CCO da CPTM ganha nova área para monitoramento estações e equipamentos

Local, que antes era utilizado para o gerenciamento das linhas 8 e 9, recebeu Centro de Monitoramento de Ativos e Estações integrado com demais áreas do CCO Brás
Central de Monitoramento de Ativos da CPTM (CPTM)
Central de Monitoramento de Ativos da CPTM (CPTM)

A CPTM realizou em agosto a entrega de duas novas áreas no Centro de Controle Operacional do Brás. Agora o CCO contará com centrais de monitoramento para estações e ativos.

As duas estruturas foram implantadas dentro das áreas que correspondiam aos antigos consoles de passageiros e circulação das linhas 8 e 9, que foram concedidas para a ViaMobilidade.

O Centro de Monitoramento de Estações (CME) deverá realizar o suporte às equipes de operação que estão em cada parada da CPTM. O local deverá coordenar estratégias de embarque, desembarque, auxilio a pessoas com deficiência (PCD)

Nova estrutura instalada no local onde eram controladas as linhas 8 e 9 (CPTM)
Nova estrutura instalada no local onde eram controladas as linhas 8 e 9 (CPTM)

O local também deverá disponibilizar informações sobre o fluxo de passageiros, controlar a comunicação visual e avisos sonoros, além de ter interface com os demais setores já existentes.

“Essa será mais uma ferramenta de apoio às equipes que atuam em campo nas estações, ampliando a comunicação e a capacidade de auxílio aos passageiros com o amplo monitoramento que será feito pelo CME”, afirma Joanito Jerônimo Ferreira, gerente de Estações e Serviços.

O Centro de Monitoramento de Ativos (CMA) deverá ser um espaço voltado para a gestão da manutenção com foco na disponibilidade de estruturas e elementos da ferrovia.

O local deverá fazer a gestão de dados e comportamentos para subsidiar estratégias e soluções com base em riscos, custos e desempenho. A nova área deverá cuidar de ativos como material rodante (trens) e a rede aérea.

O local deverá estar preparado para receber outras áreas como o monitoramento de elevadores, escadas rolantes, abastecimento de água, alarmes e salas técnicas.

“O monitoramento contínuo pelo CMA é vital para possibilitar uma interação otimizada entre manutenção e operação, facilitando as estratégias e economizando recursos. Esses métodos já se provaram úteis para evitar falhas com potencial de gerar prejuízo à circulação operacional dos trens”, explica Fábio Abud, gerente de Manutenção de Material Rodante e Oficinas.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Os novos espaços estão conjugados com as estruturas já existentes, permitindo que as equipes do CCO, além de terem maior controle sobre toda a infraestrutura ferroviária existente, possam realizar o tratamento de informações para melhor traçar estratégias que beneficiem o serviço prestado aos passageiros.

Total
0
Shares
Previous Post
Estação Água Branca

Sete das nove estações previstas para 2026 na Linha 6-Laranja estão com mais de 50% de avanço

Next Post
Transformador na Subestação Memorial da América Latina (Reprodução/Redes Sociais)

CPTM inicia montagem de transformador para extensão da Linha 11-Coral em Barra Funda

Related Posts