As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo até a Estação Penha contemplarão uma série de obras para prover a integração entre os trechos da Zona Leste. Enquanto uma nova estação será construída para a CPTM, na Linha 3-Vermelha haverá adaptações na estrutura existente
O site obteve acesso ao projeto básico da Estação Penha que mostra quais serão as principais intervenções que permitirão a integração da Linha 3-Vermelha com as linhas 2-Verde e 11-Coral da CPTM a partir de 2027.
O primeiro e mais importante ponto a se destacar: a integração com a Linha 3-Vermelha deverá ser feita apenas por passarela, segundo os documentos. Não haverá saguão subterrâneo para os passageiros fazerem a transferência oriundos ou provenientes da Linha 3.
A passarela de integração com a Linha 3-Vermelha deverá ser construída em um novo local. Para isso, o mezanino da estação Penha precisará ser ampliado. Novas escadas rolantes e elevadores serão implantados.
A passarela permitirá que o passageiro da Estação Penha (Linha 3) acesse a Linha 11-Coral e a Linha 2-Verde. O acesso à Linha 2-Verde deverá ter dois conjuntos de escadas para melhorar a distribuição de fluxos.
A atual passarela, que hoje faz parte da área livre, deverá ser adaptada para receber a linha de bloqueios e bilheterias da Linha 11-Coral, além de novas escadas que permitirão acesso para a Linha 2-Verde.
Integração Linha 2/Linha 11
Cabe citar que, enquanto a integração com a Linha 3-Vermelha se dará exclusivamente por meio de passarela, a transferência entre as linhas 2-Verde e 11-Coral será feita por um túnel subterrâneo.
A proposta de túnel pode ser justificada através de dois aspectos. O primeiro é o de otimização do fluxo de passageiros, separando as transferências da Linha 3-Vermelha e 11-Coral, evitando gargalos.
O segundo fator é o fato da estação da Linha 11-Coral está sendo construída do zero. Isso permite que a integração em subterrâneo possa ser planejada com maior facilidade. No caso da Linha 3-Vermelha, as obras com a estação em operação poderiam exigir a sua interdição.
Imagens mais recentes feitas pela empresa Consbem, que faz parte do consórcio que implanta a estação Penha, mostram o corpo da nova estação da Linha 11-Coral. Foram executadas paredes de contenção (paredes diafragma) para possibilitar a remoção do solo.
A chegada da Linha 2-Verde em Penha representará um importante avanço para a mobilidade na região leste de São Paulo, minimizando a concentração de pessoas na região central, evitando a superlotação típica nos horários de pico.
E a transferência ocorrerá em todo o período da operação, ou vai continuar com aqueles horários restritos como em Itaquera e Tatuapé?
E as transferências atuais de Itaquera e Tatuapé, continuarão em horários restritos?
Se já deixaram a transferência da Linha 2 com a linha 3 separada da linha 11 e pelo que mostra o projeto básico não haverá passagem gratuita para a Linha 3 e 11, provavelmente irá continuar a mesma coisa agora também na Penha.
Os modelos de projeção de demanda consideram as transferências fechadas no pico em Itaquera e Tatuapé, e aberta em Penha.
Mas isso não significa que, quando inaugurar, vão realmente abrir no pico Penha da L11. Entre L2/L3 sim será sempre livre. Mas a abertura da integração com L11 pode afetar a L3 também, atenuando o efeito de diminuição da demanda nesta linha (graças à expansão da L2).
Além do mais, com a expansão da L2 para Guarulhos, talvez a transferência tenha de ser fechada entre L2 e L11, para que a L2 consiga operar adequadamente. Isto pelo menos até termos uma rede realmente adequada para TODA a região leste da cidade.
Não faz muito sentido construir um Hub de transferência pra fechá-lo depois…
Desnecessário estas marcas d’água enormes e que dificultam a visualização das plantas. Acredito que o site deveria estar mais preocupado com a informação ao invés da proteção de uma imagem que é pública. Obrigado!
Oi Randal, concordo que a marca d´água ficou forte demais. Vamos torná-la menos evidente da próxima vez. Quanto à proteção da imagem, a questão é outra. Há vários sites que copiam conteúdo e trabalho alheio, incluindo imagens que extraímos de documentos e tratamos para uso no site. Se não colocamos marca d´água, facilitamos a vida desses indivíduos. E o Google não está nem aí em separar conteúdo autoral de plágio. Abraços!
Por um lado, as linhas 3 e 11 vão desafogar no centro. Por outro lado, a linha 2 dá medo de pensar na lotação que vai ficar. Mesmo assim, obviamente, expansão mais do que necessária.
Acredito que o trecho crítico será entre Tamanduateí e Chácara Klabin, e entre Paraíso/Ana Rosa e Vila Prudente bem mais lotado
Léo,
É exatamente isso que, infelizmente, vai acontecer.
