O período de eleições estaduais é fundamental para decidir o modelo de gestão que estará em curso ao longo dos próximos quatro anos. Isso tem impacto direto em como o transporte sobre trilhos será tratado como política pública.
O site tem dedicado espaço a expor as propostas de todos os candidatos para o transporte sobre trilhos, seguindo a ordem alfabética no site do TSE. Devido ao fato de o candidato Edson Dorta, do PCO, não apresentar proposta neste campo, examinaremos a candidatura de Elvis Cezar.
Elvis Leonardo Cezar é o candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT). Possui ensino superior completo e atua como advogado. Foi prefeito de Santana do Parnaíba por dois mandatos consecutivos.
Políticas integradas e aumento de investimento
A integração entre as secretarias de transporte e de logística está prevista. O objetivo principal é promover ações que contemplem a multimodalidade, integração e expansão das redes existentes. Há campo para a atuação em parcerias público-privadas
“Integrar as ações e o planejamento das Secretarias de Transportes e Logística, do estado e municípios, além do Metrô, da CPTM, da EMTU e da ARTESP, para que contemplem a multimodalidade (aeroportos, portos, rodovias, hidrovias, ferrovias, metro, ônibus, ciclovias, etc.), a integração na expansão das redes de passageiros e cargas, visando ampliar a eficiência e a sustentabilidade dos modais de transporte e do sistema, através de parcerias público-privadas; “
O plano de governo cita a ampliação dos recursos a serem dedicados para a infraestrutura das redes de transporte metropolitano e estadual, bem como para os processos de manutenção e expansão.
“Ampliar os recursos aplicados na infraestrutura de transporte e logística, metropolitana e estadual, para manutenção e ampliação das redes existentes de passageiros e de carga, através de parcerias público-privadas, além de apoiar obras realizadas pelos municípios;”
Trens regionais e ligação com os aeroportos
De forma mais objetiva, o plano de governo propõe o estudo e implantação da rede de trens regionais por trilhos dedicados ligando a capital até as regiões de Campinas, Sorocaba, Santo e Vale do Paraíba.
“Estudo e implantação para a retomada de uma rede de trens intercidades interligando, por trilhos dedicados, a Capital às Regiões Metropolitanas de Campinas, Sorocaba, Santos e Vale do Paraíba, através de parcerias público-privadas;“
Por fim, há também o compromisso de concluir as interligações entre os aeroporto de Cumbica e Congonhas com a rede metroferroviária.
“Concluir a integração dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas ao sistema metro-ferroviário da Grande São Paulo.`
Opinião do site
Elvis Cezar aborda um tema bastante oportuno, que é o de enxergar o transporte como um todo, seja qual for o modal. A aplicação desse princípio, no entanto, é complexa, já que envolve outros entes federais como os municípios, a União, concessões e agências governamentais. Mas não deixa de ser um começo conscientizar sobre a necessidade desse pensamento amplo.
Ricardo Meier
O documento completo pode ser acessado através do portal do Tribunal Superior Eleitoral.
Confira também as propostas dos outros candidatos:
concordo e não entendo até hoje porque duas secretarias de transportes. inclusive acho que deveria haver subsidio cruzado, que seria o mais correto, com o dinheiro dos pedágios subsidiando o transporte coletivo.
sobre PPP, só valem a pena se realmente for uma parceria de fato, com entes privados e publico dividindo responsabilidades , lucros e prejuízos. se for para ser mais um contrato onde o estado injeta dinheiro e o setor privado tem lucro garantido, então não precisa de parceria, o estado toca sozinho. isso é um tema que precisaria ser melhor destrinchado em todas essas propostas de PPP.
Trem regional para Sorocaba, Santos e Vale do Paraiba não se sustenta de modo algum, as receitas vão ser infinitamente menores que as despesas !! o unico que tem chance de se sustentar seria o trem para Campinas, com posterior prolongamento para outras cidades mais distantes !
Políticas integradas no transporte tem que ser feitas de forma prática comprovada, e não só nos discursos, e isto vale para todos os candidatos!
Trens Metropolitanos sempre devem ser prioritários em relação aos TIC-Trens Intercidades, pois beneficiam um número expressivamente maior de usuários diariamente, esta importantíssima constatação deve ser levada em conta antes de se fazer uma concessão, desta forma é insensato se retirar a Linha Integradora-710 que atualmente funciona com uma Linha Tronco se conectando com todas as Linhas Metr^Ferroviárias é uma isensatez, afinal da mesma forma as Linha 7-Rubi e Linha 10-Turquesa, que possuem o mesmo número de passageiros, desta forma deveria ser mantida sua reunificação.
A elaboração dos contratos de concessões por possuírem prazos longos, acima de trinta anos devem ser minuciosamente descritos com a colaboração do sistema jurídico, não devendo dar margens a interpretações vagas e dúbias, assim como já aconteceram com os trens intercidades que não se previu compartilhar trens de passageiros com os de carga na região central de são Paulo, aquele bloqueio para os trens da Linha 13-Jade não terem acesso ao aeroporto de Guarulhos e inúmeros outros, no entanto percebe-se uma atitude afoita dos gestores principalmente nas proximidades dos períodos eleitorais.