A Linha 19-Celeste é um dos principais projetos de metrô que estão sendo cotados para implantação nos próximos anos. Atualmente está em fase de elaboração o projeto básico, que nada mais é do que o detalhamento das obras e o dimensionamento de toda a linha. Este é um passo essencial para contratar as obras.
O site expôs ao longo de quatro matérias as principais estações da Linha 19-Celeste dentro do município de Guarulhos. Nesta quinta e última matéria o foco será na estação terminal 19-Celeste, a estação Bosque Maia. Confira também as matérias das outras estações:
A estação Bosque Maia está localizada em uma das áreas mais nobres e importantes da cidade, próxima a grandes avenidas de um importante parque municipal que dá nome a estação.
O terminal da Linha 19-Celeste em Guarulhos se localiza no cruzamento entre as Avenidas Paulo Faccini e a Avenida Tiradentes. A estação contará com três acessos localizados, sendo eles o acesso Leste (onde hoje está um McDonalds), o acesso Oeste (onde se localiza uma agência do banco Santander) e o acesso Sul (próximo ao Helbor Patteo).
Estima-se que a demanda de passageiros da estação Bosque Maia seja de 42 mil passageiros diários. Aproximadamente 90% desses passageiros serão integrados através do sistema de ônibus, o que tornará a região uma forte indutora de deslocamento, ampliando o processo de desenvolvimento local.
A estação contará com baias para carros e táxis, além de um bicicletário que tornará a experiência do passageiro ainda mais cômoda. Considerando a existência do parque e da ciclovia na região, a presença desse dispositivo torna-se ainda mais relevante.
A estação Bosque Maia deverá ser construída utilizando a técnica de escavação VCA (Vala a Céu Aberto). Estima-se que a profundidade da estação seja de aproximadamente 21 metros.
Além da estação Bosque Maia, haverá ainda um estacionamento para trens e um poço onde será instalado a saída de emergência e ventilação. As vias deverão ser prolongadas por mais 750 metros, espaço suficiente para alocar até quatro trens que deverão ser utilizados de forma estratégica.
Eu ainda acho q está linha poderia ser progredido em mais 3 estações. Estação Bom Clima, perto da prefeitura. Estação Otávio Braga, perto do cruzamento da Av Tiradentes com a Otávio Braga. E a Terminal CECAP-HGG ligando com a estação da linha 13.
Uma pena que o McDonalds, palco dos primeiros show dos Mamonas, será demolido!!!
O McDonald’s não será demolido, na verdade a saída da estação irá ocupar só o estacionamento..
O que será demolido é todo o quarteirão da agência do Santander até a smartfit, isso sim será uma grande demolição mas necessária para a implantação da parte principal da estação..
Super concordo com a extensão até o Cecap, é muito mais lógico e melhor elaborado do que a extensão da Linha 13 – Jade até o Brás ou Palmeiras – Barra Funda usando os trilhos de outras linhas.
Com mais 7km essa linha chegava no aeroporto.
Fico indignada com o metrô chegando apenas nos bairros nobre.
Sou residente do bairro Bonsucesso, onde é um caos o transporte público, além de se caro a passa, a demora dos ônibus é grande e poucas linhas de ônibus, não temos opções.
Na minha opinião a maior necessidade de metrô, trens seria nós bairros periféricos, onde o povo sofre muito pra ir até o trabalho.
O projeto da linha 13 até Bonsucesso é o que então?
Seja em que lugar for que o metrô chegue em Guarulhos, o importante é chegar de verdade, pois espero desde a década de 70!!!
Bom dia, tem o projeto da estação Jardim Julieta para postar? A comunidade está ansiosa para mais informações.
Só acredito quando ver… Vamos esperar…talvez em 10 ou 20 anos uma obra começa.
Será a primeira linha intermunicipal de metrô 🚇. Será que ainda vou ter o privilégio de andar nessa linha de metrô?
O golpe tá aí.. cai quem quer.. como disseram, daqui há 20 anos pode ser que alguma obra comece