Às vésperas do leilão do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas os principais participantes parecem definidos. Nesta semana, a chinesa CRRC e o Grupo Comporte tiveram reuniões com o governador Tarcísio de Freitas.
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A informação consta da agenda oficial do mandatário. Na segunda-feira (26), o governador recebeu em seu gabinete a equipe da CRRC Brasil, uma das maiores fabricantes de trens do mundo.
Já nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, foi a vez de o governador receber dirigentes do Grupo Comporte no Palácio dos Bandeirantes. Não se sabe exatamente o teor das discussões, mas os rumores sobre um consórcio entre as duas empresas têm sido frequentes.
Entende-se que o consórcio formado pelo Grupo Comporte, CRRC e CRCC deverá disputar o leilão contra o Grupo CCR e a Alstom. Informações preliminares citam que os chineses estariam dispostos a implantar uma filial da CRRC em território brasileiro.
Protestos contra o leilão
Também nesta quinta-feira (28) os sindicatos dos metroviários e dos ferroviários marcaram um protesto em frente à Bolsa de Valores de São Paulo (B3) onde será realizado o leilão do TIC Eixo Norte.
As entidades apontam quatro motivos para exigir o cancelamento do leilão que engloba a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM.
Entre eles estão o aporte de R$ 9 bilhões ao projeto, bancado pelo estado, o fim do Serviço 710, um provável aumento de custos no transporte pelas empresas privadas, além do aumento do número de falhas.
Ainda existe a possibilidade de impugnação do leilão por meio de ação judicial. Em postagem em redes sociais, o deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) diz que irá barrar o leilão na Justiça. Fatos semelhantes ocorreram em leilões anteriores, mas até a publicação deste artigo não havia qualquer decisão nesse sentido.
o Governo prometendo uma outra licitação pro Comporte em troca deles deixarem a CCR levar o TIC… (supostamente) KKKK
Aonde está a moral, ética e a lisura disto! Um governador se reunir e receber representantes as vésperas do Leilão do consórcio!
Entre os vários motivos para exigir o cancelamento deste leilão manipulado que engloba a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM.
É inaceitável o altíssimo percentual de R$ 9 bilhões ao projeto bancados pelo Estado em relação a participação da concessionaria;
O fim da Linha Integradora-710 que beneficia e conecta com 96% de todas linhas ferroviárias, 160 mil por dia. Com demanda média diária das linhas 7 e 10 girando em torno de colossais 750 mil que a torna a mais demanda de todas as Linhas da CPTM.
Implantação em sinuosa via Singela com grandes interferências e imperfeições nos subterrâneos e a dificuldade de escavação por máquinas uma vez que não existem plantas atualizadas, os transtornos e as possibilidades de romper cabos, aterramento, tubulações em locais com edificações existentes são grandes além de minimizar a construção de túneis, pontes, viadutos, passarelas quando um Par de linhas seria o mínimo aceitável e que facilitaria e tornaria viável dando a diretriz de sua expansão, e ainda interferindo nos Trens Metropolitanos e Cargueiros existentes já significando um gravíssimo erro na concepção deste projeto e uma limitação completamente irracional, pois obrigatoriamente um trem só poderá partir após a chegada do outro no destino, além de bloquear futuras expansões deste TIC para múltiplas localidades no interior pós Campinas.
Esse leilão de carta marcada ,onde o governo vai entregar para CCR ao invés de reincidir o contrato das linhas 8 e 9 pelo péssimo serviço prestado colocando a vida dos passageiros em risco diariamente, com a falta de manutenção e incompetência na administração dessas linhas, vá i entregar mais uma linha para ser sucateada.
Cartas Marcadas? Não! Que isso. Isso nem existe.
Jean, a 1ª ilustração não se trata de um TIC conforme licitação e sim um TAV trem inadequado para trafegar em linha singela sinuosa!
