Com quatro rotas, malha de trens regionais de São Paulo deverá ter 350 km poderá e transportar 140 mil passageiros

Trens para Santos, Sorocaba e São José dos Campos estão listados entre os projetos de TIC para o futuro. Campinas será a primeira rota a ser construída, com expectativa de atrair 60 mil passageiros diários.
Rede de trens intercidades transportará 142 mil passageiros diários (Ank Kumar)
Rede de trens intercidades transportará 142 mil passageiros diários (Ank Kumar)

Para além do planejamento de uma rede futura de trens e metrôs, o governo do estado está empenhado em consolidar uma rede de trens intercidades. O projeto de trens regionais no estado contemplará mais de 350 quilômetros de novos trilhos.

Em palestra promovida pelo Instituto de Engenharia são revelados mais detalhes sobre a futura rede de TICs que percorrerá as principais cidades da macrometrópole. A proposta leva em consideração os estudos mais recentes onde a rede de transporte é incluída no processo de analise.

Traçado dos Trens Intercidades, vetor leste utilizaria a Linha 11-Coral (STM)
Traçado dos Trens Intercidades (STM)

Extensão

Os novos serviços de trens intercidades deverão ter extensão total de 356 quilômetros. O maior do serviços será o TIC Eixo Leste (São Paulo – São José dos Campos) com extensão de 104 quilômetros.

O eixo norte entre São Paulo e Campinas terá 101 quilômetros, enquanto o TIC Eixo Oeste, com destino à Sorocaba, terá 93 quilômetros de extensão. O menor dos trechos é o TIC Eixo Sul, com destino a Santos, tendo 58 quilômetros de distância.

Extensão da rede de trens intercidades (Jean Carlos)
Extensão da rede de trens intercidades (Jean Carlos)

Estações

Segundo a apresentação da STM a rede de TIC deverá ter 15 estações. Serão três paradas no eixo norte, e quatro nos demais quadrantes.

Novas estações da rede de trens intercidades (Jean Carlos)
Novas estações da rede de trens intercidades (Jean Carlos)

O TIC para Campinas terá como estação inicial Palmeiras-Barra Funda, passando por Jundiai até chegar em Campinas.

As características do serviço expresso entre SP e Campinas (GESP)

O eixo oeste, com quatro estações, poderia ter paradas localizadas em Água Branca, São Roque, Brigadeiro Tobias e Sorocaba, segundo os últimos estudos realizados. Uma quinta estação, em Antônio João é citada em estudos do PITU 2040.

Diagrama do TIC Sorocaba (PITU 2040)
Diagrama do TIC Sorocaba (PITU 2040)

Os estudos mais antigos sobre o eixo sul do TIC apontam estações em Santos, Cubatão, Mauá, Santo André, Tamanduateí e São Carlos/Brás (ponto de partida). A revisão de algumas estações pode tornar o trem mais veloz entre o planalto e a baixada.

Diagrama do TIC Santos (PITU 2040)
Diagrama do TIC Santos (PITU 2040)

Os trens com destino São José dos Campos deverão ter quatro estações em seu traçado. A versão mais recente do projeto apontava paradas em Brás, Engenheiro Goulart e São José dos Campos. Uma nova estação deverá ser contemplada em local não definido.

Diagrama do TIC São José dos Campos (PITU 2040)
Diagrama do TIC São José dos Campos (PITU 2040)

Novos trens

A quantidade de novos trens previstos para cada trecho são de oito composições, totalizando 24 trens especiais. Para o TIC Eixo Norte não há definição de quantidade de trens, uma vez que o contrato exige que as composições sejam adquiridas com base na oferta de lugares.

Novos trens previstos para a rede de trens intercidades (Jean Carlos)
Novos trens previstos para a rede de trens intercidades (Jean Carlos)

Passageiros

O transporte de passageiros de longo percurso e com média velocidade deverá beneficiar cerca de 142 mil passageiros diariamente. Esse valor é obtido com base em estimativas de demanda que levam em consideração a consolidação da rede metropolitana.

O trem entre São Paulo e Campinas é o mais promissor de toda a rede, com uma demanda estimada em 60 mil passageiros diários.

