Aberta nesta segunda-feira em operação reduzida (das 10h às 15h com cobrança de tarifa), a estação Campo Belo conclui a segunda fase de expansão da Linha 5-Lilás. Agora o ramal, operado pela ViaMobilidade, possui 17 estações em pouco mais de 20 km de extensão. Mas a linha não deve parar por aí, ao menos é que afirmou o governador João Doria nesta manhã em coletiva no local.
Segundo ele, os estudos formais para estender o ramal até Jardim Ângela já foram iniciados no final do mês passado. Ele compreende três novas estações a princípio, Parque Santo Dias, São José e Jardim Ângela e pode ser construído de forma subterrânea, ao contrário do trecho até Capão Redondo, que é elevado. Apesar disso, Doria não informou se existe previsão de o projeto ser licitado.
Além do trecho no extremo sul, o Metrô também estuda levar a Linha 5-Lilás até a estação Ipiranga, onde hoje passa a Linha 10-Turquesa da CPTM. Uma das propostas analisadas prevê outras três estações após Chácara Klabin: Ricardo Jafet (ao lado da avenida do mesmo nome), Bom Pastor (nas proximidades do Museu do Ipiranga e Parque da Independência) e Ipiranga, que também tem planos de receber uma estação da Linha 15-Prata do monotrilho algum dia.
Caso as duas extensões saiam um dia do papel, a Linha 5-Lilás ganharia cerca de 8 km de extensão além das seis estações comentadas, chegando a uma extensão total de quase 30 km e 23 estações. No entanto, esse cenário dificilmente ocorrerá na primeira metade da próxima década.
Operação normal já no sábado, dia 13
Assim como ocorreu nas inaugurações recentes que envolveram a ViaMobilidade e a ViaQuatro, Campo Belo funcionará por um curto período em operação em horário reduzido. Mas o governo já adianta que no próximo sábado, dia 13, a nova estação passará o operar em horário integral, das 4h40 à 0h00 entre domingo e sexta-feira e das 4h40 à 01h00 aos sábados.
A expectativa do Metrô é que passem diariamente pela estação cerca de 22 mil pessoas por dia útil. Segundo o governo, Campo Belo é a 85ª estação da rede metroviária que continua a contar com 96 km já que a parada não trouxe acréscimo de extensão.
Em sua campanha para o governo do estado o governador João Doria prometeu a extensão da linha 5 Lilás até o Jardim Ângela agora vamos esperar para ver se ele tem peito PR fazer ou se será apenas mais uma promessa para ganhar votos assim como fez José Serra e Alckmin
Já se adiante que é só promessa, no cenário atual é impossível começarem as obras da extensão do Jardim Ângela, considerando que ainda temos L17-Ouro e L6-Laranja com problemas em suas obras além da L2-Verde e L18-Bronze, esta última principalmente que está sendo tratada com extremo descaso
Expansão da Linha 5, nem em 2030. Esse governador não passa de um fanfarrão, mentiroso, só falou isso na empolgação.
Infelizmente a população do Jardim Ângela vai ficar esperando, pois só vai ficar na promessa, como já vem acontecendo há vários anos. Várias promessas vêm sendo feitas, porém nenhuma delas se cumprirá.
Quanto tempo demora para o metrô fazer estudos sobre a linha Jardim Ângela
Outra linha que necessita de ser expandida é a amarela, tanto pós Vila Sônia como pós Luz, em relação a esta última a linha poderia ser estendida até o Pari( para se interligar com a futura Linha Celeste) ou estendida até o Campo de Marte passando pelo Anhembi.
Expansao da linha 2 verde ate Guarulhos deveria ser a obra mais importante a ser retomada pois atende tambem a zona leste que precisa muito de reforço para os super lotados trems da CPTM e linha vermelha do METRO ! como ja disse o prezado Kiritsu, tem tambem o montrilho linha 17, que esta indo bem nas obras mas nao tem fornecedor de material rodante definido e sem prazo para entregar ! tem a linha 6 laranja com somente 15% executada e muito a fazer. Finalmente tem as 4 estaçoes do Monotrilho da linha 15 que estao em fase final para retomada. Se conseguir terminar e entregar estes 4 pepinos ate o final do governo ta de bom tamanho e chegamos perto de mais 50 km de METRO. De resto acho que a extensao da linha amarela ate Taboao da Serra tambem deveria ser prioritaria bem como a extensao da linha 5 ate o Jardim Angela, sao projetos de custo relativamente baixo e podem ser iniciados em 2020.
está mais fácil o palmeiras ser campeão mundial, do q acontecer essas obras de ampliação kkkkk
Carlos o Palmeiras ser campeão mundial e a estação Jardim Ângela sair ambas tem o mesmo peso e difícil de acontecer, é igual ver uma estrela cadente passar.
Sou palmeirense, mas tenho que concordar com vcs,kkkkkkkkkkkk
Ligar o Jardim Ângela a Cidade Tiradentes com apenas 1 troca de trens no Ipiranga seria um belíssimo projeto de mobilidade urbana pois veríamos os dois mais longínquos extremos com alta demanda da cidade serem conectados. Mas acho que é mais fácil eu me aposentar primeiro (e olha que ainda tenho apenas 30 anos).