Considero um descalabro o governador receber representantes as vésperas do Leilão do consórcio formado pelo Grupo Comporte, CRRC e CRCC em que um de seus membros Nenê Constantino foi condenado pelo Tribunal do Júri de Taguatinga, no Distrito Federal, pelo assassinato de um motorista de ônibus. À época do crime, o funcionário trabalhava na antiga Viação Planeta, que também pertencia ao empresário e pelo assassinato de Márcio Leonardo da Sousa Brito. O líder comunitário morreu aos 26 anos, em 12 de outubro de 2001, Além da Gol (GOLL4) uma das suas empresas enfrentar uma dívida trabalhista expressiva de cerca de R$ 1,3 bilhão, conforme documentos apresentados à Justiça dos Estados Unidos no processo de recuperação judicial iniciado em 25 de janeiro.
O outro é nada mais que o Grupo CCR e a Alstom, não me irei mais me alongar porque minha indignação não permite e estamos órfãos de defensores, exceto um único deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) se apresentou, Alo MPE-Ministério Púbico Estadual, TCE-Tribunal de Contas Estadual onde estão vocês!?
Sinceramente não acredito nesse negócio de cartas marcadas, leilão não é quem vai dar o lance mais alto leva? Ainda mais esse grupo que tem parceria com empresas chinesas não vão querer perder essa oportunidade e dar de mão beijada pra outra, só vendo.
Isso é um leilão de projeto, não é um leilão simples retratados em filmes por aí, se fazem estudos de custos e os concorrentes apresentam suas propostas, não vence quem dá o menor custo, vence quem o leiloador decidir, seja por medidas técnicas ou não, portanto sim cartas marcadas é possível nesse tipo de leilão
Aé sabidão e porque no leilão da linha 5 lilás a Viamobilidade ganhou o leilão de concessão com o maior lance proposto? Seu argumento é muito vago e não existe esse negócio de cartas marcadas.
a linha 5 lilás foi lance único. e o sindicato dos metroviários já tinha lançado uma denuncia um dia antes do leilão, onde afirmava o que acabou acontecendo no dia do leilão. se isso não é cartas marcadas…
Cartas marcadas? hua hua hua Grupo Comporte ganhou e a Viamobilidade amarelou hua hua hua…
Não esperava nada diferente sobre esse Tarcísio, um grande farsante, tal qual bozo.
Estes governantes tem relançados TIC para inúmeras localidades, de forma simultânea para sorrateiramente desfocar o debate sobre as reais condições técnicas como a implantação em sinuosa via Singela com grandes interferências e imperfeições quando Linha Dupla seria o mínimo aceitável!
Dos aceitáveis e de forma crescente de 50%, o governo passou a bancar 75% do projeto. De assunção dos riscos pela operadora privada, agora o governo absurdamente vai garantir 90% das receitas do TIC, só não chegou aos 100% por que fica descarado demais! Eis aqui um exemplo típico de “Privatiza-se o lucro com os acionistas e socializa o prejuízo com a população”, é imperativo que a concessionária assuma e compartilhe os riscos de um projeto, o que, claramente não vemos neste caso. O Estado vai entrar com três quartos dos custos das obras. Aqui, a PPP ficou com o significado de “Pouca Participação Privada”.
Por que afirmações antagônicas sem respaldo técnico algum por parte da EIA ao contrariar as constatações óbvias que Trens Metropolitanos quaisquer que sejam as linhas sempre deveriam ser prioritários em relação aos TIC-Trens Intercidades pois beneficiam dezenas de vezes mais passageiros diariamente em seus deslocamentos como poderá facilmente ser comprovado pelo comparativo nas planilhas atualizadas de passageiros servidos que não foram apresentadas! A quem interessa isto?
Fez parte do slogan da campanha do Metrô-SP em uma campanha recente: “A melhor forma para se flexibilizar o que ocorre atualmente nos sistemas públicos de transporte é o de se evitar e minimizar aglomerações e superlotações, e com relação aos usuários, é o de se deslocar da sua origem e destino com um mínimo de transbordos possível em menor tempo diário”, ou seja, se divulga uma constatação louvável e se promove a extinção da “Linha Integradora-710” que beneficia 95%, inclusive os da ViaMobilidade e não só os usuários desta Linha.