O segundo mais demandado pelos passageiros é o TIC para Santos com demanda média de 33 mil passageiros diários. Este valor poderá aumentar de forma considerável em determinadas épocas do ano, refletindo a alta demanda em feriados e datas festivas.

Os dois traçados com menor demanda são Sorocaba e São José dos Campos com 27 mil e 33 mil passageiros diários respectivamente. As regiões metropolitanas nos eixos leste e oeste não são tão pujantes quanto às demais, mas, isso não elimina a necessidade de se criar ligações fixas ferroviárias com estes locais.

Demanda estimada para a rede de trens intercidades (Jean Carlos)
Demanda estimada para a rede de trens intercidades (Jean Carlos)

Conclusão

A rede de trens intercidades está em constante aprimoramento e revisão. O primeiro TIC que será posto em prática será entre São Paulo e Campinas, cujo leilão deverá ocorrer no próximo dia 29 de fevereiro.

Os demais traçados requerem estudos mais aprofundados de traçado, estações, demanda, etc. Portanto, apesar de haver uma previsão sobre os aspectos da rede futura de trens de intercidades, todas as análises podem sofrer revisões.

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Constituir uma rede de transporte regional sobre trilhos é parte fundamental do desenvolvimento do estado como um todo. As conexões, além de possibilitar a redução do tempo de viagem, podem estimular as regiões contempladas economicamente e culturalmente, uma vez que as viagens se tornarão mais acessíveis e menos burocráticas com o modo ferroviário.

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  1. Poderiam pensar também em expandir o TIC até Piracicaba e aproveitar também a ferrovia que vai de Campinas a Mairinque e também fazer um TIC,passando por cidades importantes como Itu e Salto.

  2. Seria legal se esses Tics fossem integrados. Assim, um passageiro de SJCampos ou Campinas, por exemplo, poderia adquirir um bilhete direto até Santos.

  3. conversas fiada de políticos/empresasriados,TD p por dinheiro nas cuecas calcinhas sutiãs e contas fantasma,pois os transporte existentes é só expandir tal és com modelos diferente algo do tipo,e ser mais rápidos,pois n época fepasa q não souberam atualizar expandir melhorar etc era só melhorar,não precisa fc picando as ferrovias isso é perda de tempo dinheiro e geraçao de empregos nas cidades da regiões,burrice brasil.tem + burros no poder q animal burro na terra.prq até o mais burro dos burros sabem como fazer.estica cptem de Jundiaí p campinas,e d via mobilidade lixo fz até sorocaba.simples.reforma modifica TD e vamos gerar lucros e empregos.passageiros e cargas diversas.

  4. Espero que os TICs deem certo independentes de quem for controlar cada linha, pois esse é o primeiro passo para restaurar a malha ferroviária que São Paulo tinha no século passado, além que todos esses TICs podem ser expandidos para o interior de São Paulo sem perder velocidade, só não sei se as estações comportariam um aumento de demanda com a futura expansão dos TICs.

  5. o tic eixo norte é um projeto caro, que usa uma malha antiga, com traçado dos piores em termos de serviço expresso e com subsídio robusto do poder público. isso se sair do papel, pois está mais com cara de pretexto para conceder a linha 7.

    FHC e covas venderam as ferrovias , um morreu e o outro tá quase. dória vendeu a linha 8 e 9, saiu da política e ficou por isso. Tarcísio daqui 3 anos daí do cargo de governador e deixa a bucha pro povo paulista.

  6. No Brasil nada anda com a MAFIA DOS TRANSPORTES RODOVIARIOS, as empresas milionárias dão o jeitinho brasileiro e os projetos não saem do papel.
    sempre usei trem de São Paulo a São José do Rio Preto….mas acabaram para dar lucro aos rodoviários e pedagios

  7. Vai “inaugurar” no dia de São Nunca – 30 de Fevereiro de 2112 !!!

    Pô !!! PALHAÇADA QUE ESSES POLITICOS E OS MILITARES FIZERAM COM AS FERROVIAS !!! DESMONTARAM TUDO !!! PARA FAVORECEREM AS MONTADORAS AUTOMOBILÍSTICAS !!!

