As obras da estação João Dias da Linha 9-Esmeralda estão em sua etapa final de construção. Em vídeo postado pelo iTechdrones nesta segunda-feira é possível ver os funcionários da Telar realizando a limpeza das plataformas.
Placas de comunicação visual, bancos e outros equipamentos já estão prontos, indicando que os trabalhos estão perto da conclusão.
Além do acesso e plataforma, estão sendo realizadas a construção da nova via permanente e da rede aérea nas proximidades da estação. Essas obras também são de responsabilidade da Telar Engenharia mas diretamente com a CPTM, ao contrário da estação em si.
O contrato para a via permanente e rede aérea foi assinado em março de 2021 e tem prazo de finalização estimado em oito meses, ou seja, até o dia 12 de novembro. Atualmente este contrato sofreu um aditivo de valores e tarefas, mas que não implica na reorganização do cronograma de tarefas.
Dentre as principais atribuições ortogadas por meio do aditivo contratual estão a reconstrução e pintura da ciclovia, remoção e remanejamento de materiais e entulho, fornecimento de cabos e de estruturas para a rede aérea, além da testes e regulagem nos circuitos de via do sistema de sinalização. O valor do aditivo é da ordem de R$ 4,9 milhões.
A estação João Dias terá uma demanda estimada superior a 10 mil passageiros diários. Dentre as estações outrora planejadas no passado por meio do projeto de dinamização da Linha Sul (atual 9-Esmeralda), João Dias é a ultima a preencher a lacuna existente entre as estações de Santo Amaro e Pinheiro, finalizando um projeto que dura mais de 20 anos e trouxe inúmeros resultados positivos para a região.
Previsão de inauguração ainda incerta
A abertura da estação João Dias, antes prevista para setembro, acabou adiada para este mês. Havia a expectativa de que o local fosse inaugurado até o final desta semana. A CPTM ainda não havia divulgada uma data final até esta segunda-feira.
Disserem no site Via Trólebus que João Dias será inaugurada no dia 5 de novembro, um dia depois de Jardim Colonial na Linha 15, vamos ver se vai haver a confirmação disso mesmo.
Parece que tudo que tem relação com futuras inaugurações de obras de mobilidade urbana principalmente cptm e metrô de São Paulo é assim mesmo atrasos atrasos e mais atrasos muito se falavam em inaugurar estações para a Copa do mundo de 2014 o ainda muito estação não ficou pronta ainda depois mais de 7 anos depois e lá vem mais notícias de mais atrasos ainda haja paciência nossos políticos não andam de trem ou metrô pra eles tanto faz kkkk