Compra de 44 novos trens do Metrô é suspensa novamente pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Pasta deverá reajustar edital em decorrência de recomendação para que o certame ocorra de forma eletrônica. Novo formato deverá ser publicado em até 60 dias.
Licitação para compra de trens volta a ser suspensa (Jean Carlos)
Licitação para compra de trens volta a ser suspensa (Jean Carlos)

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos comunicou nesta segunda-feira, 22, a suspensão da licitação para a compra de 44 novos trens para as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô.

A informação consta de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). A compra de novos trens deverá incrementar, sobretudo, a futura frota da Linha 2-Verde que está em expansão.

Segundo o comunicado, a pasta irá atender a recomendação da Secretaria de Estado de Gestão e Governo Digital para que o certame ocorra de forma eletrônica.

Para que as mudanças sejam aplicadas o edital deverá ser revisto, sendo necessária a suspensão temporária da licitação.

Comunicado de suspensão da licitação de novos trens do Metrô (STM)
Comunicado de suspensão da licitação de novos trens do Metrô (STM)

A pasta esclareceu em comunicado que o novo formato deverá ser disponibilizado em até 60 dias através do site do Metrô e da STM.

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A adoção da disputa eletrônica permitirá maior facilidade para os competidores internacionais que poderão fazer propostas de forma remota.

Licitação novamente adiada

Trata-se da segunda vez que a STM e o Metrô adiam a realização da licitação de compra dos 44 trens, que são necessários para viabilizar a expansão da Linha 2-Verde até Penha.

Em março, o governo acatou preocupações de possíveis participantes que encontravam erros no edital e suspendeu o certame. Após um longo processo, a STM voltou a publicar a licitação com o conteúdo revisado no começo deste mês.

A previsão era que o leilão ocorresse em setembro. Em tese, a Linha 2 terá sua primeira etapa inaugurada em 2026, quando parte dos novos trens será necessária. No entanto, não será surpresa se a conclusão das obras e sistemas também atrasar.

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3 comments
  1. Já foi adiado em março para correções. Agora, mais 2 meses apenas para passar de presencial para certame eletrônico. Parece que tem gato na tuba. Isso provavelmente comprometerá a inauguração de próximas estações. Sem contar que a entrega só ocorrerá na próxima Administração, em 2027. Posso dizer que é má Administração, incompetência ou outra sugestão? O tempo dirá. Para a venda da Sabesp não tiveram dúvidas, fatos para se pensar. Esse governo está se esmerando em projetos, projetos, projetos metroferroviarios, nada sairá do papel, ninguém poderá cobrar e ainda dirão que deixaram tudo pronto, que é si fazer rsrs. Licitar projetos e gastar o dinheiro público é a nova forma, pois não há o que a mídia acompanhar, denunciar ou cobrar inauguração, pois são projetos, dezenas deles. início de alguma obra? Aí acabou os 4 anos….

    1. esse governador quer mesmo destruir o metro paulista pra fazer maracutaia e vender pra empresario picareta a preço de banana

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