Com futuro incerto, CPTM tem melhor avaliação em pesquisa de opinião de 2023

Aprovação registrada no ano passado foi de 86,74% dos entrevistados. Apesar dos números positivos, companhia do estado pode desaparecer após concessão de suas linhas
CPTM obtém melhor indicador de aprovação em 26 anos (Jean Carlos)
CPTM obtém melhor indicador de aprovação em 26 anos (Jean Carlos)

Fundada em 1992, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assumiu as linhas de trens suburbanos que antes eram operadas pela Fepasa e CBTU.

Em três décadas, a empresa estatal aos poucos implantou vários processos de modernização da infraestrutura herdada além de otimizar a operação, atraindo milhares de passageiros.

A despeito dos avançõs, gestões passadas e a atual decidiram conceder seus ramais para a iniciativa privada, buscando com isso investimentos que não teria condições de fazer.

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Curiosamente, mesmo em meio ao repasse dos ramais como as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, e mais recentemente a Linha 7-Rubi, a imagem da empresa nunca foi tão boa, segundo a pesquisa de opinião mais recente, realizada em 2023.

O resultado obtido foi o melhor do histórico de operação, obtendo mais de 86% de aprovação. Atualmente a companhia opera as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Consulting do Brasil que entrevistou 3010 passageiros nas cinco linhas administradas pela estatal. A distribuição dos passageiros foi de 54,4% de homens e 45,5% de mulheres. A faixa etária predominante foi dos passageiros entre 25 a 34 anos.

A maioria dos passageiros usa os trens para ir ao trabalho, sendo que 75% do total de passageiros utiliza a CPTM há mais de cinco anos. Cerca de 65% dos passageiros acessam o sistema mais de cinco vezes na semana.

Quando questionados sobre a percepção nos últimos cinco anos, 54% dos passageiros apontaram que a empresa melhorou. Os maiores avanços foram percebidos nos trens e no tempo de espera nas estações. Para 68% dos passageiros, a empresa irá melhorar nos próximos anos.

Quando questionados sobre a percepção da empresa CPTM, 86,7% dos passageiros tiveram posicionamento positivo em relação à companhia contra 7,8% de posições negativas.

Historicamente, o resultado é o mais positivo da história da empresa. A avaliação superou a última marca de 85% registrada em 2021 quando ainda era operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Dentre os ramais melhor avaliados estão a Linha 10-Turquesa, com 94,3% de aprovação, e a Linha 13-Jade com 98% de aprovação. O pior dos trechos é a Linha 12-Safira com 77% de aprovação.

Os problemas

Os maiores problemas dentro da rede CPTM, segundo os passageiros, ocorreram principalmente nas estações (48%). Os trens tiveram apontamento de 39% das menções.

Durante as viagens, os maiores problemas registrados foram a lotação excessiva (62%), presença de ambulantes (28%) e a presença de drogados nos trens (16%). Já nas estações os problemas destacados foram a demora no intervalo entre trens (34%), não existirem escadas rolantes (24%) e o vão entre o trem e a plataforma (20%).

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Conclusão

Apesar de ver seu futuro incerto, a CPTM consegue mostrar que está em processo de plena melhoria. A satisfação dos passageiros não é fruto direto de apenas uma única gestão, mas um trabalho contínuo de décadas que resultou na renovação completa da frota de trens e reconstrução de estações.

Os planos do governo Tarcísio de Freitas, no entanto, são conceder as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade em breve, restando a Linha 10-Turquesa, que pode entrar em uma concessão junto do TIC para a Baixada Santista e a futura Linha 14-Onix.

Resta saber se as futuras concessões resolverão os problemas vistos no serviço prestado nas linhas 8 e 9 pela ViaMobilidade, que obteve nota mínima durante quatro semestres consecutivos. A concessionária está em processo de modernização das linhas após uma série de adversidades nos dois primeiros anos da sua gestão.

Obviamente, os “CNPJs” não fazem diferença alguma na prestação do serviço. Porém, a experiência profissional, modelo de gestão e investimentos maciços, muitas vezes sem retorno econômico direto, mas com reflexos em benefícios sociais, trazem maior repercussão positiva ao passageiro.

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22 comments
  1. o que eu acho mais engraçado como foi vandalismo problema de hoje na linha 11, sendo que o problema foi praticamente do lado pátio sp .

    1. tem fotos e vídeos mostrando o pedaço de pano jogado na rede aérea e pegando fogo.

      A cptm peca em não proteger as regiões que ficam sob pontes e viadutos, mas isso não deixa de ser vandalismo.

      o fato de ser próximo a oficina da luz não altera em nada, visto que o objeto foi lançado do viaduto que passa em cima da via férrea.

  2. Espero que essa reportagem chegue até o governador para entender que ele terá mais dividendos políticos mantendo a CPTM do que acabando com ela.
    Qualquer pessoa fica sem entender como que uma empresa brm avaliada em seu serviço precisa, segundo a ótica do governo, ser extinta?
    Esperamos que o os planos de concessão sejam revistos!

    1. O governador só tá interessado em conseguir mais grana com as privatizações. A maioria do eleitorado dele não anda de transporte público.

  3. Grande coisa, o Putin também foi “eleito” com 84% dos votos 😂
    A CPTM faz muito menos que a obrigação, já são quase 30 anos e ainda as pessoas correm risco de cair nos trilhos pois a maioria dos vãos são enormes, e isso é só um do problemas mas não vou me estender pq todo mundo já sabe as dificuldades da CPTM mas como é estatal todos fingem não existir…

    1. Não é de vontade da CPTM deixar passar trem de carga em sua malha, e sim, a concessão federal. São trens mais largos que os de passageiros. Isso explica o vão, dependendo da linha. Isso também explica a manutenção limitada, já que no horário que as linhas da CPTM estão fechadas, é o horário que também passa trem de carga.
      Esse tipo de problema a Via Calamidade não enfrenta. E mesmo assim presta um serviço muito pior.

