população, que sempre transitam nos locais. Eu mesma, não tenho mais coragem de andar no centro. Vejo também, que está precisando de uma boa reforma e atualização em geral, nos imóveis, ruas e praças.

  10. esse mapa faltou
    1) chegar no centro a av paulista, a) pela r. consolação ou pela av 9 de julho até o túnel, embaixo do masp
    .
    2) ir até anhembi, já que foi até final da r jose paulino, basta atravessar a marg.tietê, e aproveitar para estender até rodoviária tietê x anhembi x tietê.
    .
    3) extender uma das linhas entre centro e rodoviária tietê e parque juventude (ant.carandiru) assim fazendo sentido em transporte de pax, não apenas rota turística.

  11. Chegando época de eleição começa a aparecer esses projetos….tem que ser muito ingênuo pra acreditar nisso.

  12. Ninguém percebeu nada não o vlt simplesmente acaba com a rede de trolebus do centro e não entra nem Term pq don Pedro nem no bandeira nem princesa Isabel

  13. Maravilha !!! mais uma obra para dar dinheiro para as empreiteiras 💰💰💰 o bonde vai passar pelas cracolândias, acampamentos de sem teto e ladrões de celulares 🤣🤣🤣 pobre paulistano !!!

  14. Eu estive de férias no Rio de Janeiro e apesar da topografia do centro do RJ ser diferente daqui a ideia é ótima. O VLT facilitaria muito a locomoção pelo centro. Existem mais coisas a serem feitas no centro para recuperar a área? Existem mas isso pode sim impulsionar a economia e fazer as pessoas voltarem a ter interesse em andar pelo centro.

  15. Projeto que não resolve em nada o problema de locomoção, aqui em Toronto existe a muito tempo e na minha opinião mais atrapalha o transito do que ajuda, além do mais e um sistema lento e ineficiente. A proposta e linda mas seria melhor pegar esse montante e direcionar para melhorias no que que existe, modernização da linha de trens seria uma boa opção. Mas infelizmente politicos vivem num mundo não real, e perdem a oportunidade de aplicar bem o dinheiro público e ser reconhecido como um verdadeiro gestor. Só relembrando projeto renovação do parque dom Pedro continua no papel.

  16. O pior de tudo isso não é nem a incerteza de que isso vai sair do papel, mas sim a certeza de que, mesmo que não saia, toda a rede de trólebus corre o risco de ser removida até o fim de 2024 para “viabilizar” o projeto.

  17. O maior absurdo pra mim é nesse mapa o vlt ter uma estação no centro do bom retiro chamada de parada Chinatown, é de uma ignorância é racismo gritante de quem deu nome a isso

  18. Acho este projeto bom se for no sentido de melhorar a região, fazer com que na região central tenha menos linhas de ônibus circulando no centro, mas o que a cidade de São Paulo, ou melhor a região metropolitana de São Paulo, precisa mesmo é a expansão da rede de metrôs, trens metropolitanos e monotrilhos. Este projeto mostra que foi um erro a extinção de todas as linhas de bonde em São Paulo.

  19. De pleno acordo torço para que saia do papel o quanto antes iria revitalizar a cidade e trazer brilho e turismo que gera renda e empregos no Río de Janeiro tem e levantou urbanisticamente completamente de acordo devia ser feito o VLT ao invés dos horrendos monotrilhos quem é contrário não tem a menor cultura e não tem nenhum estudo na vida que va adiante

  20. Imagino,que lindo seria com o centro tão depauperado e cheio de Walking Deads como está hoje.

  21. o projeto é interessante e necessário para o hipercentro de sp, até porque precisamos diminuir o trânsito infernal do centro . Porém é preciso levar em consideração a ligação com outros terminais , e também um projeto para as pessoas em situação de rua.

  22. Votem em pessoas com o pé na Covas, cantando “força, foco e fé”, que vai dar certo sim. Esse arremedo de prefeito, que está brincando de recapear a cidade após anos sem fazer o básico, parando a Marginal em horário de pico, quer começar mais um brinquedinho. Qual a relevância de movimento para justificar um VLT pelo bom retiro? Sinceramente!

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