As obras da Linha 6-Laranja do Metrô estão avançando de forma consistente. Em fase de construção pela Acciona e futuramente operada pela LinhaUni, o novo trecho metroviário já começa a receber dormentes para seu novo pátio.
As imagens aéreas produzidas pelo canal iTechdrones mostraram uma progressão significativa no pátio Morro Grande localizado na zona norte da capital paulista.
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O prédio da oficina de trens já está com sua cobertura praticamente concluída. As imagens aéreas revelam que os trabalhos estão focados nas movimentações de terra dentro do galpão que deverá receber as vias e valas para manutenção.
Igualmente, é possível ver o prédio administrativo onde será alocado o Centro de Controle Operacional (CCO) tomando forma. Será pela central de controle que a concessionária terá como gerenciar a operação da Linha 6-Laranja.
Ao lado é possível visualizar a caixa d’água e uma outra edificação que está sendo construída nas proximidades da oficina.
É possível também notar uma estrutura sendo concretada. Aparentemente será um local onde os funcionários poderão ter acesso à parte inferior dos trens. Como a estrutura ainda está tomando forma é difícil dizer qual será sua função.
Mais próximo ao túnel onde os trens entram ao pátio é possível visualizar uma série de caixas e uma rede de tubulações. Possivelmente a função dessa rede seja comportar os dutos por onde passarão os cabos dos sistema de energia, sinalização e telecomunicações.
Uma grande novidade é que, depois da chegada dos primeiros trilhos contatada alguns meses atrás, os primeiros dormentes já podem ser vistos no pátio. Um lote significativo está localizado perto da entrada do túnel de acesso.
Segundo o site da LinhaUni, o Pátio Morro Grande está, neste momento, com um avanço percentual de aproximadamente 51,11%. O local aproveitou o espaço de uma antiga pedreira para alocar as atividades de manutenção e gerenciamento da Linha 6.
Que gratificante ver esse projeto a plenos vapores. A propósito, saiu alguma coisa sobre as extensões anunciadas para a Linha 6?
Provavelmente devem usar a extensão já citada para a linha 6.
Ao norte, duas estações, Morro Grande e Velha Campinas
Ao sul, se forem quatro estações como anunciado, Estação Acilmação, Estação Cambuci (essas duas sem conflitar com a linha 16 – Violeta), e o que deveria ser mais lógico, interligar duas linhas e estações subutilizadas. Estação Mooca (com conexão na linha 10) e Estação Bresser-Mooca (desafogando a linha 3)
Problemas estão ocorrendo na parte norte da linha. Muitas falhas geológicas no local. O TBM está parado e não tem previsão de retornar.
O certo seria também expandir a linha laranja a leste, como nos plano original, só que ao invés de ir até Cidade Líder poderia ir até Cidade Tiradentes e não precisaria da linha 16 e também poderiam pensar na linha Cachoeirinha até o Ipiranga, passando pela Casa Verde, que merece uma linha de metrô.