Inaugurada em 2002 e atualmente operada pela ViaMobilidade, a Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo representa um importante eixo de mobilidade urbana na capital paulista.
Com uma extensão que liga o extremo sul, partindo de Capão Redondo, até a estação Chácara Klabin, na Zona Sul, a linha conta com 17 estações, distribuídas ao longo de cerca de 20 quilômetros.
Esta linha, que recebe quase 600 mil pessoas por dia, é estratégica não só pela sua abrangência territorial, mas também por suas diversas conexões intermodais com outras linhas da cidade.
Ao longo de seu trajeto, a Linha 5-Lilás permite conexões com três outras importantes linhas do sistema metroviário de São Paulo. No seu terminal norte, na estação Chácara Klabin, é possível acessar a Linha 2-Verde, que percorre a cidade até a Zona Leste.
Além disso, a interligação com a Linha 1-Azul ocorre na estação Santa Cruz, um dos hubs mais movimentados da cidade, facilitando o acesso a regiões como a Avenida Paulista e a Zona Norte.
Outro ponto de conexão relevante é a estação Santo Amaro, que permite a integração com a Linha 9-Esmeralda da CPTM, ampliando o acesso a zonas industriais e áreas residenciais da Região Metropolitana.
Confira o ranking das estações mais movimentadas da Linha 5-Lilás
- Capão Redondo – 96.590
- Santo Amaro* – 93.510
- Chácara Klabin* – 90.060
- Santa Cruz* – 66.020
- Campo Limpo – 37.600
- Largo Treze – 34.660
- Giovanni Gronchi – 23.870
- Moema – 20.600
- Eucaliptos – 18.180
- Brooklin – 17.760
- Vila das Belezas – 14.930
- Campo Belo – 13.410
- Adolfo Pinheiro – 13.290
- Borba Gato – 12.250
- AACD – Servidor – 12.060
- Hospital São Paulo – 11.350
- Alto da Boa Vista – 5.890
TOTAL: 582.040 passageiros
Obs: demanda de passageiros por estação – média dias úteis
referente ao mês de setembro de 2024).
* O total da estação Santo Amaro corresponde à soma de passageiros
que embarcam na Linha 5 – Lilás com as transferências da Linha 9 –
Esmeralda.
* O total da estação Santa Cruz corresponde à soma de passageiros
que embarcam na Linha 5 – Lilás com as transferências da Linha 1 –
Azul.
* O total da estação Chácara Klabin corresponde ao número de
passageiros que fazem transferência com a Linha 2 – Verde.
Impressionante a diferença entre Santa Cruz e Chácara Klabin.
Diferente de Pinheiros, Santa Cruz é super simples e rápido de transferir, mas aparentemente muita gente se incomoda.
Queria ter uma análise ou estudo de pessoas que se transferem entre L1 e L5 usando Chácara Klabin; Ana Rosa e Paraíso apenas para evitar Santa Cruz.
a diferença entre sta cruz e chácara klabin é bem interessante, imagino que mtos evitem a sta cruz pelas escadas.
agora capão redondo com qse 100k por dia é mto doido.