O projeto do BRT-ABC, modal de transporte de média capacidade proposto para substituir a Linha 18-Bronze de monotrilho, teve mudanças no seu projeto básico. Segundo novas informações, as pistas de rolamento vão tomar parte de terrenos por onde circula a Linha 10-Turquesa, da CPTM.
Um convênio firmado entre a prefeitura de São Paulo e a EMTU confirma tais mudanças que, em tese, inclui a cessão da faixa de domínio ferroviária para a construção do corredor de ônibus.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
O projeto funcional previa que o BRT-ABC utilizasse o eixo da Avenida Presidente Wilson, que seria alargada e requalificada. Mas as mudanças no projeto agora preveem que parte das pistas utilize terrenos da ferrovia.
Uma parte desses terrenos estão sob controle da CPTM que poderá ter que remanejar parte de suas estruturas para a passagem do BRT. Isso, no entanto, poderá gerar algum reflexo para a operação da Linha 10-Turquesa.
Outro empecilho que o BRT-ABC poderá causar é um imbróglio com o governo federal. Isso se deve ao fato de que parte dos terrenos utilizados são de domínio da Rede Ferroviária Federal. Neste caso, um convênio entre a prefeitura e a EMTU não teria poder para realizar qualquer intervenção em terrenos da União.
Em última instância, a introdução das vias do corredor de ônibus da Next Mobilidade poderia gerar problemas futuros quanto a implantação do Trem Intercidades e do remanejamentos de vias da Linha 10-Turquesa.
Alterações na faixa de domínio
O projeto da Segregação Sudeste da MRS prevê mudanças importantes na Linha 10-Turquesa. Uma delas é a nova organização da faixa de domínio, que é o território utilizado pelas ferrovias. O convenio assinado entre MRS e CPTM que reorganiza os territórios entre a operadora de carga e a de passageiros não contempla cessões para a Next Mobilidade.
Segregação sudeste na região do Tamanduateí (MRS)
A manobra utilizada pela empresa de ônibus pode ser considerada uma forma de driblar encargos adicionais com a desapropriações de terrenos na Avenida Presidente Wilson. Se por um lado o projeto se torna mais econômico, por outro a avenida ficaria sem receber qualquer tipo de beneficio.
Cabe citar que, mesmo com a proximidade com a ferrovia, o BRT ABC não vai garantir vantagens em termos de mobilidade, uma vez que não há garantias de que o novo modo de transporte tenha isenção na integração tarifária com o sistema metroferroviário. O site produziu uma série de artigos comparando o projeto da Linha 18-Bronze com o corredor de ônibus:
Isso é ridículo, como todo projeto em si. Faltam adjetivos negativos para dizer o quanto me revolta esta eventual obra, tomara que nunca saia do papel. Quem sabe acontece um milagre e seja eleito um governador que não tenha interesses nebulosos por trás.
É impressionante como empresários de ônibus tem poder sobre os governos. Esse projeto é um absurdo assim como o cartão Top.
Estranho como o voto de Gilmar Mendes fez a concessionária NEXT, agir como se fosse a vitoriosa, lembrando que a votação não acabou!?
Com relação ao governador Tarcísio eleito indicado pelo presidente derrotado que recebeu um dos “presentes” da Arábia de ~R$16 milhões por conta da venda de uma refinaria da Petrobras-BA por preço comprovadamente subavaliado que se juntou com a antiga administração não fez absolutamente nada de relevante por São Paulo enquanto foi Ministro dos Transportes, o boicotou de forma despudorada deixando em último lugar dos 27 estados em obras, nem a ligação dos viadutos da Rio Santos na região de São Sebastião fez, lembrando que São Paulo é o 1º possuindo 31,2% da arrecadação nacional e ficou em último nos investimentos, e será um PSDB maquiado com muitas promessas inexequíveis e poucas realizações inclusive com a revitalização e expansão das ferrovias paulistas de cargas e já falou que vai manter o projeto do BRT para a Linha 18-Bronze, mesmo em seu estado de origem que possui o número maior que São Paulo, enquanto isto lá já decidiram que substituíram tudo por VLT, de acordo com o plano da Prefeitura do Rio de Janeiro de expandir o sistema de VLT na cidade.
Por conta de sua obsessão por concessões sem consulta a população, e da baixa demanda da Linha-13 Jade quer estender até Barra Funda mesmo congestionando e sobrepondo em “Y” as saturadas Linhas 11 e 12 que possuem cargueiros, além de querer lançar de forma precipitada um TIC também de baixa demanda até Campinas, para isto quer extinguir a Linha Metropolitana Integradora-710 que atualmente possui a maior demanda superando a linha 11-Coral.
