A CPTM anunciou nesta quinta-feira (30) que a estação Mendes-Vila Natal, inaugurada em 10 de agosto, passará a contar com mais uma hora de funcionamento. A nova parada da Linha 9-Esmeralda está em operação assistida desde o dia 11 do mês passado, entre 10h e 13h apenas.
A partir desta sexta-feira, 1º de outubro, o horário será ampliado para 10h às 14h apenas em dias úteis. Os intervalos entre os trens, no entanto, continuarão extremamente altos, com partidas a cada 20 minutos, quatro a cinco vezes mais tempo que o headway da operação normal entre Grajaú e Osasco.
Desde o dia 11, a operação do novo trecho tem se mostrado precária, com trens andando em velocidades muito baixas, de cerca de 20 km/h. Tratam-se de indícios de que a extensão está funcionando de forma manual ou então com algum padrão de operação muito básico de deslocamento, por questões de segurança.
Para ir e voltar de Mendes-Vila Natal a cada 20 minutos não é necessário mais que um trem, que pode circular numa via isolada do restante da operação. Ao evitar o funcionamento em horários de pico, a CPTM também impede algum tipo de gargalo na operação principal.
Outro sintoma que atesta a pressa da gestão Doria em abrir Mendes-Vila Natal (que ganhou a adição do ex-prefeito Bruno Covas em seu nome) é o fato de que apenas 2.649 passageiros utilizaram a nova estação em agosto, dado mais recente divulgado pela CPTM.
Como a operação assistida ocorreu em apenas 15 dias, a média diária de usuários foi de somente 177 pessoas, ou seja, menos de 7% da capacidade total de apenas uma viagem de trem da linha. Para efeito de comparação, a estação Presidente Altino, a menos movimentada da Linha 9 com exceção de Mendes-Vila Natal, recebeu diariamente em média 1.845 passageiros em agosto.
O panorama para os moradores da região não deve melhorar tão cedo. Segundo declarações do governo, a estação só terá funcionamento pleno como as demais estações do sistema metroferroviário em 2022 (leia aqui).
O canal parceiro iTechdrones esteve na estação há 2 semanas e fez um vídeo aéreo do local. É possível visualizar que os trabalhos continuam na linha férrea em direção à futura estação Varginha, cuja entrega está prometida para o ano que vem.
É tenso. Se for de ônibus, acaba sendo até mais rápido.
Chega a ser cômico para não dizer ridículo. inauguração “PARA INGLÊS VER” a precariedade do modal não condiz com o discurso e muito menos com as faixas que esses políticos imundos poluiram a região da estação. Quem sabe assim o povo acorda e tira essas amebas do PSDB do governo do estado.
Presidente altino é a segunda estação com menor movimentação da linha 9?
Espero muito pelo funcionamento pleno. Por enquanto essa estação é quase que totalmente inútil 😔.
Se entregam 100% reclamam da demora. Se entregam parcialmente reclamam do intervalo reduzido.
Olá Joselito, devemos reclamar sim. A estação foi entregue sem estar pronta para atender a demanda existente na região. Inauguração de verdade é quando o serviço é pleno e nesse caso está bem distante da realidade. Se você achar normal a situação atual vale a pena assistir o vídeo mais recente do iTechdrones para conferir o trem circulando com velocidade de ‘bicicleta’ até a estação Mendes-Vila Natal. Sem falar na ausência de passageiros após o desembarque. Abraços.
https://www.youtube.com/watch?v=CAfOpgawWSo
Quem aceita quieto é tolo e permite que os politicos deitem e rolem. Tem que cobrar, pressionar e exigir mesmo, afinal foi construida com dinheiro publico
Vai babar ovo de politico em outro lugar
Tá de brincadeira? Uma estação entregue nas coxas, intervalos altos, velocidade baixíssima e um horário horrível de funcionamento, tem mais é que reclamar mesmo.