A ViaMobilidade deu início a mais uma etapa de testes com o novo trem da Série 8900, desta vez com a composição simulando o transporte de passageiros.
Mas em vez de usuários, os oito vagões da unidade cabeça de série recebeu cerca de 170 toneladas de areia em sacos que foram distribuídos pelo seu interior.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Com isso, é possível realizar testes com os sistemas de tração, aceleração e frenagem sendo exigidos na capacidade máxima. Trata-se de uma avaliação de praxe em novos projetos de trem e necessária para o comissionamento da composição, ou seja, a aprovação para seu uso em horário comercial.
“É com o teste de hoje que a gente vai conseguir afinar todos os parâmetros do freio para que o cliente não sinta solavancos na hora de frenagem e também não fique desconfortável na aceleração do trem”, explicou Brunno Canhadas, coordernador de engenharia da concessionária.
A ViaMobilidade encomendou 36 composições novas à Alstom, que estão sendo fabricadas em Taubaté (SP) e devem ser entregues até 2024. A previsão é que o primeiro trem da Série 8900 entre em serviço em maio ou junho.
Com isso, a concessionária passará a devolver os trens da Série 8500, 7500 e alguns 7000 emprestados pela CPTM. A empresa está pressionada pelo Ministério Público e pelo governo do estado a oferecer um serviço mais confiável após um início de concessão tumultuado, com falhas e acidentes preocupantes.
Para contornar a situação, a ViaMobilidade anunciou a antecipação de investimentos em infraestrutura e aguarda a assinatura de um acordo com representantes da gestão Tarcísio de Freitas e do MP.
Acho ridículo estas tentativas de estatizar esta concessão!