    E agora querem fazer tudo “de novo” ??? Ah, vá !!!

    E O POVO QUE ME FICA QUIETO ??? NINGUÉM FALA NADA ??? E na época do fim da FEPASA 1998 ??? NINGUÉM PROTESTOU ???

  8. O projeto do TIC Leste é péssimo, não vai atender a demanda do Vale do Paraíba com apenas uma parada em São José dos Campos. No mínimo, além de São José dos Campos, deveria ter estações em Jacareí e Taubaté.

    Se a ideia for mesmo usar o traçado do Ramal de Parateí para fazer o TIC Leste, esse é o eixo de implantação mais fácil, bastando intercalar os horários de viagem com a operação da MRS Logística.

    Porém, por exemplo, qual a lógica de fazer o morador de Jacareí ter que voltar para trás e ir para São José dos Campos, para seguir viagem até São Paulo? Não tem sentido nenhum nisso, até pelo fato, logisticamente falando, fazer até mais sentido implantar uma estação em Jacareí do que em São José dos Campos, junto ao fato de ser mais fácil de se fazer uma estação em Jacareí (na região do Pagador Andrade) do que em São José. Obviamente pela demanda, SJC terá sua estação, só que do ponto de vista prático, e até com o intuito de ampliar o número de usuários, também faz todo sentido uma estação também em Jacareí na primeira fase do projeto.

    Em um segundo momento, o serviço poderia ser expandido para Taubaté, Pindamonhangaba e uma parada em Aparecida aos finais de semana, feriados e datas religiosas de maior fluxo.

  9. Além da pouca ação, estão optando por projeto restrito, complicado e lento justo para a rota de maior demanda do país que é São Paulo/Campinas. Se estão propondo solução tão limitada para o eixo, de longe, de maior demanda, como esperar projetos decentes para os outros eixos?

    1. Questão bem interessante essa que você levantou.

      Se me recordo bem, o TIC Eixo Norte tem projeto de duas rotas: Uma linha expressa, com paradas em Campinas, Jundiaí e São Paulo e o Trem Intermetropolitano (TIM), com paradas em Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira e Jundiaí, de onde seguiria para São Paulo, com possibilidade de se incluir paradas em Americana e Francisco Morato.

      Outra região que na verdade tem demanda maior do que o apontado nos estudos é o Eixo Leste, pois o estudo desconsiderou na prática o Vale do Paraíba, incluindo apenas uma parada em São José dos Campos. Esse sistema poderia ser readequado com estudos para a implantação de um trem regional (o Vale do Paraíba só tem transporte intermunicipal por ônibus e o sistema, cuja concessão venceu há mais de 15 anos, já apresenta saturação) de Jacareí até Cruzeiro. Com isso dentro do TIC, paradas em Jacareí e São José dos Campos já atenderiam a região de forma mais adequada.

      A ideia de um trem regional poderia ser aplicada no Eixo Campinas. Seria uma forma de integrar cidades como Piracicaba, Americana e Hortolândia ao sistema.

  10. Infelizmente o Brasil está 60 anos de atraso para os trens de alta velocidade com relação aos outros países. Aqui só vai sair se pôr para uma empresa estrangeira construir. Eles fazem rápido e bem feito porque no Brasil as coisas demoram e ulos é nunca fica pronto.

  11. Tic eixo leste a demanda é bem maior, principalmente se chegar em Taubaté( No mínimo 3 estações: São José dos Campos, Cacapava e Taubaté). Estamos de olho nesse governador que está muito determinado em entregar o patrimônio do estado pra CCR a troco de banana.

    1. Teriam que ser quatro estações, pois é inviável fazer com que o morador de Jacareí tenha que voltar para trás e ir para São José dos Campos para seguir viagem para São Paulo.

      A linha 5114 (Jacareí/SJC – Via Dutra) é a linha intermunicipal com maior volume diário de passageiros em todo o interior paulista. Além disso, cerca de 100 mil veículos passam diariamente pelo limite Jacareí – SJC na Dutra. Ou seja já não comporta mais uma demanda extra de moradores de Jacareí tendo que se deslocar para SJC só para pegar trem lá. Aliás, nem lógica teria um movimento desses.

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