Com estação Varginha, rede metroferroviária de São Paulo chega a 381 km de extensão. Veja mapa atualizado

Maior malha sobre trilhos do Brasil conta com 13 linhas e 174 estações unificadas. Confira o Mapa do Transporte Metropolitano em 2025
Estação Varginha na manhã da inauguração (iTechdrones)
Estação Varginha na manhã da inauguração (iTechdrones)

A rede metroferroviária de São Paulo voltou a crescer finalmente após um hiato de 25 meses. Graças à abertura ainda que parcial da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, o mapa do transporte metropolitano voltou a crescer.

Isso não ocorria desde 29 de dezembro de 2021 quando a estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata, foi aberta. Duas semanas antes ocorria a inauguração de Vila Sônia, da Linha 4-Amarela e em agosto do mesmo ano, Mendes-Vila Natal, da mesma Linha 9.

Desde então, uma série de fatores acabou impedindo a expansão. No caso de Varginha, que já era aguardada há anos, o motivo foi o fornecimento de energia para o novo trecho, segundo disse o governador Tarcísio de Freitas na segunda-feira, 27.

Com Varginha, a malha sobre trilhos de São Paulo passa a ter cerca de 381 km de extensão – 1,8 km a mais do que antes. O total de estações passa a ser de 174* (considerando apenas uma estação de mesmo nome).

Somando as estações constantes nos 13 ramais, temos 201 paradas, mas mesmo esse dado tem algumas interpretações. No mapa, as linhas 7 e 10 aparecem parando em Luz, mas o Serviço 710 opera na extensão somada dos ramais.

Para conferir o novo Mapa do Transporte Metropolitano 2025 acesse nossa página especial

Rede sobre trilhos chegou a 373 km e 184 estações
Rede sobre trilhos chegou a 373 km e 184 estações

Embora conste do novo mapa, Varginha ainda não é um destino totalmente disponível. A operação assistida que começou está restrita aos dias úteis, no horário das 10h às 14h.

Além disso, os passageiros terão que trocar de trem em Mendes-Vila Natal para seguir viagem. Esse padrão deve perdurar por 90 dias quando a ViaMobilidade e a CPTM deverão decidir se expandem o funcionamento.

A operação integral não tem prazo para ocorrer, mas é realista pensar no segundo semestre, se todos os testes forem bem sucedidos.

Trem da Linha 17-Ouro: ramal deve ser o próximo a ser inaugurado em 2026
Trem da Linha 17-Ouro: ramal deve ser o próximo a ser inaugurado em 2026

O que vem por aí?

O mapa metroferroviário só deverá mudar novamente em 2026, possivelmente no final do primeiro semestre. E não será uma mudança qualquer.

Com a estreia da Linha 17-Ouro, o Metrô ganhará seu 7º ramal embora a operação esteja a cargo da ViaMobilidade. Serão mais 6,7 km e oito estações.

No segundo semestre poderemos ter outro grande salto com as oito primeiras estações da Linha 6-Laranja e em 2027 mais três estações da Linha 15-Prata e quatro da Linha 2-Verde.

Isso, é claro, se nada atrasar, o que não é algo incomum.

*Nota do editor: a extensão e quantidade de estações foi informada erroneamente. Refizemos os cálculos baseados em dados oficiais. Agradecemos aos leitores pelo alerta.

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  1. Ricado, poderia verificar se tais números estão corretos? As notas tanto oficiais quanto publicadas nesse mesmo site na época da inauguração de Jd Colonial, diziam que a rede em dezembro de 2021 chegava a 377km. As notas daquela epoca tambem diziam que destes 377, 353km ficavam dentro da região metropolitana.

    1. Oi André, tudo bem? Realmente comi bola. Refiz os cálculos e temos cerca de 381 km de trilhos operacionais. Alguns dados são divulgados pelas operadoras, outros não são muito claros. A CPTM ora fala que tem 196 km, ora que tem mais ou menos. Obrigado por avisar.

  2. Esse site vai perdendo credibilidade ao publicar dados que ele mesmo sabe que ta errado. Varias pessoas reportam o erro e nao é feita nenhuma correção. A contagem de km e de estações esta errada, basta ver as notícias de 2021 quando as ultimas estacoes tinham sido abertas. É nitido que o governo tarcisio apagou muitas noticias publicadas antes de sua posse, mas ainda de encontram os dados anteriores na internet facilmente.

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