Inaugurada há pouco mais de dois anos, a Estação Jardim Colonial, da Linha 15-Prata do Metrô, demorou para atingir uma operação dentro do planejado.
Embora as obras tenham sido céleres, a abertura da nova parada de monotrilho esbarrou numa limitação técnica: não havia como os trens manobrarem para que o serviço fosse direto até Vila Prudente.
Faltava um aparelho de manobra de via, o chamado “track-switch”, que estava em construção na época mas por um outro contrato.
Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Com ele, os trens poderiam seguir após a plataforma, trocar de via, e voltar no sentido. Mas durante meses, os passageiros do ramal tiveram que desembarcar em São Mateus para tomar outro trem e seguir viagem.
Demanda de 7 mil usuários por dia
Essa situação foi finalmente resolvida no início de janeiro deste ano, quando a área de manobra passou a funcionar de forma plena.
Com isso, as composições agora operam entre Vila Prudente e Jardim Colonial em todo o horário comercial, tornando o trajeto mais ágil e confortável.
E o reflexo disso pode ser visto nos números de janeiro: a nova estação passou a ser uma das mais movimentadas da Linha 15-Prata, empatada com Sapopemba.
Estação | Janeiro de 2024 | Janeiro de 2023 |
---|---|---|
Vila Prudente | 46.000 | 46.000 |
São Mateus | 14.000 | 14.000 |
Sapopemba | 7.000 | 7.000 |
Jardim Colonial | 7.000 | 5.000 |
Oratório | 5.000 | 5.000 |
Vila União | 5.000 | 4.000 |
São Lucas | 4.000 | 4.000 |
Vila Tolstói | 4.000 | 4.000 |
Jardim Planalto | 4.000 | 4.000 |
Camilo Haddad | 3.000 | 3.000 |
Fazenda da Juta | 3.000 | 3.000 |
Os dados divulgados pelo Metrô não são precisos, infelizmente, mas mostram uma demanda em torno de 7 mil usuários por dia.
Ela está atrás apenas de São Mateus, com 14 mil passageiros, e obviamente Vila Prudente, com 46 mil usuários e que serve de conexão com o restante da malha metroferroviária.
Espera-se que em 2024 os números não só de Jardim Colonial como da linha como um todo cresçam à medida que a operação vai sendo aprimorada.
Eu acredito q com a expansão a leste, a demanda da estação Jd. Colonial deve cair, pq os os usuários dela, utilizam as linhas de ônibus 4011, 4018, 3033, entre outras, qnd o monotrilho estiver na Av. Jacu-Pêssego, o pessoas já vair descer ali, sem precisar ir ate Jd. Colonial
Sim, é o que deve ocorrer naturalmente quando a L15 chegar à Estação Jacu-Pêssego.
Espera-se também que a oferta de trens na L15 aumente proporcionalmente, senão o desconforto irá aumentar obviamente.
Além disso, espera-se também que a área de manobra da L15 em Vila Prudente também entre em operação comercial plena, a fim de garantir uma operação mais fluida e justificar tal intervenção (obra) que foi finalizada há vários meses já.