O Grupo CCR realizou uma mudança significativa na comunicação de suas operadoras com os passageiros. Agora todos os sites das empresas de mobilidade foram unificados em uma plataforma.
O site da CCR Mobilidade reúne os serviços da ViaQuatro, ViaMobilidade, Metrô Bahia, VLT Carioca e Barcas em uma único ambiente online. A mudança ocorreu nas primeiras semanas de janeiro.
A plataforma disponibiliza a visualização das operadoras através de tópicos denominados por “serviços de mobilidade”. Em cada um deles surgem informações básicas como status das linhas, guias de uso e mapas do sistema, com exceção de barcas que ainda possui um site próprio.
As páginas da ViaQuatro e ViaMobilidade não apresentam mapas atualizados, mostrando um recorte da rede sobre trilhos. No caso da Linha 5-Lilás, o recorte ignora completamente o ramal.
A visualização do status das linhas pode ser vista através de um menu lateral que pode ser expandido mostrando todos os trechos. Anteriormente essa informação ficava explícita no site.
Algumas informações são disponibilizadas aos passageiros como as declarações de ocorrência, dados das estações incluindo serviços e comércios.
A concessionária também realizou uma grande atualização em seu banco de imagens que auxilia profissionais da imprensa e também o público geral na busca por registros de alta qualidade das estações e linhas administrados pela CCR.
Algumas páginas no site ainda aparecem com erros de exibição, como é no caso dos bicicletários. Algumas informações não foram migradas para a nova plataforma, como a visualização da quantidade de passageiros transportados todos os meses.
Os domínios das operadoras na web ainda permanecem sob posse da CCR, mas ocorre o redirecionamento automático para a plataforma unificada. A proposta de um site unificado é boa em termos de infraestrutura, mas não tão intuitiva, podendo gerar certa confusão para os passageiros de primeira viagem.