A Linha 19-Celeste é um dos ramais que está em fase de planejamento pelo Metrô de São Paulo. O trecho inicial que ligará a estação Bosque Maia em Guarulhos até a estação Anhangabaú está com o contrato assinado para a elaboração do projeto básico, essencial para a realização da licitação de obras civis.
Depois de abordar as estações da Linha 19-Celeste no município de Guarulhos, avançaremos para as demais estações no trecho que estão dentro da capital paulista, iniciando pela estação Jardim Julieta que se localiza próximo ao limite entre as cidades.
A estação Jardim Julieta estará localizada no cruzamento entre as Avenidas João Simão de Castro e a Avenida do Poeta. A parada contará com dois acessos principais, sendo o primeiro ao norte nas proximidades da praça Padre João Bosco Penido Bernier, o acesso sul está localizado na Praça do Caminhoneiro.
A implantação da estação Jardim Julieta se justifica pelo atendimento à demanda local, predominantemente residencial. A expectativa de demanda para a estação é de aproximadamente 39 mil passageiros por dia.
O local também possui facilidade de acesso às vias de grande movimento como a rodovia Fernão Dias e a rodovia Presidente Dutra, essas características dão a estação maior nível de conexão a nível metropolitano, atendendendo não só a demanda local, como a de municípios vizinhos que sejam serviços pelas linhas da EMTU ou por ônibus fretados.
O desafio para a implantação da estação Jardim Julieta é a interferência da rede de alta tensão que passa pelo canteiro central da avenida João Simão de Castro. Pelo fato do método construtivo adotado ser o VCA (Vala a Céu Aberto) pode ser necessário realizar o remanejamento da estação. Este remanejamento deverá ser trabalhado dentro do projeto básico que escolherá a proposta mais viável.
Com uma profundidade estimada em 19 metros, a estação Jardim Julieta será uma estação única no Metrô. Isso porque a estação deverá contar com quatro vias e quatro plataformas (duas ilhas). Isso possibilitará a adoção de estratégias operacionais que viabilizem uma maior fluidez na linha.
Confira também as demais matérias sobre as estações da Linha 19-Celeste:
Muito estranho esse projeto, porque segundo os mapas recentes do metrô a estação não ficaria mais nesse local, e sim mais acima em direção ao noroeste paralelo a Rua Augusto Montenegro, to muito confuso agora
Quem faz divisa é estado. Município faz limite… vale arrumar o texto.
Obrigado pelo alerta. O texto será corrigido.
Essa linha 19-Celeste é o sonho dos moradores de Guarulhos, pois vai integrar 2 centros de cidades tão próximas e importantes, com grande fluxo de trabalhadores e moradores.
Desde os primeiros projetos de expansão da Linha 1-Azul nos anos 70 e 80 falavam que ia chegar até Guarulhos e a chegada ao Tucuruvi, realimentou o sonho.
Agora parece que o sonho é mais realista, mesmo que seja numa linha totalmente nova.
Acho que depois dessas, poderiam avançar em projetos para interligar a região do ABCD no Metrô, que também tem um grande fluxo de trabalhadores e moradores…