Continua sendo a melhor forma para se minimizar a pandemia que ocorre atualmente nos sistemas públicos de transporte é o de se evitar e eliminar aglomerações e superlotações em múltiplas transferências desnecessárias, e com relação aos usuários, é o de se deslocar da sua origem e destino com um mínimo de transbordos possível com comprovados ganhos de tempo diários, neste caso a manutenção da “Linha Integradora-710” é um exemplo prático disto, pois beneficia a todos e não os usuários destas linhas!?
Para quem tiver curiosidade de ver o mapa atualizado do BRT ABC, segue o link para o projeto atual que a empresa NEXT Mobilidade enviou à Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Dá para notar outras alterações relevantes no traçado, além das citadas pelo autor do artigo:
https://sp-saobernardodocampo-camara.adm.sistemalegislativo.com.br/upload/2023/03/16/2o-tracado-brt-abc-64130d7cb9bcd.pdf
espero que nunca saia do papel este brt abc e uma aberração nem integração tarifária com o metro e cptm terá sem falar que onibus andam a 20km/h com faróis.tudo pra manter o povo algemado a next mobilidade
Eu só espero que a MRS inviabilize isso e não deixe a faixa de domínio ferroviária ser tomada por esse BRT porco e que o próprio não seja implantado, que pelo menos o STF faça alguma coisa que preste na vida e anule TODO o contrato com essa Next Mobilidade e que a tentativa de implantar esse BRT fracasse totalmente! O governador tem que se ligar e trazer de volta o monotrilho da Linha 18-Bronze e se qualquer empresinha de ônibus chiar tem que dizer que essa é a maior preferência do povo e que vai implantar o que o povo quer e EXIGE, pois somente assim para o ABC ter um transporte decente!
Gilmar Mendes foi favorável à Metra/Next. Não vão voltar atrás.
Gilmar Mendes tem gado para cuidar nas fazendas dele …
Gilmar Mendes aprovou? Ele já viu a merleca que querem fazer? E ainda assim aprovou?? Alexandre de Moraes, por favor, em nome do ABC PAULISTA, 1°Polo Industrial deste País, que por gerações foi a mola de SP, DESAPROVE a Next e APROVEM a linha 18 do Metrô no lugar….BRT é retrocesso, NÃO FUNCIONA CARAMBAAA!!! Alguém do STF já andou em um Trólebus de Santo André a Jabaquara ficando 1:30h dentro dele??? Então como aprovar um BRT??? João Doria foi uma DECEPÇÃO!!!
Aprovou sim, tem uma matéria nesse site sobre.
https://www.metrocptm.com.br/gilmar-mendes-vota-a-favor-da-metra-ministro-alexandre-de-moraes-pede-vista-no-stf/
next, empresa mercenário que a cada dia está engolindo mais uma fatia desse bolo e monopolizando o transporte público da grande SP. Não íntegrou nenhuma de suas linhas intermunicipais até hj, pq o faria agora? Cobra as passagens mais caras e paga mal seus funcionários.
como circula no corredor , tem que parar em todos faróis gerando atrasos enormes com filas a perder de vista nos terminais, BRT NAO PODE COMPETIR COM TRENS E METRO
kkkkkkkkkkk Que piada! Que piada esse projeto!!!! Todos sabiam da incapacidade da Av. Presidente Wilson receber tais faixas, mas seguiram adiante e agora vem com essa surpresinha..kkkkkkk O povo paulista merece! Parabéns!!!! Esse será o legado do jestor, com o aval do “técnico”. A faixa de domínio mal cabe as linhas ferroviárias, agora querem enfiar um ônibus lá dentro. olha o tamanho do trecho da estação Tamanduateí até a Av. Guido Aliberti. Não terá nenhum ponto nesse trecho?
Se essa invasão da faixa de domínio do trem não é um ataque das empresas de ônibus ao trem intercidades e as ferrovias em geral, não sei mais o que é.
vamos lembrar da foto do joao doria abraçado que nem amigos intimos com as 2 chefona da familia setti braga ….
não daria pra fazer um abaixo assinado contra esse projeto?
Infelizmente estas coisas não são exibidas na grande mídia, seja em jornais ou TVs abertas e Infelizmente nenhum deputado estadual ou vereador do ABC é São Paulo questionaram isto.
Essa porcaria de BRT só vai piorar o trânsito, uma vez que roubará espaço nas ruas. E pior e que pessoas que jamais andarão nessa porcaria e sequer conhecem o lugar, tem o poder de descisao sobre esse projeto.