O lançamento do edital definitivo do Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Campinas reacendeu as discussões sobre a implantação do modo de transporte no estado. A CPTM foi delegada a aprimorar os estudos, com ênfase no eixo leste até São José dos Campos.
O plano de negócios da CPTM para 2023 estabeleceu uma nova meta definida como “Estruturar as ligações regionais de passageiros no estado de São Paulo”. A companhia já trabalhou na modelagem de alguns serviços dessa natureza.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
A ideia é usar o corpo técnico da estatal para delinear as diretrizes básicas dos próximos TICs, sendo o principal o trem até São José dos Campos (TIC-Eixo Leste).
Diante das mudanças que os projetos vêm sofrendo ao longo dos anos, seja pela filosofia de trabalho que agora visa aproveitar a faixa de domínio dos trens de carga, ou pela demanda que se modificou, novos trabalhos precisarão ser realizados.
Dentre eles está a nova simulação de modelo de demanda da Macrometrópole Paulista. A CPTM pretende publicar o edital para contratar empresa que realize as novas modelagens que subsidiarão os futuros projetos de TIC.
Concomitantemente, será revisado o estudo de trens regionais existentes. A ideia é reconceitualizar as diretrizes para implantação dos Trens Intercidades ao longo do estado, tendo em vista as mudanças técnicas que viabilizaram os projetos mais recentes.
Apesar dos estudos estarem em pauta e terem como meta o ano de 2023, não há previsão de quando os próximos projetos de trens regionais para as regiões metropolitanas vizinhas à São Paulo possam sair do papel.
Depois de Campinas, poderiam planejar um trem intercidades até Sorocaba e expandir a linha 8 até Mairinque.
Expandir a linha 8 eu não digo, mas bem que poderia ter um trem intermetropolitano, de Itapevi até Campinas, passando por São João Novo, Mailasqui, São Roque, Mairinque e Alumínio. Um “trem turístico do vinho” também, da Júlio Prestes até São Roque seria super bem vindo também (até mais do que os que vão pra Mogi e Jundiaí).
Projeto e fácil. Quero ver a construção disso. E as empresas de transporte vão deixar isso acontecer? Já que o vale do paraiba tem a mafia do marrom.
Pelas declarações do Governador Tarcísio de Freitas recentemente, o próximo projeto após Campinas será o trecho Oeste, sentido Sorocaba. A previsão é ter a licitação até 2026.
O crescimento robusto da região metropolitana do Vale do Parahyba , sendo SJCAMPOS a capital regional, justifica tecnicamente a priorização dos estudos e dos projetos executivos subsequentes para esse eixo leste do Trem InterCidades.
S J CAMPOS vem se preparando desde 2017 para receber essa linha, tendo adequado seu plano diretor para esse importante projeto integrador e também devido ao peso do setor logístico intermodal presente para passageiros e cargas . Que bom que os estudos sejam feitos onde os números apontam maiores potenciais de retorno social e econômico.
Vai ser um bla bla bla de 10 anos mas duvudi muito que quando eu voltar a ver isso em 2033 que alguma coisa pratica tem sido feita, pois nenhum Renderin sequer existe, sßo repetem esse mapa varias vezes e o pessoal somente fica numa esperanca e vontade longincua… Se fosse na China já estaria pronto.
Mais uma desse governador turista. Só vai ficar no blá blá.
Nem a duplicação da Estrada do M Boi Mirim ele vai entregar imagine uma obra desse tamanho.
E QUE A ESTRADA DO M BOI MIRIM TEM A VER , É RESPONSABILIDADE DA PREFEITURA NÃO DO ESTADO, ACHO QUE TURISTA É A PREFEITURA A CIDADE ESTÁ CADA VEZ MAIS SUJA , A CHINA É RICA POR MANDAR TUDO QUE É PORCARIA INCLUSIVE PARA O BRASIL
Estrada do MBoi seria duplicada pelo Estado.
leia abaixo:
https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/sp/sao-paulo/bom-dia-sp/video/duplicacao-da-estrada-do-mboi-mirim-deve-ser-concluida-em-2026-segundo-governo-de-sp-11162729.ghtml
Como seria o TIC oeste pra Sorocaba? iria privatizar as linhas 8 e 9 novamente ??
começa a fazer o de campinas antes de ficar buscando mais projetos que durarão 50 anos. esse país é demais.