A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), governo do estado, anunciou nesta quinta-feira, 30, o lançamento da consulta pública e das audiências públicas do projeto Lote ABC Guarulhos, que contempla a concessão conjunta das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM.
Os documentos sobre a concessão serão disponibilizados nesta sexta-feira, 31, aos interessados, que poderão enviar suas contribuições sobre o projeto até o dia 03 de março.
Já as audiências públicas estão marcadas para ocorrerem entre 12 e 14 de fevereiro em São Paulo, Santo André e Guarulhos. Os eventos serão realizados de forma presencial mas também transmitidos pela internet. Veja as datas, horários e locais:
12 de fevereiro de 2025, às 9h – São Paulo/SP
Local: Auditório do Departamento de Estradas de Rodagem – DER
Endereço: Av. do Estado, nº 777, 5º andar, Bom Retiro, São Paulo/SP
13 de fevereiro de 2025, às 9h – Santo André/SP
Local: Auditório Heleny Guariba
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro – Paço Municipal, Santo André/SP
14 de fevereiro de 2025, às 9h – Guarulhos/SP
Local: Auditório OAB Guarulhos
Endereço: Rua Ipê nº 185 e 201, Jd. Guarulhos, Guarulhos
Novos trens e ramal de VLT perimetral
A concessão da Linha 10-Turquesa e a implantação da Linha 14-Ônix marcam o fim da atividade operacional por parte da CPTM, cujo futuro é incerto.
Os dois ramais devem receber cerca de R$ 18,8 bilhões em investimentos e ter uma duração de 31 anos.
Além da modernização e recuperação de estações, o contrato prevê a aquisição dos VLTs e também trens metropolitanos já que a frota que sobrará com a CPTM não será suficiente.
A Linha 10 contará com dois pátios (Utinga e Capuava) enquanto a Linha 14 terá duas áreas de manutenção.
A estação ABC será o ponto de conexão dos dois ramais, onde antes ficava a parada Pirelli. Segundo o prefeito de Santo André, Gilvan Filho, o governo prometeu levar a Linha 20-Rosa do Metrô até o local.
14 bilhões com o TIC campinas + linha 7, 13 bilhões com linha 11/12/13, 18 bilhões com linha 10+14.
total = 45 bilhões com linhas que já existem, com TIC meia boca numa via que já existe e uma linha de VLT.
isso é a farra com dinheiro público. não é a toa que foi receber seu premio pela privatização da Sabesp lá nos EUA. e agradeceu o premio ao TJSP, MP, PGE e outros órgãos da justiça, que assim como o gabinete do governador, assim como as concessionarias, custam muito aos cofres do estado.
se o Brasil fosse sério ….
O fim da CPTM cada vez mais próximo… Espero que tenhamos um governador “patriota” que se preocupe com o patrimônio público.
Não passaram!