As eleições gerais são um ótimo momento para refletir nas principais propostas que os candidatos ao governo de São Paulo têm para a mobilidade sobre trilhos. O site tem mostrado os planos de governo daqueles que pleiteiam a vaga no Palácio dos Bandeirantes.
Seguindo a ordem de candidatos estabelecida pelo site do TSE, o próximo plano de governo a ser analisado é o do candidato a reeleição Rodrigo Garcia.
Rodrigo Garcia é o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Possui ensino superior completo e tem como ocupação o cargo de advogado. Garcia é o atual governador de São Paulo.
Investimentos já realizados e novos projetos
O plano de governo cita uma série de investimentos já realizados nas linhas da CPTM e Metrô. Destaca que até o fim de 2022 o investimento total da gestão chegará a R$ 15 bilhões.
“O Governo de São Paulo investiu, entre janeiro de 2019 e junho de 2022, quase R$ 10 bilhões em expansão, modernização, aquisição de trens, operação e projetos, com o objetivo de melhorar a acessibilidade da população ao transporte público e melhorar o serviço prestado. Até dezembro de 2022 a expectativa é que o investimento chegue a 15 bilhões, considerando o ritmo acelerado das obras.”
Há o compromisso de concluir uma série de obras como a extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha, da Linha 6-Laranja e da Linha 17-Ouro conectando o aeroporto de Congonhas à rede sobre trilhos. Na Zona Leste o foco serão as obras da Linha 2-Verde e 15-Prata.
“Os investimentos em mobilidade urbana de nosso Estado não podem parar. Nosso compromisso é concluir as obras de extensão da linha 9 Esmeralda da CPTM até Varginha, concluir as obras da Linha 6 Laranja do Metrô que hoje empregam mais de nove mil trabalhadores, entregar a ligação do aeroporto de Congonhas com a linha 9 da CPTM da Linha 17 – Ouro, entregar as obras da Linha 15 – Prata e concluir as obras da linha 2 Verde rumo à zona Leste.“
O plano de governo estabeleceu uma lista de projetos que deverão ser viabilizados ao longo dos próximos quatro anos. Essa viabilização se trata de projetos, licitações ou contratações a serem formalizadas.
A lista contempla uma série de projetos, alguns já conhecidos e outros ainda em fase inicial de modelagem. Os trens regionais “Intercidades” também estão inclusos, destacando-se o serviço entre a capital e Sorocaba. A lista de projetos são:
• Trem Intercidades Eixo Norte.
• Trem São Paulo – Sorocaba: Com a concessão das linhas 8 e 9,
viabilizar projeto executivo e início das obras para realizar a
ligação até Sorocaba, servindo também as cidades de São Roque e
Mairinque.
• Expansão da Linha 2 – Verde: Entre a Vila Prudente e a Penha –
Dutra (Guarulhos), passando pela Vila Formosa, Vila Carrão e
Aricanduva.
• Expansão da Linha 4 – Amarela: Da Vila Sônia, passando por Dumont
Villares e fazendo o Metrô chegar a Taboão da Serra.
• Linha 5 – Lilás: do Capão Redondo até o Jardim Ângela, passando
por Comendador Sant’Anna.
• Linha 15 – Prata: do Ipiranga/Vila Prudente até a
Jacú-Pêssego.
• Linha 16 – Violeta: Com a ligação da estação Oscar Freire da
linha 4 – Amarela até a Cidade Tiradentes.
• Linha 17 – Ouro: Expansão do aeroporto de Congonhas/Washington
Luís até o Morumbi
• Linha 17 – Ouro: Na outra ponta, ampliação do aeroporto de
Congonhas até o Jabaquara.
• Linha 19 – Celeste: linha que interliga o Centro de São Paulo a
Guarulhos
• Linha 20 – Rosa: linha que interliga a Zona Oeste de São Paulo
(Lapa) ao ABC.
• Linha 22 – Marrom: trecho que interliga a Zona Oeste da Capital
(Sumaré) a Cotia, passando por Osasco.
• Melhoria da Experiência do Passageiro nas Linhas 1, 2 e 3: Com a
implantação de portas de plataforma em todas as estações, aquisição
de novos trens e modernização da sinalização para maior
regularidade.
• Extensão da Linha 13 – Jade: Até Bonsucesso, com quatro novas
estações para atender a porção leste de Guarulhos.
