CAF assina contrato para manutenção dos trens da Série 9000 da CPTM

Empresa espanhola receberá R$ 42 milhões pela manutenção preventiva e corretiva de nove composições fabricadas pela Alstom
Trem da Série 9000
Trem da Série 9000 (Jean Carlos)

A empresa espanhola CAF e a CPTM assinaram contrato para a execução de serviços de manutenção nos nove trens da Série 9000 que foram fabricadas pela Alstom.

O documento foi assinado no início do mês, mas só tornado público nesta quarta-feira, 11. A CAF foi apontada como vencedora da licitação lançada em abril e cuja sessão de entrega de propostas ocorreu em 11 de junho.

Em 10 julho, no entanto, o Consórcio TMTTrens 9000 (Temoinsa e MPE) entrou com recurso contra o resultado, mas a CPTM negou provimento e confirmou a CAF como vencedora.

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A homologação e adjudicação do contrato foi feita em 20 de agosto e assinatura, entre os dias 3 e 4 de setembro.

Com isso a CAF receberá um valor de R$ 42,3 milhões para realizar as manutenções necessárias nos trens dentro de um prazo de 30 meses a conta da emissão da primeira ordem de serviço.

Salão de passageiros do trem da Série 9000
Salão de passageiros do trem da Série 9000 (Jean Carlos)

O serviço compreende executar os sete ciclos de manutenção, que vão da revisão “Nível A”, a cada 12.500 km, ao “Nível G”, com trens que acumularam 2.400.000 km rodados.

A tabela abaixo mostra quando foram realizadas as revisões de Nível F:

Trem Quilometragem Data de Execução
T004 1.194.501 km 20/01/2023
T008 1.197.190 km 10/01/2022
T012 1.205.310 km 10/05/2023
T016 1.173.906 km 17/09/2021
T020 1.253.267 km 20/04/2022
T024 1.272.404 km 01/10/2022
T028 1.274.921 km 13/08/2022
T032 1.274.720 km 27/08/2022
T036 1.272.787 km 19/07/2022

Os trens da Série 9000 foram entregues pela Alstom a partir de 2012, mas só entraram em serviço em 2014.

Atualmente eles circulam na Linha 12-Safira, que será concedida junto com as linhas 11-Coral e 13-Jade. A frota deverá ser repassada ao futuro concessionário.

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2 comments
  1. Algumas observações desta matéria bem elaborada;
    1 -ª Com relação a tabela de revisões, poderia ser editada em letras ou fundo escuros?
    2-ª Esta serie total de nove composições é a totalidade ou parcialmente, são as que estavam operando até recentemente emprestadas na Via Mobilidade?
    3-ª De acordo com a numeração apresentada vai de T004 até T-036, os que ficaram inoperantes não foram incluídos?
    4-ª Quem pagará a fatura de R$ 42,3 milhões para realizar as manutenções necessárias nos trens dentro de um prazo de 30 meses por conta da emissão da primeira ordem de serviço?

    1. nenhum trem da série 9000 foi repassada para a viamobilidade.

      não tem nenhum 9000 inoperante

      quem vai pagar é a CPTM.

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