Com concessão a caminho, CPTM cancela cinco licitações para melhoria das vias

Diversos equipamentos e sistemas para manutenção e monitoramento de via permanente cujos editais estavam travados desde 2022 estão sendo encerrados
Máquina de socaria de via (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)
Máquina de socaria de via (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Com a aprovação da concessão das linhas 11, 12 e 13 para a iniciativa privada, a CPTM já está tomando providências administrativas para cancelar uma grande compra de equipamentos de manutenção que seriam utilizados na modernização das linhas.

Nesta sexta-feira, 1º de novembro, a estatal emitiu cinco avisos simultâneos no Diário Oficial, republicados em seu portal de licitações, informando que tomará providências para a revogação dos certames.

CPTM encomendará novo veiculo para a manutenção das vias (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Abaixo segue a lista dos equipamentos que seriam adquiridos pela estatal e que tiveram a compra cancelada.

Todos os equipamentos seriam utilizados no processo de modernização das vias da CPTM. Com a concessão, a estatal não deverá empregar estes veículos no processo de manutenção e monitoramento da via permanente.

Composição para carregamento e descarregamento de trilhos longos soldados (Leofotos/Ferrovias & trens)

Todos os certames já tinham vencedores anunciados, mas as licitações ficaram travadas desde 2022. Nenhum valor foi desembolsado, tendo em vista que os contratos não foram assinados.

Leilão das linhas 11, 12 e 13 em 27 de março

Com exceção de alguns caminhões, os demais equipamentos que seriam adquiridos pela CPTM não aparecem como investimento dentro da minuta de contrato de concessão das linhas 11, 12 e 13.

O leilão dos três ramais que atendem a região leste da Grande São Paulo deverá ser marcado para o dia 27 de março.

Após repassá-las, a CPTM terá apenas a Linha 10-Turquesa sob sua responsabilidade, mas também ela será repassada à iniciativa privada, juntamente com o projeto da Linha 14-Ônix.

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2 comments
    1. Era de ouro para quem?

      Só se for para os empregados, fornecedores e fabricantes.

      Para os políticos e para o povo, foi uma era de frustração e migalhas de melhoria.

      A CPTM conseguiu ser pior que a Fepasa, não concluindo nenhum projeto lançado. E recursos não faltaram. Faltou competência da estatal.

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