Concessão das linhas 10 e 14 terá edital publicado em setembro. Leilão deve ocorrer em dezembro

Projeto de concessão dos ramais da CPTM teve a consulta aberta no final de janeiro, juntamente com três audiências públicas
VLT e trem metropolitano nas linhas 14 e 10
VLT e trem metropolitano nas linhas 14 e 10 (Stradler/Jean Carlos)

O prazo para envio de sugestões e críticas à concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM se encerrará na próxima segunda-feira, 3 de março.

É quando a consulta pública aberta no final de janeiro será concluída pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).

A pasta também realizou três audiências públicas no início do mês em São Paulo, Santo André e Guarulhos.

O vai-e-vem de trens para a Linha 10-Turquesa (SPI)

O projeto, estimado em R$ 19 bilhões, prevê modernizar e ampliar a Linha 10, que hoje opera do centro de São Paulo a Rio Grande da Serra, mas presta serviço conjunto com a Linha 7 até Jundiaí no Serviço 710.

Serão reformadas oito estações e reconstruídas outras seis. Haverá ainda implantação de três estações – Bom Retiro, Parque da Mooca e ABC – e o investimento opcional na estação Pari, para conectá-la com a Linha 19-Celeste.

A futura operadora terá de adquirir 16 trens novos que entrarão em serviço a partir de 2031.

VLT semi-segregado

Além disso, a futura concessionária será responsável por implantar um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Guarulhos e Santo André, a chamada Linha 14.

O VLT será semi-segregado e implantado em três fases com um total de 40 km e 23 estações. O intervalo entre trens será de 5 minutos, mas o tempo de viagem não está claro.

Ao todo, a concessão terá mais de 70 km de extensão e atenderá cerca de 770 mil passageiros por volta de 2050.

A estação ABC receberá a Linha 10 e a Linha 14 e também prevê uma plataforma para o TIC Santos (GESP)

O governo trabalha com a meta de publicar o edital em setembro deste ano e realizar o leilão em dezembro.

Esse cronograma permitiria a assinatura do contrato em 2026 e iniciar a transição em seguida.

Interessados em contribuir com o processo devem baixar o formulário de participação no site da SPI e enviar o arquivo para o e-mail [email protected].

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  1. Alguma chance do Governo de São Paulo explicar a discrepância no número de passageiros da Linha 14 e a troca do modal?

    Nós, como sociedade, conseguimos efetivamente mudar alguma coisa, antes que seja tarde demais?

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