• Extensão da Linha 9 – Esmeralda: Até Varginha, obras em
andamento.
• Linha 14 – Ônix – 39 km e 22 estações, para atender os municípios
de Guarulhos, São Paulo e o ABC.
• Novas Estações da CPTM: Lajeado (Linha 11 – Coral); União de Vila
Nova (Linha 12 – Safira); Pari (Linha 11 – Coral); Bom Retiro
(Linha 11 – Coral) e Ipiranga (Linha 10 – Turquesa).
• Obras de acessibilidade nas Linhas 10 e 12: Estação Prefeito
Celso Daniel – Santo André (L10); Estação Mauá (L10); Estação
Juventus-Mooca (L10); Estação Ipiranga (L10); Estação
Itaquaquecetuba (L12) e Estação Aracaré (L12).
• Melhoria da Experiência do Passageiro nas Linhas 10, 11 e 12:
Implantação de novos sistemas de energia e modernização da
sinalização para maior regularidade;
• 2ª e 3ª Fase do VLT da Baixada Santista: Concluir o VLT entre
Conselheiro Nébias e Valongo em Santos e implantar a 3ª Fase, com a
modernização e ampliação da ponte dos Barreiros.”
Ferrovias no interior do estado
O plano de governo também estabelece uma série de propostas em âmbito estadual como criação de nova uma ferrovia entre o planalto e o litoral, e a implantação de novas ferrovias na macrometrópole contemplando os setores leste e oeste (Vale do Paraíba e Sorocaba)
A reativação de trechos atualmente ociosos para tráfego de passageiros e carga estão previstos em vários pontos do estado, com destaque aos trechos do Vale do Ribeira e as pontas de linha no interior do estado.
“• Nova Ferrovia Planalto – Baixada Linha Verde.
• Nova Ferrovia Macrometrópole Paulista, com Vetor Ferroviário
Oeste (Sorocaba-São Paulo) e Vetor Ferroviário Leste (Vale do
Paraíba-São Paulo).
• Melhorias nas Ferrovias existentes, em especial na reativação do
transporte, movimentação de carga e passageiros (Ferrovia Litorânea
no Vale do Ribeira; Apiaí-Sorocaba; Pontal-Ourinhos;
Panorama-Marília; Malha Oeste-Mairinque; Colômbia-Barretos;
Ferrovia Bragantina).”
O plano enfatiza a proposta de implantação de uma “shortline” entre Louveira e o complexo Serra Azul com a possibilidade de extensão até Viracopos. Também deverá haver fomento para a implantação de VLTs em várias regiões do interior do estado.
“• Ferrovias e Turismo: implantação de “shortline” entre
Louveira e o complexo Serra Azul, levando a ferrovia até o
aeroporto de Viracopos.
• Fomentar a implantação de VLTs nas regiões metropolitanas: São
José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Sorocaba, São José dos
Campos, Campinas, Jundiaí e Piracicaba.”
Opinião do site
Rodrigo Garcia praticamente listou tudo o que existe em estudo no Metrô, CPTM e STM, além de outras secretarias, para apresentar um pacote vistoso aos eleitores. Mas a “salada mista” inclui desde obras em execução a projetos genéricos e que estão fora da realidade para essa década. É uma pena já que por ser o atual ocupante do cargo poderíamos ter uma descrição mais precisa sobre o potencial de expansão da malha sobre trilhos nos próximos quatro anos.
A respeito dos projetos de trens regionais, a “realidade” teima em contestar o “sonho”: enquanto promete lançar linhas em várias cidades do interior, Garcia não consegue viabilizar o Trem Intercidades – Eixo Norte, que está há muitos anos em planejamento.
Ricardo Meier
O documento completo pode ser acessado através do portal do Tribunal Superior Eleitoral.
Confira também as propostas dos outros candidatos:
Endosso seu comentário conforme li em plano de governo. Por isso, acompanhando o noticiário do transporte por trilhos de São Paulo, dificilmente acredito em promessas de uma rede tão robusta em tão pouco tempo, visto que o orçamento pra isso é limitado, tem saúde, educação, segurança e outros assuntos em jogo, e as próximas linhas de metrô provavelmente também serão em PPP integral, e aliado a estudos e projetos, que devem ser minuciosos e a questão das obras, já que tem questões judiciais (Linha 17-Ouro é um dos maiores exemplos) que param as obras e qualquer crise financeira já interrompe obras, projetos e tudo mais. Por isso, desconfio de qualquer promessa, principalmente vindo do Rodrigo Garcia, de um partido que já está há 28 anos no poder.