Cheguei a ver um esboço de que a linha 5 deveria subir do Ipiranga/São Carlos até a Bresser-Mooca ou Belém (era cogitada até o Tatuapé, mas seria outra estação que ficaria ainda mais sobrecarregada). Espero que se concretize. Isso traria outra opção para quem pega os trens lotados da linha 3 e da linha 2 e tiver que viajar sentido centro ou sul/sudoeste.
Poderia haver um estudo também na expansão sentido leste da linha 4, após a Luz, sentido Vila Maria (essa estação na Zona Norte poderia, inclusive, ser um hub que conectaria e distribuiria os passageiros entre as linhas 19, 4 e 5, num futuro bem distante), desafogando as linhas sentido centro e zona sul/sudoeste. E também contar com a linha 16 sendo construída o quanto antes.
L5 no Tatuapé (pode ser também Bresser ou Belém) seria um sonho, ligaria ZL e ZS sem precisar passar pelo centro velho e ainda por cima desafogaria a L2 quando esta já tiver final em Guarulhos.
ND, isso mesmo!
Basicamente, o passageiro antes espremido num “trem da zona leste” passará a se espremer em um “trem da Avenida Paulista”… bem mais chique, né?!
Isso sim será um salto e tanto em mobilidade.
Tecnicamente, dependo da origem/destino, talvez seja possível ganhar uns 5 min de tempo total de viagem… ou talvez nem isso… um ganho e tanto de tempo, hein?! (Obs.: contém ironia neste parágrafo; é bom avisar…).
Ao contrário, com esse pensamento, São Paulo teria MAIS linhas, e não apenas a expansão “infinita” de uma linha na zona leste (aliás, para além aihda da zona leste neste caso, o que se torna ainda mais preocupante).
Pra desafogar a L2, só com a L16 pronta ou extender a L5 até o Tatuapé, porém dificilmente essa segunda opção aconteceria. Existe outro problema pra L2 e que é expansão até Dutra em Guarulhos, que vai colocar mais “um montão” de passageiros nesta linha.
Pelo o que entendi a estação Penha linha 11 vai ser subterrânea?
Não. Só o túnel para a transferência de passageiros.
Serviço público de qualidade.
Não precisa de CCR, Comporte ou qualquer empresa privada para tocar o transporte ferroviário e expandi-lo.
É uma pena que na prática, depois de tudo isso concluído o governador vai querer entregar para algum emprego empresário ganhar dinheiro…
“A chegada da Linha 2-Verde em Penha representará um importante avanço para a mobilidade na região leste de São Paulo (…)”:
Não sejamos ingênuos. Sabemos da importância sim dessa expansão para PARTE da região leste da cidade, sobretudo para a L3–Vermelha. Mas também sabemos que isso será um “retrocesso”, por exemplo, para os passageiros da L15 (que são de outra parte TAMBÉM da região leste paulistana) —além dos passageiros do ABC Paulista e da região do Heliópolis—, que passarão a ter enormes dificuldades para seguir viagem pela L2 a partir de 2027, pelas estações Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã.
A expansão da L2 é como varrer a poeira em casa de um cômodo para outro e achar que já está tudo resolvido.
Vamos “esvaziar” a Sé, e, por conseguinte, indiretamente, superlotar Vila Prudente, Tamanduateí e Sacomã.
Importante avanço mesmo de mobilidade será, por exemplo, a L6–Laranja em parte da região norte paulistana, que NÃO vai precisar complicar a vida de ninguém para trazer mobilidade para mais gente.
Se depender desse pensamento, São Paulo nunca teria metrô.
Ao contrário, com esse pensamento, São Paulo teria MAIS linhas, e não apenas a expansão “infinita” de uma linha na zona leste (aliás, para além aihda da zona leste neste caso, o que se torna ainda mais preocupante).
Ao contrário, você mesmo disse que ampliar o metrô só vai complicar a vida do cidadão que hoje usa a Linha 2.
Então você se posiciona contra a expansão do metrô por motivos mesquinhos.
Ao contrário, com esse pensamento, São Paulo teria MAIS linhas, e não apenas a expansão “infinita” de uma linha na zona leste (aliás, para além ainda da zona leste neste caso, o que se torna ainda mais preocupante).
Victor Mercúrio, meu carro tem capacidade pra 5 pessoas. Se estiverem pelo menos 3 pessoas nele (o que representa 60% da capacidade, mais da metade), ele está colapsando?
Talvez não devessem nem ter expandido a linha verde até a Penha, pois quem já usa a L2 vai sofrer com essa superlotaçao rs
Pelo jeito o negócio é só construir linhas sem conexões para não atrapalhar os usuários atuais…
Será que a nova estação Penha da Linha 11 Coral terá o mesmo nome que tinha da antiga estação Carlos de Campos que tinha antes da construção do Expresso Leste nos anos 2000.
não, provavelmente vai se chamar Penha também.
Não, vai ser Penha igual as demais.