A Linha 20-Rosa ainda não foi lançada oficialmente, mas já tem um problema – e dos grandes – pela frente. Planejada para ter cerca de 33 km de extensão e 24 estações entre a região da Lapa, na capital, e o ABC Paulista, o ramal precisará de dois pátios para acomodar seus trens.
Um deles ficará perto da futura estação Santa Marina, terminal do ramal e onde haverá conexão com a Linha 6-Laranja. O segundo, com capacidade para 22 composições, foi previsto em um grande terreno em Santo André onde funcionou uma fábrica da Rhodia.
É justamente esse local que virou dúvida no projeto. A empresa Goodman Brasil está construindo no terreno um grande centro logístico e que ocupará a maior parte da área prevista para o pátio de manutenção.
Como mostram as projeções divulgadas por ela, o galpão será implantado em paralelo às vias da Linha 10-Turquesa e da MRS. Obras no local já são vistas há alguns meses.
O Metrô de São Paulo divulgou planos de construir uma área de manutenção nesse terreno em 2023 quando lançou uma licitação para levantamento macro para possíveis desapropriações.
Esse processo ocorre desde o começo do ano passado, mas bem antes disso a Goodman já havia acertado com a Prefeitura de Santo André a construção do centro logístico.
Em agosto de 2022, a administração municipal anunciou o investimento de R$ 400 milhões feito pelo grupo de origem australiana.
Desapropriar ou mudar a localização?
Com um montante tão grande investido no projeto, a hipótese de desapropriar o terreno que pertenceu à Rhodia parece uma opção impossível – e que poderia parar na Justiça em meio à discussões sobre valores de indenização.
A solução mais provável seria procurar outra grande área passível de receber as instalações, mas aparentemente elas não ficariam tão próximas da estação Santo André, da Linha 20-Rosa.
Em seus estudos, o Metrô sugeriu construir o pátio de manutenção na superfície mas quase totalmente coberto e implantar sobre ele empreendimentos comerciais, em um uso diferente do atual.
Com vários edifícios, o centro multiuso teria uma passarela de ligação com as estações de trem e metrô.
Para o município, certamente essa solução traria mais vantagens que o centro logístico ao requalificar a região, de perfil industrial.
Com ao menos dois ramais de trens e outros sistemas de transporte público, o local ganharia mais com moradias e serviços do que em armazenar produtos e ser uma rota de caminhões no meio da mancha urbana.
Uma pena que o estado e o município – que na época eram administrados pelo mesmo partido (PSDB) – não chegaram a um acordo sobre o uso do terreno da Rhodia.
A Linha 20 no ABC é projeto eleitoreiro, nunca apareceu antes nos estudos da linha. Logo, como não possui viabilidade, não vai sair do papel. É um projeto tão eleitoreiro que pensaram em um pátio num terreno com projeto de R$ 400 milhões em andamento. Inviável.
A Linha 20 no ABC é mera cortina de fumaça do estado para esconder o fracasso do Corredor ABC (que não atendeu ao interesse público ao não ser concluído no tempo e orçamento previstos e que Tarcísio poderia cancelar se tivesse coragem) e o cancelamento da Linha 18.
Bem resumida a questão. Os políticos de São Bernardo do Campo (Alex Manente, Orlando Morando) fizeram um lobby para cancelar a linha 18, em prol de ajudar a empresa de estimação deles (Next/Metra), e Doria substituiu pelo tal BRT-ABC, que nunca termina. Se/quando esse projeto da linha 20 for adiado por qualquer razão, numa próxima eleição os políticos irão “requentar” essa demanda, o governador de turno irá ecoar, e a população cairá no papo novamente.
É visível que essa programação é feita para não andar: Se há planos de construir a tal linha 14-Ônix, que passará na futura estação ABC (antiga Parada Pirelli), que não tem também previsão para ser feita, dá muito bem para o tal pátio ser em outra região da cidade, próxima à região do Parque Oratório, de forma que a Linha 20-Rosa comece já integrada a essa linha, para daí sim seguir para o centro de Santo André e por todo o traçado até Santa Marina.
Em teoria, se o discurso do secretário de transportes metropolitanos do estado for verdadeiro, e a linha 20 for começar pelo ABC, entendo que deve haver uma cobrança pública em prol do que apontei acima. Mas, a imprensa local simplesmente se cala e finge que não existe até com o BRT-ABC, que dirá com uma linha que não sairá rapidamente.
Acho triste a decisão de Santo André deixar o empreendimento logístico sair do papel, mas ao mesmo tempo vejo que eles não pareciam ter fé que a linha 20 fosse chegar ao ABC, então resolveram dar um uso pro espaço.
Foi aventado em se usar o terreno onde era a fábrica da Ford também, poderiam voltar com essa ideia se a prefeitura de São Bernardo apoiar, mas dado o histórico dos políticos que administram as prefeituras do ABC, acho improvável eles acreditarem nesse projeto metroviário e deixar terrenos desocupados por 20 anos esperando uma linha de metrô chegar ali e se fazer um pátio no local em dois mil e sabe lá quando
plmds num país sério esse lixo de galpão da shein estaria no chão e o prefeito de SA com a cabeça rolando por permitir essa aberração em pleno centro.
Era so manter o traçado original terminando na Prefeito Saladino, ou puxar mais uma estação pra lá, o que mais tem ali são terrenos e galpões vazios, da uns 3 terrenos desse da Rhodia, mas não querem entupir ainda mais o centro, estação de Trem não cabe mais ninguem.
A ideia daquele super tatuzão que seria usado na Linha 16-Violeta talvez venha a ser considerada novamente. Seriam construídas 4 vias em cada túnel.
Quatro vias em cada túnel? Então quadruplique o valor da obra para, no fim, transportar o mesmo que um túnel convencional transportaria.
Grosso modo, poderia duplicar o valor da obra (e não quadruplicar).
E 4 vias sim podem transportar até o dobro de demanda nos picos quando comparado a 2 vias.
Mas só faria sentido se houvesse expressiva demanda de pico que realmente se justificasse, o que não é o caso da Linha 20.
Ainda dá para construir mais duas vias por sentido na Linha 2 entre Vila Prudente e Consolação?! Kkkkkkk… pois aqui sim vai precisar no futuro! (rs)
Haverá o mesmo problema aqui na linha Celeste, onde seria o Pateo ( no terreno da antiga fábrica de brinquedos Estrela ) Foi construído um condomínio logístico da Sanca
Pois é, quem manda ser inoperante.
Agora é esticar o projeto para mais além, até chegar em ponto favorável.
Ficará melhor…