Pacote muito generoso e irrealista e digo mais, nem a linha 16, nem a 20 sairão integralmente e sim muito provavelmente por partes já q se tratam de linhas grandes e tendo em vista o histórico de obras do Metrô.
Sobre o Metrô o q deve ser feito primeiro na capital e a conclusão das obras atuais das linhas 6 e 17 junto com as expansões das linhas 2 e 15, tentar ressuscitar a linha 18 e conforme passam os anos adicionar a linha 19 fase 1, a linha 20 em uma eventual fase 1, levar a 15 até Cidade Tiradentes, focar em uma das duas expansões disponíveis da linha 17 primeiro e leva as linhas 2 até a Dutra, 4 até Taboão e 5 até Jd Ângela.
Esqueçam linha 20 no ABC e linha 16 até Citi, esqueçam tbm as linhas 14, 22 e 23 prontas e pois não sairão tão cedo (só na próxima década talvez) ou na de 40 (Provavelmente)
O que uma proximidade de eleição para governador, não faz !! Para quem não sabe, nós não estamos na CHINA não !!
Depois destas eleições, o psdb será um partido nanico. Torço que este partido suma daqui de SP.
Isso chega a ser irônico para o canditado de um partido que governa São Paulo a quase 30 anos que ajudou a privatizar e desmantelar a FEPASA e a RFFSA.
não consegue nem fazer o que ta em obras, imagine tudo isso q ele listou… mentirosos deslavados
Ao invés de fazer a linha violeta é melhor expandir a linha laranja de São Joaquim até a Cidade Líder. Com isto não é preciso construir outro pátio para os trens. A linha 19 também deveria ser construída a partir de Campo Belo e os trens poderiam utilizar o pátio Guido Aliberti da linha lilás. Isto economizaria tempo e dinheiro.
Desse professor Pardal e do PSDB não espero mais nada obras atrasildo e lento, sem mais…👎
na ultima eleiçao dória prometeu um monte de coisa também e não cumpriu nem 10%.
esse psdb é um câncer que precisa ser extirpado do nosso estado.
Mentiras e mentiras, encantador de serpentes e pinóquio, são quase 30 anos de PSDB e o povo quer logo livrar dessa ditadura tucana.
Daqui a pouco vão falar q atrasou contrato, que a empresa tal não cumpriu os termos, que choveu, que morreu, que teve greve, que teve que rescindir, que teve q ser cancelado… essa ladainha conheço.
O jeito é inovar na gestão de construção de obras, fora a rodoanel…
Para fins de comparação simples:
Em 2006, Alckmin inaugura, à beira de sua renúncia para se candidatar à presidência, a estação Santos-Imigrantes; Claudio Lembo inaugura, meses depois, a estação Chácara Klabin.
Entre 2007 e 2010, Serra inaugura a Estação Alto do Ipiranga e Sacomã e, já à beira da eleição (onde também renunciou para tentar a presidência), Alberto Goldman inaugura as estações Tamanduateí e Vila Prudente.
Alckmin retorna ao governo e, também às vésperas da eleição, inaugura a extensão do trem que chega à Guarulhos e 4 estações inacabadas do monotrilho Linha Prata.
Doria assume, faz diversas promessas, inaugura estação incompleta da CPTM (que ficou meses em operação assistida) às vésperas de sair do mandato. Já Garcia assume e sua “grande entrega” é a entrega de ônibus intermunicipais em São Bernardo do Campo, já que o tal BRT ABC sequer teve suas obras iniciadas de verdade.
Enquanto isso, não há sequer uma estação da linha Ouro do Monotrilho inaugurada, ou sequer em vias de ser.
Moral da história: Um governador, mesmo com viés eleitoreiro, entregou estações importantes de uma linha fundamental, enquanto outro, do mesmo partido, não consegue sequer iniciar uma obra de um corredor de ônibus, o BRT ABC; mesmo a obra “iniciada” por Doria em fevereiro, hoje no terminal de São Bernardo do Campo só há entulho e a obra não anda, de fato.
Mesmo entre integrantes da mesma sigla, é notória a queda na qualidade dos governos nesse período. Isso é, talvez, o mais melancólico.
Faz-me rir. Esse cara mente mais que seu antecessor.