‘Cliente’ e fornecedora do cartão TOP do transporte público têm funcionário em comum, diz reportagem

ABASP assumiu a gestão do dinheiro pago pela tarifa do Metrô e CPTM sem ter participado de licitação e não divulga quanto fatura com serviço prestado pela Autopass
Cartão TOP: sócio da Autopass acumula posições em conselho de operadores e associação que movimenta bilhões de reais no transporte (Jean Carlos)
Cartão TOP: sócio da Autopass acumula posições em conselho de operadores e associação que movimenta bilhões de reais no transporte (Jean Carlos)

O que há em comum entre a Autopass, empresa que gerencia o Cartão Top e a bilhetagem do Metrô e CPTM, a ABASP, associação sem fins lucrativos que intermedia um acordo entre o governo de São Paulo e a fornecedora, e o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT), entidade que reúne viações de ônibus e as operadoras do transporte na região metropolitana? Um mesmo funcionário, Fernando Manual Mendes Nogueira.

A revelação foi feita pelo jornal SPTV nesta terça-feira, 13. Segundo reportagem de Philipe Guedes, o empresário é administrador do CMT, presidente do conselho da ABASP e sócio do fundo de investimentos que controla a Autopass.

A ABASP, uma associação formada por empresas de ônibus que operam linhas da EMTU, foi criada em outubro de 2019 e seis meses depois passou a contar com o Metrô e a CPTM como “membros especiais”.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Ônibus a serviço da EMTU: ABASP foi criada por viações que prestam serviços de transporte para o estado
Ônibus a serviço da EMTU: ABASP foi criada por viações que prestam serviços de transporte para o estado (GESP)

Por razões nunca esclarecidas, a associação conta com autonomia para fazer a gestão da bilhetagem no sistema estadual de transporte público, movimentando cerca de R$ 5 bilhões nos últimos anos, segundo a TV Globo.

A Autopass, por sua vez, foi criada por integrantes das viações de ônibus para fornecer tecnologia de bilhetagem no transporte público como o uso do QRCode no lugar dos bilhetes Edmonson e, desde 2020, o cartão TOP, que substituiu o BOM, e trazia como opção a função de cartão de crédito em associação com as Casas Pernambucanas.

Segundo a ABASP, a Autopass foi contratada de comum acordo pelo conselho da entidade. A empresa cobra uma taxa de uso para cada operação no transporte.

Já a associação não revela sua receita financeira com a intermediação do serviço, por conta de cláusulas de confidencialidade, segundo a reportagem.

QRCode: Autopass presta serviços ao governo sem ter participado de licitação
QRCode: Autopass presta serviços ao governo sem ter participado de licitação

TCE investiga o caso

O Tribunal de Contas do Estado abriu um processo para investigar a ausência de processo licitatório na escolha da empresa que fornece a tecnologia de bilhetagem.

O conselheiro Robson Marinho afirmou que não foi apresentada qualquer norma legal, específica e justificativa válida pela escolha.

O TCE, no entanto, tem levado anos para investigar e julgar as suspeitas de possíveis situações em que o governo do estado possa ter burlado a lei de licitações.

Resta saber se nesse caso a ausência de justificativas se prolongará já que o atual governo disse não ter intenção de rever a contratação, considerada por ele como vantajoso por questões “econômicas, técnicas e operacionais”.

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
8 comments
  1. Negócio ta aí desde o Doria, mas só agora, num governo oposto à ditadura do judiciário, resolvem investigar….

    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Enquanto São Paulo escolhe a Autopass sem licitação para a bilhetagem de metrô e CPTM, no Rio de Janeiro, a prefeitura fez concorrência entre as empresas do mercado para a bilhetagem. Na licitação do Rio, a Autopass ficou em último lugar.

    Ou seja, São Paulo usa a pior tecnologia e sem concorrência.

  3. Qual seria a viabilidade de migrar o cartão TOP para o Bilhete Único da Cidade de São Paulo numa eventual quebra de contrato forçada pelo TCE??

Comments are closed.

Previous Post
Composição da Trensurb (Alexandre Giesbrecht)

CPTM ajuda na recuperação da Trensurb com transferência de equipamentos elétricos

Next Post
Estação Cambuci (Street View)

Estação Cambuci: onde ficará a nova parada da Linha 6-Laranja

Related Posts