    2. Fala das dificuldades da Viamobilidade, 🤣🤣, pessoas correm risco de VIDA todos os dias andando nas linhas 8 Diamante e 9- Esmeralda, um trem pode pegar fogo, ficar com pantografo enroscado, descarrilar, mas por a linha ser gerida por uma empresa privada vc esquece disso

    3. concordo com a pesquisa pois pego desde que era a rede ferroviária federal, agora é a melhor fase que pena que nós não somos ouvidos, vai privatizar e a população que se lasque

    1. A CPTM desde que assumiu ela melhorou e muito nos transportes sobre trilho, diferente da Supervia nem pra isso se mexe com suas linhas. a linha 9 era praticamente considerada uma linha de metrô depois que a viacalamidade assumiu foi problemas atrás de problemas.

  4. Apesar da opinião pública e números positivos em relação à CPTM (e, também imagino o mesmo para o Metrô), a atual gestão estadual está decidida em terminar (e forma acelerada) o processo de privatização/desaparecimento das empresas públicas paulistas, iniciado há mais de 20 anos atrás por seus antecessores…
    Neste caso, uma dúvida para debate aqui: não faria mais sentido buscar logo a federalização destas como forma de abatimento da dívida estadual com a União, como está se sugerindo lá em Minas?
    E sim, SP tem dívida e é alta (cerca de R$272,5bi, segundo o site do Tesouro Nacional), só não é proporcionalmente o mais endividado (RJ, MG, RS).

    1. Não é do interesse dos políticos privatistas reduzir custos, fato é que todas as concessões de trsnsporte geram mais gastos ao estado, temos aqui uma pesquisa que diz claramente que a empresa pública presta um serviço ótimo, e sabemos por varias outras matérias nesse mesmo site que o custo da cptm pro estado é menor doq as linhas privadas, então não tem justificativa nenhuma ss privatizações, é só uma corrupção marcada em contrato com empresas amigas dos políticos, não há melhoria, e não há redução de gastos

    2. A proposta de federalização, apesar de poder abater dividas do Estado junto a união, não se mostra vantajosa em termos de gestão.
      O período CBTU em São Paulo é uma boa memória. O Governo Federal, infelizmente, não tem foco o suficiente para atender as demandas de mobilidade regionais.
      O mesmo ocorreu com a Fepasa, infelizmente a gente viu no que deu.

  5. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou em 8/6/23 que o “Metrô de São Paulo terá um novo papel nos próximos anos”, assim como a concessão das linhas 11, 12 e 13. Segundo suas palavras, será uma “revocação”!?, e novamente em 7/7/23 mostrou suas verdadeiras intenções na matéria neste site “Privatização do Metrô de São Paulo deve ocorrer em 2025, com a CPTM inclusa”!?
    No momento que apesar do rodízio cada vez agrava o transito em São Paulo por outro lado as propagandas governamentais midiáticas pedem para a população se utilizar o transporte público em detrimento do individual, porém se tem na prática um descompasso e um governo entreguista despreocupado e descompromissado com a mobilidade pública em que se propõe instalar os TIC-Trens Intercidades sem expandir as linhas atuais em detrimento aos Trens Metropolitanos, cuja preocupação maior é fazer concessões dispersas e aleatórias com grande prejuízo para o Estado e a população sempre com fins eleitoreiros além de iludir a população com um festival de ações inexequíveis e postergações crônicas, o site Metrô/CPTM deveria fazer uma reportagem para demonstrar as condições atuais que os passageiros dos Trens Metropolitanos viajam, bem como Pesquisas de Origem Destino e Satisfação dos usuários cuja a última foi em 2017 e foi compromisso para agosto de 23 ainda não apareceram as quais tem sido postergadas para distorcer as reais finalidades das mudanças absurdas que a população não aprova, houvesse coerência a Linha 11-Coral possui superlotação com 7,1 passageiros/m² ultrapassando o máximo seria 6 p/m², e mesmo assim quer se estender até Barra Funda, que além de aumentar sua superlotação, se sobrepondo e interferindo em outras linhas, da mesma forma é a insensatez de se extinguir a Linha Integradora-710, porém é a certeza que os atuais planejadores a iram ignorar e joga-las num arquivo morto, mas para eles as concessões deverão ser continuadas.

  6. Sempre a um passo do sucateamento e da ineficiencia. Cabideu de empregos como qualquer empresa do estado.

  7. Como uma pesquisa financiada e contratada pela CPTM iria dar resultados negativos?

    A última pesquisa independente feita sobre a CPTM foi da Antp em 2014 e os resultados eram bem piores.

    1. se vc tem provas que a pesquisa foi manipulada, mostre-as.

      a propósito, a pesquisa realizada pela viamobilidade também é contratada da mesma forma, pela própria concessionária. e mesmo assim ficaram com 54% de aprovação.

      1. Errado. A pesquisa é contratada pela Via Mobilidade após o governo do estado escolher a empresa de pesquisa. A contratação da pesquisa é uma obrigação contratual, porém a pesquisa é auditada pelo estado e por um órgão independente.

        Já a da CPTM é contratada diretamente pela estatal e não possui auditoria independente.

  8. Sugiro que o site faça uma entrevista com o diretor de operações da CPTM e sua equipe , todos emprestados pelo Metrô e que em 4 anos fizeram uma revolução dentro da diretoria de operações , que está resultando nas pesquisas em questão.

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