A rede metroferroviária de São Paulo voltou a crescer finalmente após um hiato de 25 meses. Graças à abertura ainda que parcial da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, o mapa do transporte metropolitano voltou a crescer.
Isso não ocorria desde 29 de dezembro de 2021 quando a estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata, foi aberta. Duas semanas antes ocorria a inauguração de Vila Sônia, da Linha 4-Amarela e em agosto do mesmo ano, Mendes-Vila Natal, da mesma Linha 9.
Desde então, uma série de fatores acabou impedindo a expansão. No caso de Varginha, que já era aguardada há anos, o motivo foi o fornecimento de energia para o novo trecho, segundo disse o governador Tarcísio de Freitas na segunda-feira, 27.
Com Varginha, a malha sobre trilhos de São Paulo passa a ter cerca de 381 km de extensão – 1,8 km a mais do que antes. O total de estações passa a ser de 174* (considerando apenas uma estação de mesmo nome).
Somando as estações constantes nos 13 ramais, temos 201 paradas, mas mesmo esse dado tem algumas interpretações. No mapa, as linhas 7 e 10 aparecem parando em Luz, mas o Serviço 710 opera na extensão somada dos ramais.
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Embora conste do novo mapa, Varginha ainda não é um destino totalmente disponível. A operação assistida que começou está restrita aos dias úteis, no horário das 10h às 14h.
Além disso, os passageiros terão que trocar de trem em Mendes-Vila Natal para seguir viagem. Esse padrão deve perdurar por 90 dias quando a ViaMobilidade e a CPTM deverão decidir se expandem o funcionamento.
A operação integral não tem prazo para ocorrer, mas é realista pensar no segundo semestre, se todos os testes forem bem sucedidos.
O que vem por aí?
O mapa metroferroviário só deverá mudar novamente em 2026, possivelmente no final do primeiro semestre. E não será uma mudança qualquer.
Com a estreia da Linha 17-Ouro, o Metrô ganhará seu 7º ramal embora a operação esteja a cargo da ViaMobilidade. Serão mais 6,7 km e oito estações.
No segundo semestre poderemos ter outro grande salto com as oito primeiras estações da Linha 6-Laranja e em 2027 mais três estações da Linha 15-Prata e quatro da Linha 2-Verde.
Isso, é claro, se nada atrasar, o que não é algo incomum.
*Nota do editor: a extensão e quantidade de estações foi informada erroneamente. Refizemos os cálculos baseados em dados oficiais. Agradecemos aos leitores pelo alerta.
Se tivesse ainda a Linha 18-Bronze, ela estaria pronta agora em 2025/2026, rede seria ainda maior e mais conectada.
Não deveria contabilizar a extensão da Linha 11 – Coral até Palmeiras – Barra Funda?
383 km, não?
Ricardo, esses numeros tao certos?? Voce mesmo publicou mais de 3 anos atras que naquela ocasiao a rede tinha 377 kmmetrocptm.com.br/metro-de-sao-paulo-chega-a-1044-km-e-rede-sobre-trilhos-a-377-km/
Ricado, poderia verificar se tais números estão corretos? As notas tanto oficiais quanto publicadas nesse mesmo site na época da inauguração de Jd Colonial, diziam que a rede em dezembro de 2021 chegava a 377km. As notas daquela epoca tambem diziam que destes 377, 353km ficavam dentro da região metropolitana.
Oi André, tudo bem? Realmente comi bola. Refiz os cálculos e temos cerca de 381 km de trilhos operacionais. Alguns dados são divulgados pelas operadoras, outros não são muito claros. A CPTM ora fala que tem 196 km, ora que tem mais ou menos. Obrigado por avisar.
O mais não está atualizado! Não tem nenhuma estação Varginha na linha Esmeralda
Esse site vai perdendo credibilidade ao publicar dados que ele mesmo sabe que ta errado. Varias pessoas reportam o erro e nao é feita nenhuma correção. A contagem de km e de estações esta errada, basta ver as notícias de 2021 quando as ultimas estacoes tinham sido abertas. É nitido que o governo tarcisio apagou muitas noticias publicadas antes de sua posse, mas ainda de encontram os dados anteriores na internet facilmente.