Como está o novo túnel da Estação Luz que facilitará ligação com a Linha 4-Amarela?

Escavação da passagem de integração com a CPTM foi finalizada e agora trabalhos se concentram no acabamento do espaço, que será aberto em 2025
Túnel da estação Luz desafogará integração (Jean Carlos)
Túnel da estação Luz desafogará integração (Jean Carlos)

As obras do novo túnel de integração entre a CPTM e a Linha 4-Amarela na Estação Luz estão avançando. Com a etapa de escavações perto de sua conclusão, os trabalhos de engenharia continuam sendo realizados.

Segundo o relatório de empreendimentos da CPTM, a empresa trabalha em duas frentes. Uma delas é a confecção do túnel de integração escavado pelo método NATM

As escavações do túnel foram praticamente encerradas e nesta etapa a empresa realizou a impermeabilização e instalação das estruturas metálicas para a implantação do revestimento secundário.

O túnel ainda não está conectado com a Linha 4-Amarela. Resta ainda a perfuração da densa camada de concreto armado da estação metroviária para que a ligação seja efetivada.

Ao mesmo tempo ocorre a concretagem do lastro para a implantação de vigas que farão parte do hall de integração. Estas estruturas conferem mais segurança e estabilidade para a construção.

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O novo túnel de conexão entre CPTM e ViaQuatro deverá ter 125 metros de extensão e 9 metros de largura. O acesso da Rua Mauá deverá ser reformulado. A obra tem custo de R$ 59,9 milhões e tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2025.

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8 comments
  1. É aquele velho comentário.
    FALTA O TÚNEL DE LIGAÇÃO COM A ESTAÇÃO JÚLIO PRESTES.
    O governo não tem planos de fazer essa obra?

    1. Na verdade, já há uma passagem até a Sala São Paulo, que, com alguns ajustes, poderia servir também como integração não tarifada. Pode não ter sido feita ainda por conta de demanda, uma vez que a integração pode ser feita em outras linhas.

      1. A integração ali seria ótima. Linhas 7 e 8 terminando na Júlio Prestes (sei que não vai acontecer), linha 10 na Luz e a 11 conectando Barra Funda e Luz.

    2. número de passageiros de Júlio Prestes a mesma coisa da extensão 3.000 passageiros catracados dia pra baixo

    3. Não falta, essa integração é irrelevante e sem sentido, da ponta leste da Júlio Prestes pra ponta oeste da Luz na L7 tem 500m, é maior doq a distância entre Sé e Liberdade, e se for considerar a integração com metrô, são 800m entre Júlio Prestes e a plataforma da L1, não existe possibilidade dessa integração ser utilizada em hipótese alguma

  2. a privada do grupo CCR, que opera a linha4, deve estar ajudando com $$$$ nessa obra né ? (contém IRONIA). Afinal também será beneficiada… enfim. AQUI EM SP adoram o martelo sempre pronto para ajudar as ESTATAIS PRIVADAS.

    1. olha esse túnel já nasceu defasado porque eles não pensaram que a linha quatro ia levar esse número de passageiros para estação da Luz só que triplicou o número por isso do segundo tunel

      1. esse problema do acesso em massa será minimizado, ou melhor, balanceado com a abertura da linha verde na Penha. muitas pessoas do extremo leste que precisam acessar a Paulista, por exemplo, precisam passar pela linha 4 pela falta de integração da linha coral, a não ser tarifada.

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