A empresa espanhola CAF e a CPTM assinaram contrato para a execução de serviços de manutenção nos nove trens da Série 9000 que foram fabricadas pela Alstom.
O documento foi assinado no início do mês, mas só tornado público nesta quarta-feira, 11. A CAF foi apontada como vencedora da licitação lançada em abril e cuja sessão de entrega de propostas ocorreu em 11 de junho.
Em 10 julho, no entanto, o Consórcio TMTTrens 9000 (Temoinsa e MPE) entrou com recurso contra o resultado, mas a CPTM negou provimento e confirmou a CAF como vencedora.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A homologação e adjudicação do contrato foi feita em 20 de agosto e assinatura, entre os dias 3 e 4 de setembro.
Com isso a CAF receberá um valor de R$ 42,3 milhões para realizar as manutenções necessárias nos trens dentro de um prazo de 30 meses a conta da emissão da primeira ordem de serviço.
O serviço compreende executar os sete ciclos de manutenção, que vão da revisão “Nível A”, a cada 12.500 km, ao “Nível G”, com trens que acumularam 2.400.000 km rodados.
A tabela abaixo mostra quando foram realizadas as revisões de Nível F:
Trem | Quilometragem | Data de Execução |
T004 | 1.194.501 km | 20/01/2023 |
T008 | 1.197.190 km | 10/01/2022 |
T012 | 1.205.310 km | 10/05/2023 |
T016 | 1.173.906 km | 17/09/2021 |
T020 | 1.253.267 km | 20/04/2022 |
T024 | 1.272.404 km | 01/10/2022 |
T028 | 1.274.921 km | 13/08/2022 |
T032 | 1.274.720 km | 27/08/2022 |
T036 | 1.272.787 km | 19/07/2022 |
Os trens da Série 9000 foram entregues pela Alstom a partir de 2012, mas só entraram em serviço em 2014.
Atualmente eles circulam na Linha 12-Safira, que será concedida junto com as linhas 11-Coral e 13-Jade. A frota deverá ser repassada ao futuro concessionário.
Algumas observações desta matéria bem elaborada;
1 -ª Com relação a tabela de revisões, poderia ser editada em letras ou fundo escuros?
2-ª Esta serie total de nove composições é a totalidade ou parcialmente, são as que estavam operando até recentemente emprestadas na Via Mobilidade?
3-ª De acordo com a numeração apresentada vai de T004 até T-036, os que ficaram inoperantes não foram incluídos?
4-ª Quem pagará a fatura de R$ 42,3 milhões para realizar as manutenções necessárias nos trens dentro de um prazo de 30 meses por conta da emissão da primeira ordem de serviço?
nenhum trem da série 9000 foi repassada para a viamobilidade.
não tem nenhum 9000 inoperante
quem vai pagar é a CPTM.