A operação da Linha 15-Prata de monotrilho está atraindo cada vez mais passageiros. Com um maior fluxo de pessoas, o Metrô poderá ter à sua disposição mais estratégias para melhorar o carregamento de passageiros.
No último ano, a companhia fez importantes investimentos nas novas áreas de manobras em Jardim Colonial e Vila Prudente. No primeiro caso, o track switch de Jardim Colonial já opera, permitindo um looping único no ramal.
Entretanto, o aparelho de manobra existente após a estação Vila Prudente geralmente não é utilizado, apesar de ser considerado operacional.
Atualmente o AMV de entrada da estação consegue atender melhor a população, entretanto isso faz com que apenas uma única plataforma seja utilizada no horário de pico.
O aumento constante da demanda poderá fazer com que o Metrô utilize a nova área, porém, podem existir efeitos colaterais deste uso.
Um destes efeitos é o aumento do chamado “tempo de ciclo”. Este indicador mede o tempo de ida e volta dos trens no carrossel. A utilização do AMV após a estação poderia, em certas circunstâncias, gerar um aumento deste indicador.
O aumento do tempo de ciclo pode gerar alterações no intervalo de trens, o que poderia necessitar melhorias nas estratégias de operação como a inclusão de novos trens no carrossel.
A estação Vila Prudente é uma das mais importantes da Linha 15-Prata e sofre pelo movimento pendular. No horário de pico da manhã a estação recebe toda a demanda vinda da zona leste, enquanto de tarde as plataformas ficam superlotadas.
O aumento constante na demanda da Linha 15-Prata faz com que o Metrô tome iniciativas como a ampliação das transferências na estação Vila Prudente e a extensão até Ipiranga, que deverá diluir parte da grande demanda.
nunca entendi a construção desse switch sendo q vai ter q fazer outro no Ipiranga
se tem mais carros operacionais, porque não usar para tentar dar um mínimo de conforto para a população?!?! não foi feito pra usar, que se use então!
Pra que esse AMV da Vl. Prudente seja efetivo, o ideal seria ter mais carros na operação (ou ao menos retorno dos carros com avarias), não?
Não faz muito sentido o aumento do tempo de ciclo, se é q é importante pra operação, uma vez q melhoraria o fluxo dentro da estação, seccionando a área de saída e entrada de pessoas, além de reduzir o tempo de manobra já q reduzindo intervalo esse AMV antes da estação aumenta o tempo de manobra e mesmo q o AMV pós VPT ser somente da via 1 pra via 2 ainda existe espaço pra reservar 3 trens no local, um após AMV, e um em cada via entre o AMV e a estação, numa operação com muitos trens é o suficiente
O AMV em Vila Prudente é antes da estação, ou seja já presenciei por diversas vezes o METRÔ utilizando as duas vias.
Em Jardim Colonial o AMV fica depois da estação, cenário diferente de Vila Prudente quem tem um antes da chegada e um após a estação.
O trecho entre Oratório e Vila Prudente tem mais de 2km, com uma distância gigante para colocarem em prática a minha pergunta abaixo:
Gostaria de saber por qual motivo em Vila Prudente não utilizam as duas vias, realizando manobras nos horários de maior demanda nesse AMV que fica antes da chegada da Estação?
Na vdd a Vila Prudente tem 2 AMVs, um antes e um depois da estação
O AMV em Vila Prudente é antes da estação, ou seja já presenciei por diversas vezes o METRÔ utilizando as duas vias.
Em Jardim Colonial o AMV fica depois da estação, cenário diferente de Vila Prudente quem tem um antes da chegada e um após a estação.
O trecho entre Oratório e Vila Prudente tem mais de 2km, com uma distância gigante para colocarem em prática a minha pergunta abaixo:
Gostaria de saber por qual motivo em Vila Prudente não utilizam as duas vias, realizando manobras nesse AMV que fica antes da estação nos horários de maior demanda de passageiros?