A BYD SkyRail participará da 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de setembro, no Instituto de Engenharia, na Vila Mariana (SP). Um dos principais temas que serão abordados pela empresa chinesa será o processo de fabricação e testes das portas de plataforma da Linha 17-Ouro, do Metrô.
A fabricante está montando as 14 composições de monotrilho que circularão no ramal, mas por conta das restrições de viagens impostas pelas autoridades chinesas, todo o processo de vistoria e aprovação dos sistemas previstos no contrato está sendo feita de forma remota.
Um desses escopos é justamente as portas de plataforma, que estão sendo fabricadas na China assim como os trens. A BYD já havia revelado imagens de uma fachada sendo avaliada no país enquanto funcionários do Metrô checavam seu funcionamento do Brasil.
Segundo a empresa, os analistas Wiliam Souza e Mariana Leoncio vão falar sobre esses testes online que estão sendo feitos entre Brasil e China. “Junto da equipe do Metrô estamos fazendo testes em tempo real para verificação das funcionalidades e dimensões projetadas. Os testes avaliam a performance dos componentes, e checagem da abertura e fechamento das portas”, disse Wiliam.
Os trens da BYD são do modelo SkyRail, os mesmos que serão usados no VLT de Salvador. Eles possuem formas mais aerodinâmicas que outros monotrilhos e um sistema exclusivo de bateria de emergência que permite que a composição siga até a próxima estação mesmo com a queda do fornecimento de energia externo.
O monotrilho da Linha 17 será o menor trem do Metrô, com cinco vagões com 60,8 metros ao todo e capacidade para transportar 600 passageiros. A BYD disse ainda que os visitantes do evento poderão “ver no stand da BYD Skyrail uma amostra do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que ligará as estações Morumbi e Aeroporto de Congonhas”.
Serviço
28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Datas: 13, 14, 15 e 16 de setembro
Local: Instituto de Engenharia
Endereço: Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana
www.semanadetecnologia.com.br
Que o próximo governo ressuscite a linha 18 bronze.